Deixar fundo branco em foto: melhores técnicas rápidas de edição de fotos

Tirar uma foto que seja realmente boa não é nada fácil, é preciso pensar em iluminação, posição da câmera, pose, contexto e muito mais. Mas às vezes, mesmo pensando previamente em tudo isso, o fundo da foto não fica como imaginamos, não é verdade? E para isso, existe a solução simples de deixar fundo branco em foto.

Fazer uma boa edição a maioria das pessoas consegue, aplicar filtros, ajustar cores e brilhos, há dezenas de aplicativos que fazem isso por você, porém uma edição que beire o profissionalismo e que saiba como alterar toda a foto dando ênfase em seus detalhes bons e camuflando os defeitos, não há quem faça por você.

Uma foto muito bem editada e que saiba trabalhar esses dois fatores citados, com toda certeza tem muito mais potencial, mesmo que tenha sido feita com uma câmera mediana, ela pode ser editada, e alterar completamente o resultado final, sabendo como dar destaque sem necessariamente deixar fundo branco em foto, aplicando foco, retirando saturação e muito mais.

A chave para ter fotos a nível profissional, mesmo com uma câmera de celular, está em entender o posicionamento e exposição, além de fazer boas edições.

Saber como editar e deixar fundo branco em foto é apenas o começo da jornada, ainda existem muitas outras variáveis que vão surgir com o tempo, como por exemplo posicionamento de câmera, incidência de luz e prática de edição.

Sendo assim, se apegue ao máximo a parte teórica, mas não fique sem praticar a edição e como remover e deixar fundo branco em foto, alterando a paleta de cores, filtros e muito mais.

Entenda o que faz uma foto ser profissional

A primeira coisa a ser feita é compreender verdadeiramente o que compõe e faz uma foto ser considerada profissional.

Primeiro, uma foto é considerada profissional por conta de sua qualidade, riqueza de detalhes e cores, porém, o que mais faz a diferença na hora de considerar uma foto comum ou profissional é a sua edição.

Uma boa edição tem a capacidade até mesmo de criar todos esses processos citados anteriormente, mas ao aliar a edição precisa e profissional com uma boa fotografia, com toda certeza é assim que nascem as fotos profissionais.

Tenha em mente que ao menos 80% da foto é edição, seja ela feita com photoshop, canva, glorify ou qualquer outro app de edição.

deixar fundo branco em foto
Foto profissional. Imagem: Canva Pro.

Como deixar fundo branco em foto

Começando a parte de edição de fotos vamos logo ao destaque de foco e fundo, ou seja, dar ênfase para o que está no primeiro plano.

Remover o que está no fundo de uma foto é uma técnica muito básica de edição, porém, surte muito efeito e em diversas finalidades, você pode recortar o que vem à frente para adicionar uma outra camada de nitidez.

Sendo assim, as funcionalidades são muitas, como ajuste de cores, adicionar novos filtros que se encaixem somente no que deseja destacar, dar foco e até fazer edições mais profundas.

É muito comum vermos pessoas realizando edições para parecerem mais magras, fortes, ou então mudando a cintura e dando completamente errado.

Isso ocorre, pois não soube como deixar fundo branco em foto se destacando do ambiente, editando uma foto de uma só vez, o resultado é esse, um erro cômico.

Remover o fundo  ou adicionar o branco é útil em diversas áreas, e você pode fazer isso com simples passos, na internet e sem gastar nem um centavo.

Existem diversos aplicativos para celular nos quais é possível remover o fundo de uma foto, a maioria dos editores funcionam assim e são muito fáceis e intuitivos, como o Canva, Lightroom, VSCO, Snapseed, In shot e muito mais.

Caso não queira baixar nada, pode pesquisar em seu navegador seja pelo desktop ou celular “como deixar fundo branco em foto”, “remover fundo da foto”, “remove BG” ou “remove background” para isso vai ser direcionado para um site específicos para retirar o plano de fundo de imagens, dando ênfase no que está em primeiro plano.

O site Remove BG é extremamente intuitivo, basta que clique em “remover plano de fundo” e fazer o upload da imagem, em segundos vai ter o resultado, no próprio site, sem precisar fazer cadastro, baixar nada ou assistir anúncio.

Conheça o modo retrato

Mesmo sabendo como deixar fundo branco em foto, ainda assim, tem vezes que remover todo o background não gera o efeito desejado, afinal de contas, deixar só o que está no primeiro plano e um fundo branco não é nem um pouco legal para o Instagram.
Se você está se perguntando se não existe uma outra forma de dar destaque para o principal de uma foto, a resposta é sim, você pode somente desfocar o plano de fundo, que vai gerar um toque maior de profissionalismo em sua foto.

Este efeito já existe há algumas gerações de celulares, mas era restrito aos aparelhos mais sofisticados, ele tem diversos nomes, bokeh, foco dinâmico, modo blur, efeito de profundidade dentre outros, mas sem dúvidas o que mais é popular é o modo retrato, como é chamado nos aparelhos da apple.

As imagens que levam esse efeito, de destaque sem deixar fundo branco em foto, ganham um enorme tom de sofisticação, além de concentrar a visão de todos em um mesmo ponto, seja uma pessoa, objeto ou qualquer coisa que você queira destacar do cenário.

O modo retrato é possível em aparelhos que carregam mais de uma câmera, pois, com a pequena diferença de posicionamento, elas passam a funcionar como o olho humano com senso de profundidade.

Graças a noção de profundidade o software da câmera passa a conseguir determinar quais são os itens que estão em primeiro plano e em segundo, para com isso, aplicar e retirar o foco.

Funcionando como a visão periférica você passa a destacar o principal de suas fotografias sem que necessariamente precise deixar fundo branco em foto. Sendo assim, a sua edição passa a ser muito mais suave e efetiva sem necessariamente exigir muito esforço de sua parte.

deixar fundo branco em foto
Deixar o fundo branco. Imagem: Canva Pro.