O que é rg digitalizado? Entenda o que é e como tirar

Com o mundo cada vez mais moderno e cada vez mais conectado, o que parece é que o futuro dos documentos vai ser de forma digital, e já existem alguns por aí, como o que vamos falar hoje, o que é rg digitalizado. 

Você provavelmente já se irritou por ter que sair de casa levando vários documentos. A sua carteira precisa guardar o seu RG, o seu CPF, a sua habilitação, o seu dinheiro, os seus cartões. 

Carregar tudo isso ao mesmo tempo pode ser um verdadeiro incômodo, e por mais que tenham pessoas que deixam de levar o RG para levar a habilitação, existem momentos onde ele é sim necessário, como em algumas viagens.

E a pior parte de ter que sair por aí com documentos, é o risco de perdê-los. Quem já perdeu, sabe como é a sensação de perder um documento, sabe como pode ser irritante. Mesmo que seja um documento que você não use com frequência, você já sabe como vai ser a burocracia para conseguir um novo.

Basicamente, você vai ter que perder horas e horas da sua vida para conseguir um novo, e vai suar até perder novamente. Até por conta disso, governos de todo o mundo cada vez mais apostam em documentos virtuais.

Como a grande maioria das pessoas têm celulares à mão, a ideia é que a pessoa, através de algum aplicativo específico de cada governo, possa ter lá seu documento com foto. 

E no Brasil já temos alguns exemplos disso, como o RG Digital. Mas será que você sabe 

o que é rg digitalizado? Vamos falar sobre isso hoje. 

O que é rg digitalizado?

Primeiro, para entender o que é rg digitalizado, temos que pensar primeiramente que ele não é um novo documento. Ele não é um novo Rg com novos números e novas informações.

Ele é exatamente o mesmo RG que você já tem em mãos, mas em uma versão digitalizada. Isso significa que o processo de ter acesso a esse documento é extremamente simples.

Muitas pessoas deixam de tentar se informar sobre ele, achando que vão ter que sair de suas casas para ter acesso ao documento digital, como ativá-lo em algum poupa tempo ou algo do tipo.

Esse tipo de dúvida é bem comum quando não se tem muita familiaridade com tecnologia ou quando a pessoa não sabe o que é rg digitalizado.

No entanto, saber o que é rg digitalizado é extremamente importante para que a pessoa tenha mais facilidade no seu dia a dia, e não só o que é rg digitalizado, mas também todos os outros documentos passíveis de se ter digitalmente.  

o que é rg digitalizado
RG digitalizado. Imagem: Canva Pro.

Como ter em mãos o RG digital

Agora que você já sabe o que é rg digitalizado, vamos ensinar você a conseguir colocar as mãos no seu. E o processo é muito simples, como dito acima, tudo o que você precisa fazer é ter em mãos o seu celular e seguir os passos abaixo:

  1. Primeiro, baixe o app RG digital referente aos seu estado;
  2. Depois disso, com o app aberto, clique em adicionar RG;
  3. Em seguida, escaneie o QR Code que vem no verso do documento impresso;
  4. Faça o reconhecimento facial que é pedido;
  5. Crie a sua senha, que será usada sempre que você quiser acionar o documento digital;
  6. E dessa forma, o seu RG digital já vai estar criado, e você pode usá-lo normalmente.

Lembrando que além de saber o que é rg digitalizado, você deve saber também que ele não vale em todos os estados até o momento. Como esse lançamento é recente, o governo está implementando aos poucos esse documento na mão das pessoas.

Por enquanto, os únicos estados onde ele está disponível são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Goiás, Alagoas e Distrito Federal.

Entenda melhor o novo RG

Outro ponto importante de se lembrar junto de o que é rg digitalizado, é saber que esse documento digital diz respeito ao novo documento lançado pelo governo.

Acontece que o governo quer que você saiba o que é rg digitalizado e também quer que você saiba o que é o novo RG, um documento que vai substituir o modelo que temos hoje.

A ideia é que esse novo documento possa fazer mais do que o atual RG. Segundo o governo, o grande problema do documento no modelo que existe hoje, é o fato de cada estado ter um número próprio sobre ele, o que o torna vulnerável a golpes.

Não só isso, tudo acaba ficando bem mais confuso, principalmente para o governo que precisa administrar isso tudo. Com essa medida, vai ter um número único em cada RG que vai valer para todo o Brasil.

Além disso, esse documento vai existir em forma digital e física, como dissemos, mas é importante ter em mente que só vai ser permitido pegar a versão digital se a pessoa já tiver a versão impressa em mãos.

o que é rg digitalizado
RG Digital. Imagem: Canva Pro.

O governo não quer que as pessoas abandonem totalmente o impresso, mas mesmo assim incentiva o uso do digital para diminuir perdas e roubos de documentos. A ideia é que até 2023 ele já esteja disponível em todos os estados. 

Veja abaixo as demais mudanças que o novo RG vai trazer:

  • Através dele, será possível identificar que o documento é seu e realmente está valendo através de QR Code, isso mesmo sem internet;
  • Caso a pessoa vá viajar pelo Mercosul, o RG poderá ser usado no lugar do passaporte, isso pelo número do MRZ, Numeração impressa do passaporte, que está disponível no novo documento;
  • O documento vai poder ser acessado diretamente pelo aplicativo do Gov.br;
  • Vai ser possível inferir informações de saúde no documento, como por exemplo o grupo sanguíneo, se a pessoa é ou não doador de órgãos e até se existe algum caso bem específico de saúde que as pessoas deveriam saber;
  • O visual do documento vai ser diferente do atual, tendo um visual único e que vai ser o mesmo em todas as regiões do país.

Agora que você já sabe o que é rg digitalizado e o que é o novo rg, caso o seu estado já possua o novo documento, já pode adquirir o seu!