6 tipos de rede de internet que você precisa conhecer

Existem vários e diferentes tipos de rede de internet para computadores. Uma rede de computadores é caracterizada pelo seu tamanho e propósito. O tamanho das redes pode ser representado pela área geográfica que ocupam e pelo número de computadores na rede.

Os tipos de rede podem variar de alguns dispositivos em uma única sala a milhões de dispositivos espalhados pelo mundo.

Seis tipos de rede de internet

Existem vários tipos de rede de internet. A seguir, conheça os mais usados atualmente. 

tipos de rede de internet
Conhecendo os tipos de internet. Imagem: Canva Pro.

Banda larga

A palavra banda larga tem muitos significados, mas muitos consumidores a associam ao conceito de serviço de internet de alta velocidade instalado em um local específico. Redes privadas em residências, escolas, empresas e outras organizações normalmente se conectam à internet via banda larga fixa.

Várias universidades, governos e instituições privadas criaram partes importantes da internet nas décadas de 1970 e 1980. A conectividade doméstica com a internet explodiu em popularidade na década de 1990 com o advento da World Wide Web (WWW).

Os tipos de rede de internet de banda larga fixa tornou-se o padrão para residências em países desenvolvidos na década de 2000, e as velocidades continuam a aumentar. Ao mesmo tempo, os provedores de hotspot Wi-Fi começaram a oferecer suporte a redes geograficamente dispersas de sinais de banda larga fixa para uso dos usuários.

As instalações de banda larga fixa são anexadas a um local físico e não podem ser movidas. A disponibilidade desses serviços de internet às vezes é limitada às áreas urbanas e suburbanas devido ao custo da infraestrutura.

A concorrência dos serviços de internet móvel está pressionando cada vez mais os provedores de banda larga fixa para continuar a melhorar suas redes e reduzir custos.

Internet móvel

O termo “internet móvel” refere-se a vários tipos de rede de internet que podem ser acessados ​​por meio de conexões sem fio em muitos locais diferentes.

As redes de dados móveis usam uma variedade de protocolos de comunicação diferentes das séries padrão 3G, 4G e 5G.

Os serviços de internet via satélite foram criados no final dos anos 1990 e 2000 como uma alternativa de alta velocidade à internet discada tradicional. Embora esses serviços não possam igualar o alto desempenho das soluções de banda larga fixa mais recentes, eles continuam atendendo a algumas áreas que carecem de outras opções acessíveis.

Os tipos de rede de internet de comunicação celular originais eram muito lentas para suportar o tráfego de dados da Internet e foram projetadas principalmente para voz, mas à medida que as gerações mais jovens melhoraram, elas se tornaram a escolha da internet móvel para muitos.

Historicamente, as conexões desse tipos de rede de internet móvel têm um desempenho inferior ao dos serviços de banda larga fixa e custam mais. Mas com melhorias em desempenho e custo nos últimos anos, a internet móvel tornou-se mais acessível e uma alternativa viável à banda larga fixa.

Rede Privada Virtual (VPN)

Uma rede privada virtual (VPN) consiste em hardware, software e conexões que suportam a comunicação de redes protegidas por infraestrutura de rede pública por meio de um método chamado encapsulamento.

As VPNs se tornaram cada vez mais populares na década de 1990, à medida que a internet e as redes de alta velocidade se tornaram mais comuns. Empresas maiores instalaram VPNs privadas para seus funcionários usarem como uma solução de acesso remoto – conectando-se a uma intranet corporativa em casa ou em trânsito para acessar e-mail e outros aplicativos de negócios privados.

Os serviços públicos de VPN que melhoram a privacidade online de um indivíduo com conexões ISP também continuam sendo amplamente utilizados. Por exemplo, os chamados serviços de “VPN internacional” permitem que os usuários naveguem na internet por meio de servidores em diferentes países, contornando as restrições geográficas impostas por determinados sites.

Os tipos de rede de internet privadas virtuais requerem configuração de cliente especial. As configurações de conexão variam de acordo com o tipo de VPN e devem ser configuradas corretamente para que a rede funcione corretamente. Tentativas fracassadas de estabelecer uma conexão VPN ou desconexão repentina são muito comuns e difíceis de resolver.

Redes dial-up

As conexões de rede dial-up permitem comunicações TCP/IP em linhas telefônicas comuns.

A rede dial-up era a forma dominante de acesso doméstico à internet nos anos 1990 e início dos anos 2000, e algumas empresas também criaram servidores privados de acesso remoto que permitiam aos funcionários acessar intranets corporativas pela internet.

O acesso discado fornece largura de banda de rede muito limitada. Por exemplo, um modem analógico pode atingir uma taxa de dados máxima de 56 Kbps. Ele foi substituído por internet banda larga para internet doméstica e está sendo gradualmente eliminado entre outros usos.

Rede local (LAN)

As pessoas associam redes de computadores com LANs mais do que qualquer outro tipo de conexão de rede. Uma LAN consiste em um grupo de dispositivos localizados próximos uns dos outros (como em uma casa ou prédio de escritórios) que estão conectados a dispositivos de rede compartilhados (como roteadores de banda larga ou switches de rede) que são usados ​​para se comunicar entre si. Um com o outro, com redes externas.

Esses tipos de rede de internet locais (com e sem fio) tornaram-se muito populares nos anos 2000, à medida que as redes domésticas cresciam. Universidades e corporações já usaram redes com fio antes.

Gerenciar LANs pode ser difícil porque são redes projetadas para suportar uma combinação de diferentes dispositivos e configurações, incluindo diferentes sistemas operacionais ou padrões de interface de rede.

Como as tecnologias habilitadas para LAN funcionam apenas em distâncias limitadas, a comunicação entre LANs requer equipamento de roteamento e gerenciamento adicionais.

tipos de rede de internet
Rede local. Imagem: Canva Pro.

Redes diretas

Uma conexão de rede privada entre dois dispositivos (que não pode ser compartilhada por outros dispositivos) também é conhecida como conexão direta. Uma rede direta difere de uma rede ponto a ponto porque uma rede ponto a ponto contém um número maior de dispositivos entre os quais muitas conexões ponto a ponto podem ser estabelecidas.

O terminal do usuário final se comunica com o computador host por meio de uma linha serial dedicada. Os PCs com Windows também suportam conexões diretas por cabo, que são frequentemente usadas para transferir arquivos.

Em redes sem fio, as pessoas geralmente estabelecem uma conexão direta entre dois telefones (ou um telefone e um dispositivo sincronizado) para trocar fotos e filmes, atualizar aplicativos ou jogar.

Fazer conexões diretas em longas distâncias é difícil. As principais tecnologias sem fio, em particular, exigem que os dispositivos estejam próximos uns dos outros (Bluetooth) ou em linha de visão desobstruída (Infravermelho).

Agora, você já pode se considerar uma pessoa 100% informada e que conhece todos os tipos de rede de internet utilizados atualmente.