Aprenda como desativar conta Telegram definitivamente

Está com muitos aplicativos de conversa e não está conseguindo gerenciar tantos grupos do Telegram? Não se preocupe, pois hoje vamos te ensinar como desativar conta Telegram.

Sabemos que os aplicativos de conversas são muito bons para ter comunicação com as pessoas do seu círculo social, trabalho e principalmente conversar com quem mora longe para matar a saudade, mas chega um momento que são tantos grupos que fica difícil dar conta de tanta gente. São grupos de amigos do tempo de escola, amigos de hoje em dia, trabalho, família e por aí vai, são grupos que não acabam mais. 

Se você chegou no seu limite e decidiu ficar apenas com um único aplicativo para organizar esse pessoal e conseguir enxugar um pouco o número de grupos, você não está sozinho, em querer saber como desativar conta Telegram, muitas pessoas optam em ficar apenas com um aplicativo para se comunicar devido ao número de notificações de conversas que chega no celular que atrapalha muitas vezes nos estudos e no trabalho. 

Essas plataformas de conversa estão cada vez mais famosas, pela praticidade e rapidez que apresentam, a concorrente do Telegram, o WhatsApp, é mais famoso aplicativo mensageiro e por ele é possível fazer muitas outras coisas além de só, mandar mensagens de texto ou voz, o mensageiro também dá a possibilidade conversar com outra pessoa por chamadas de vídeo ou voz.

Além disso, uma das suas atualizações mais recentes agora proporciona aos seus usuários fazerem transferências bancárias pelo próprio aplicativo, então não podemos negar que o app de mensagens de Mark Zuckerberg está cada vez mais completo em cada nova atualização.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que vai ser excluído junto com a conta. Ao deletar a conta do Telegram, as mensagens serão todas apagadas e os contatos também, o seu perfil vai ser removido de todos os grupos em que estava participando e de outros canais em que estava vinculado, caso seja um administrador de algum grupo, o seu direito e posição ainda continua mantido, sendo interessante passar o posto para outra pessoa antes de deletar a conta. 

Outro ponto que devemos ressaltar sobre a exclusão da conta do aplicativo de mensagens, é que essa é uma decisão imutável, então tenha certeza da decisão, para conseguir deletar a conta é necessário abrir o aplicativo, por lá tem como desativar conta Telegram.

Então, se decidiu ficar apenas com um aplicativo de mensagens e quer apagar por motivos de ter muitos grupos enchendo a memória do celular ou porque já não usa mais, esse artigo vai te ajudar a como desativar conta Telegram definitivamente, fique até o final da leitura e tire essas e muitas outras dúvidas sobre esse assunto.

Saiba como desativar conta Telegram

Nesta etapa do artigo você vai aprender como desativar conta Telegram, os motivos são variados pelos quais você pode querer apagar o aplicativo de mensagens, como já dissemos anteriormente.

Agora você vai aprender como desativar conta Telegram definitivamente, basta seguir todos os passos abaixo, que são bem simples e rápidos de fazer:

  1. O primeiro passo é abrir na Web o site de autorização para desativação do Telegram;
  2. Com a página aberta terá um campo para preencher com o número associado a conta (é importante que use o formato internacional colocando o “+55” e “DDD” conforme a região em que mora);
  3. Depois coloque o código para confirmar que vai receber no chat do Telegram;
  4. Em seguida altere o “Sign in” para acessar;
  5. Logo depois, escolha a opção “Delete account”;
  6. Quando a página abrir, clique na opção “Delete My Account”.

Viu como desativar conta Telegram é bem fácil e rápido? Seguindo todos os passos corretamente não terá erro. E você pode encontrar com facilidade a página para desativação se pesquisar no Google.

como desativar conta Telegram
Excluindo conta do Telegram. Imagem: Canva Pro.

Ao excluir a conta do Telegram é possível voltar depois?

É possível ter outra conta no Telegram, mas essa conta será nova, pois o encerramento das contas no aplicativo são irreversíveis, por isso preste bem atenção em como desativar conta Telegram, pois as informações não voltam mais.

Caso queira voltar a ser um usuário, vai ser como se nunca tivesse tido uma conta antes, ou seja, não receberá seu histórico, grupos ou contatos anteriores. 

As pessoas com o seu número salvo no Telegram serão avisadas, e o usuário novo será mostrado em uma janela separada, em outras palavras, o histórico da conversa antiga não existirá mais. 

O que vai acontecer ao apagar o aplicativo?

Ao excluir a conta, automaticamente seus dados serão todos deletados do sistema do Telegram, incluindo as mensagens, contatos, mas os grupos em que foram abertos por você vão continuar existindo, mas com outro administrador, se preferir pode passar a administração do grupo para outra pessoa que queira antes de deletar o aplicativo. 

E caso a sua conta do Telegram seja desativada por spam ou banida pelo aplicativo, não irá deletar tais coisas. 

O que é e como reverter a autodestruição da conta?

Caso você tenha o aplicativo de mensagens instalado no seu celular e não o use por pelo menos 6 meses, sua conta será automaticamente apagada com todos os contatos, conversas, arquivos de mídia entre outros documentos armazenados na nuvem Telegram, isso é chamado de autodestruição da conta.

Essa é uma função automática do próprio aplicativo, ou seja, é padrão do mensageiro, mas tem como reverter essa configuração. O tempo limite em que a conta fica aberta, pode ser modificada nas configurações da conta inativa. 

Veja abaixo o passo a passo de como adiar esse processo:

  1. Entre no aplicativo do Telegram, no celular Android ou iOS;
  2. Vá em configurações;
  3. Clique em “Privacidade e Segurança”;
  4. Acesse a opção “Apagar minha conta automaticamente”;
  5. Em seguida, é só escolher por quanto tempo será o limite de acesso, de 1 a 12 meses ou por tempo indeterminado.

Nesta etapa do artigo você pode ver como desativar conta Telegram de uma maneira diferente, podendo escolher o tempo limite para que ele fique ativo, mesmo que não tenha mexido com frequência no mensageiro. Seguindo todas essas dicas ficou bem mais fácil aprender como desativar conta Telegram.

como desativar conta Telegram
Telegram. Imagem: Canva Pro.