Como uma lista de mensagem WhatsApp pode trazer mais sucesso para o seu negócio

Sabemos que o aplicativo de mensagens WhatsApp, é um dos mais usados no mundo todo, isso porque ele oferece uma infinidade de funções que permite que as pessoas possam facilitar ainda mais o seu dia a dia, como por exemplo, a lista de mensagem WhatsApp, ela é perfeita para quem tem um empreendimento e quer ter mais visibilidade.

Se você ainda não sabe muito bem o que é uma lista de transmissão, não tem problema, vamos te explicar, uma lista de mensagem WhatsApp, nada mais é do que um recurso disponibilizado pelo aplicativo que possibilita enviar mensagens de texto, voz, fotos ou vídeos para diferentes contatos, bem interessante, pois assim você economiza um tempão de não ter que escrever mensagens uma a uma para cada um dos contatos que você deseja enviá-las.

Para enviar esse tipo de mensagem é bem simples e rápido, você precisa achar a opção “Lista de transmissão” aí no seu aplicativo, clique em “Nova lista”, em seguida escolha todos os contatos que necessita enviar as mensagens, pronto depois você será direcionado para escrever a mensagem que deseja enviar e está feita a sua lista de mensagem WhatsApp.

Se você tem algum tipo de empresa de qualquer segmento, as listas de transmissões são uma das opções ideias para fazer um marketing do seu negócio, isso porque o aplicativo tem um grande poder de divulgação.

Para entender melhor, cerca de 98% das mensagens enviadas são lidas, e o aplicativo de Mark Zuckerberg pode ser encontrado em praticamente 99% dos aparelhos celulares no Brasil, ou seja, esses são índices muito altos que seu empreendimento jamais pode ignorar. 

Além disso, a lista de mensagem WhatsApp é totalmente reservada, os contatos que receberão as mensagens da sua empresa não vão saber que a mesma mensagem foi enviada para várias outras pessoas.

Outro ponto bem interessante, caso a pessoa responda à mensagem ela vai ficar totalmente privada a você e sua empresa, ou seja, nenhum outro contato da sua lista vai saber o que estão conversando. 

A lista de transmissão é totalmente ao contrário dos grupos do WhatsApp Business, os grupos são como uma sala de bate-papo, onde todos podem ver as suas informações e mensagens que foram enviadas, fazendo com que, muitas vezes, os clientes fiquem tímidos de fazer alguma pergunta.

Então se for para escolher entre os grupos ou a lista de mensagem WhatsApp, opte pela lista, pois ficará tudo mais reservado e sua empresa ainda tem a possibilidade de manter uma relação mais próxima com o cliente, aumentando as chances de fechar vendas com ele.

Se você se interessou por esse assunto e não quer perder nenhuma dica sobre como fazer uma lista de transmissão no aplicativo mensageiro para ter mais engajamento no seu negócio, fique até o final desta leitura e descubra muitas outras funções interessantes do WhatsApp.  

É possível editar uma lista de mensagem WhatsApp?

No começo do nosso artigo você já aprendeu como fazer uma lista de mensagem WhatsApp, mas será que é possível fazer a edição da mesma? 

A partir do momento que cria uma lista de transmissão, depois de feita, você pode excluir, incluir membros e também alterar algumas informações. Para fazer isso basta seguir o passo a passo abaixo.

  • Primeiro entre em sua lista de mensagem WhatsApp;
  • Na lista que pretende fazer as alterações clique no símbolo (i);
  • Feito isso, escolha o que deseja mudar, nome, mudar informações, excluir ou incluir algum contato, etc.

Pronto, suas alterações já estão sendo salvas novamente, bem simples e rápido de fazer. 

lista de mensagem whatsapp
Descobrindo se é possível editar uma lista de mensagens no WhatsApp. Imagem: Canva Pro.

Dicas de como usar a lista de mensagem WhatsApp para ter um melhor engajamento

Agora que já sabe como fazer e editar uma lista de mensagem WhatsApp, chegou o momento de saber algumas estratégias que possibilitam que tenha contato mais efetivo com seus clientes. Acompanhe atentamente e tenha mais sucesso nos seus negócios. 

Tenha permissão

Atualmente há uma lei que dá a permissão para que as empresas e corporações entrem em contato com o cliente e leads, essa permissão é conhecida como Opt-in, caso você não tenha nenhuma maneira que permite que entre em contato com os seus clientes, é possível que estará mandando mensagens de Spam e ainda pode sofrer penalizações por parte do aplicativo. Você ainda corre o risco de perder seu número, ou ser banido do WhatsApp. 

Tenha certeza de que seu contato está salvo no celular do cliente

Um ponto que devemos ressaltar, é que para o contato receber as suas mensagens da lista de mensagem WhatsApp, ele precisa salvar seu número, caso contrário ele não receberá suas mensagens, por isso é tão importante certificar-se de que o seu número foi salvo pelo cliente.

Para ter certeza de que o cliente vai salvar o número, uma boa dica é pedir para que ele salve o número assim que eles te contatarem. Outra forma bem interessante de fazer com que as pessoas salvem o número da empresa, é permitir que consigam ter um contato mais próximo pelo aplicativo, podendo até enviar promoções personalizadas por lá.

Determine os grupos que irão receber as mensagens

Assim como o envio em massa de e-mails, também não se recomenda que faça o envio de mensagens via WhatsApp em massa, é interessante que primeiro faça uma lista com grupos que devem receber um conteúdo mais relevante de acordo com seu grupo. 

Por exemplo, você pode criar 3 grupos:

  • Grupo de clientes: Esse grupo é constituído por pessoas que já fecharam algum tipo de negócio com você;
  • Grupo de leads: O grupo de leads são as pessoas com interesse no seu serviço ou produto, mas nunca compraram nada com você;
  • Grupo prospects: Esses são os destinatários que você tentou uma conversa e foi bem recebido.

Acima mencionamos somente alguns exemplos de como você pode separar suas listas por grupo, para conseguir entregar um conteúdo melhor para cada uma delas, mas você também pode separar grupos para sua lista de mensagem WhatsApp por gênero, região, idade, produtos, entre outras coisas, assim você estará aumentando suas chances de converter suas taxas de estratégias.

lista de mensagem whatsapp
Determinando quais grupos irão receber as mensagens. Imagem: Canva Pro.