História do celular no Brasil: entenda como tudo começou

Hoje o celular é o aparelho mais importante na vida das pessoas, e sem dúvida a coisa que mais usamos no nosso dia. Nós hoje passamos mais tempo no celular do que assistindo algo, por exemplo, tamanha é a parte nas nossas vidas que dedicamos a ele, mas a pergunta que fica é: como a história do celular no Brasil começou? Vamos falar sobre isso hoje. 

Para falar sobre isso teremos que voltar no tempo, e para voltar no tempo temos que entender o contexto de uma outra época que apesar de parecer longe, não é tão antiga assim. Houve uma época em que falar ao celular era um luxo, um luxo tão grande que linhas telefônicas custavam tanto quanto heranças.

E não estamos exagerando nem suando figura de linguagem, todo mundo mais velho conhece a história de alguém que soube de uma avó ou até bisavô que queria deixar uma linha telefônica de herança, tamanho era o preço disso.

Demorou muito para que o telefone fixo fosse acessível para mais pessoas no nosso país, e para muitas pessoas ele nem chegou a ser, e antes que isso acontecesse a história do celular no Brasil começaria.

Nessa época de linhas telefônicas de herança parecia impossível imaginar que um dia poderíamos ter um tipo de telefone que é sem o, que poderíamos levar ela onde quiséssemos, e que ele faria tanta coisa por nós, mas isso veio a acontecer.

Sabemos que ainda demoraria muito para que a tecnologia chegasse ao que é hoje, e que antes disso muita coisa precisou acontecer. Mas mesmo na posição de privilégio que temos hoje, com celulares super modernos, temos que reconhecer a grandiosidade da tecnologia na época.

Como a história do celular no Brasil começa?

Para falar da história do celular no Brasil, temos que falar que o primeiro celular do mundo foi o DynaTAC 8000X. Você provavelmente já deve ter visto ele em algum lugar, seja um filme, série ou mesmo na internet. E se você é um fã da série de jogos GTA, alguns modelos podem ser vistos em GTA Vice City. 

O jogo se passa no ano de 1986, enquanto que o celular foi lançado em 1984. Mas não sem antes passar por décadas de pesquisa e vendo avanços tecnológicos permitirem cada vez mais sua existência. Estresse que foram gastos cerca de 100 milhões de dólares durante todo o tempo de pesquisa.

A empresa responsável por seu lançamento foi a Motorola, empresa que trabalha no mercado até os dias de hoje. O celular era um aparelho eletrônico gigante com botões enormes, uma antena e uma tela de fósforo verde, que fazia com que o aparelho tivesse 1 quilo e cem gramas de peso.

Pesado no bolso e também na carteira, já que na época o celular foi vendido por US $3.995, o que nos tempos atuais seriam mais de 11 mil dólares. O celular que mais tarde ganharia o apelido de Tijolo, tinha 33 cm de altura e 4,4 cm de largura, e impressionantes 8.9 cm de profundidade.

Olhe para qualquer celular do tipo, e a impressão ́ que você vai ver alguém andando com um telefone normal de mesa, só que sem fio. Ele demorava cerca de 10 horas para carregar, e a bateria só durava 30 minutos sendo usado, e 8 horas parado. 

Hoje isso tudo pode parecer limitado, mas tudo era uma tecnologia incrível para aquela época, e por conta disso o aparelho acabou sendo um sucesso. Claro, ele foi comprado só pelas pessoas cheias de dinheiro, mas era exatamente isso que a Motorola esperava desde o começo.

historia do celular no brasil
Conhecendo a história do celular. Imagem: Canva Pro.

O primeiro celular a ser vendido no Brasil

Apesar do sucesso do aparelho, um celular não seria vendido no Brasil até pelo menos 6 anos depois. Apesar de sermos um país grande, sempre houve uma falta de fé das empresas quanto ao poder monetário no Brasil, e como o celular era caro, eles demoram a vender.

E quando as vendas de celulares finalmente chegaram às terras tupiniquins, não foi esse o modelo que nos foi apresentado primeiro. No ano de 1990, a história do celular no Brasil começa de vez com o Motorola PT-550.

O aparelho ainda parecia um tijolo, mas ele já estava em um modelo bem mais leve, que já tinha um pequeno flip na parte onde iria a boca de quem liga. O celular também pode ser observado em outro jogo, o GTA San Andreas, que se passa justamente nos anos 90. 

Apesar da demora, o aparelho chegou até o grande público em um momento muito propício, principalmente para o Brasil. Acontece que o celular acabou chegando ao Brasil juntamente com a rede de telefonia móvel do Rio de Janeiro em 1990, o que permitiu que ele pudesse ser usado da melhor forma. 

Mas não só isso, a história do celular no Brasil começaria ali a ficar mais séria, porque foi naquele momento também que as redes IDEN, CDMA e GSM surgiram, as mesmas usadas na troca de mensagens de texto. 

Mesmo assim, a primeira mensagem de texto real só seria enviada a alguém 2 anos depois. E a primeira mensagem de fato, enviada no dia 3 de dezembro de 1992 dizia “Feliz Natal”, uma mensagem enviada por Neil Papworth, um engenheiro de apenas 22 anos que trabalhava na empresa Vodafone, e estava apenas fazendo um teste.

A mensagem foi enviada para o diretor da empresa, Richard Jarvis, que recebeu a mensagem em seu celular Orbitel 901, mudando para sempre a maneira de se comunicar. 

Depois disso, a história do celular no Brasil não parou mais, com o IBM Simon sendo o primeiro touchscreen da história, depois o Nokia 3310, na virada do século, se tornou o celular mais popular do nosso país, que rende memes até hoje. 

Foi então que os Ringtones e joguinhos tomaram conta de todos os aparelhos e o resto todo já sabem, mostrando que a história do celular no Brasil é muito rica, e repleta de nostalgia.

historia do celular no brasil
História do celular. Imagem: Canva Pro.