Certamente, em algum momento da sua vida, você já se deparou com a palavra IMEI, não é verdade? Mas, diante de tantas informações que recebemos a cada instante, você sabe o que ele é, para o que ele serve, e como descobrir o IMEI do meu celular?
Calma! Não se preocupe, pois estamos aqui para ajudá-lo e para acabar de vez com todas as suas dúvidas. Então continue lendo, e aprenda tudo que precisa sobre o IMEI, inclusive como descobrir o IMEI do meu celular.
O que é o IMEI?
Antes de aprender como descobrir o IMEI do meu celular, saiba que IMEI é uma sigla utilizada para o termo em inglês International Mobile Equipment Identity que, traduzido significa Identidade Internacional do Equipamento Móvel. Em outras palavras, ele nada mais do que um código de identificação utilizado pelas empresas, a fim de distinguir os dispositivos e de evitar possíveis fraudes.
Para que serve o IMEI?
Com esse número ou código de identificação nós podemos, por exemplo, solucionar casos de furtos, de roubos ou de perdas do aparelho, bloqueando o uso dele.
Também ficamos cientes de alguns benefícios e de algumas garantias que são oferecidas pela própria empresa fabricante, conseguindo resolver possíveis problemas com ela.
Inclusive, podemos verificar se o nosso celular, realmente, é original ou é considerado “pirata”.
Além disso, caso seja necessário, temos a possibilidade de ver se o aparelho foi clonado ou se está com alguma irregularidade.
E os benefícios não param por aí! Afinal, se você comprar um smartphone no exterior, com o IMEI conseguimos verificar as mais variadas características, por exemplo, se ele ainda está bloqueado para o uso.
Diante de tantos benefícios, nós é que não vamos ficar de fora e, consequentemente, não termos acesso ao IMEI do smartphone, não é mesmo?
Então, fique atento, pois agora listamos 7 maneiras rápidas e práticas para te ajudar como descobrir o IMEI do meu celular.
Primeiramente, é importante ressaltar que o IMEI é um código de 15 números e teremos um para cada chip, ou seja, se o aparelho possui a capacidade para receber dois chips, teremos, então, dois códigos IMEI.
Como descobrir o IMEI do meu celular ?
Existem muitas formas de você aprender como descobrir o IMEI do meu celular e aqui vamos listar as principais. Confira!
1. Código Mundial
Independentemente da operadora do celular, a maneira mais rápida e fácil que temos para aprender como descobrir o IMEI do meu celular, é digitando um número no aparelho que, automaticamente, vai nos mostrar o IMEI.
Para isso, basta abrir o aplicativo utilizado para fazer ligações telefônicas, digitar *#06# e pressionar o ícone responsável por iniciar a chamada.
2. Código descrito no aparelho
Dependendo do modelo do celular, ou seja, aqueles que possuem a bandeja de trás removível, podemos encontrar uma etiqueta sobreposta na capa da bateria com o número do IMEI.
3. IMEI na caixa do aparelho
Normalmente, o código IMEI vem descrito na própria caixa do aparelho do celular. Ele virá em um etiqueta branca colada na caixa que, além dele, terá diversas informações descritas do dispositivo, como o modelo, a memória, a cor, entre outras características.
4. IMEI na Nota Fiscal
Outra maneira de como descobrir o IMEI do meu celular, é através da Nota Fiscal do aparelho.
5. IMEI no sistema Android
Para saber como descobrir o IMEI do meu celular em aparelhos com o sistema Android, primeiro, devemos acessar o ícone responsável pelas Configurações.
Na sequência, é só clicarmos sobre o ícone chamado Sobre ou Sobre o telefone que, automaticamente, uma nova janela será aberta nos informando os códigos IMEI e outros conteúdos, como de status, legais, do softwares e da bateria.
6. IMEI no sistema iOS
Caso você seja um usuário dos aparelhos com sistema iOS, a primeira ação que deve ser realizada é acessar o ícone destinado às Configurações.
Depois, deve-se tocar em Geral e ativar a categoria chamada Sobre. Com isso, uma nova página será aberta e, nela, poderá conferir o IMEI e outras configurações do dispositivo móvel.
7. IMEI no chip SIM
Em alguns modelos de aparelhos Apple, saiba que temos a possibilidade de encontrar o número do IMEI no compartimento onde inserimos o chip SIM.
O que fazer com o IMEI?
Agora, você deve estar se perguntando: “Beleza, já anotei o código em um lugar que não esquecerei e não perderei, o que eu devo fazer agora?”. Ou, ainda, “Tenho o código na caixinha do aparelho, mas o que devo fazer com ele?”.
Com o IMEI ao seu alcance, caso você tenha perdido o celular ou caso o seu aparelho tenha sido roubado, você deve ligar para a operadora e, imediatamente, pedir o bloqueio do seu celular. Essa ação impossibilita o uso do aparelho.
Mas não se preocupe, caso encontre ou recupere o dispositivo, você terá a oportunidade de ligar, novamente, na operadora e, com o IMEI em mãos, solicitar o desbloqueio do aparelho.
Outro exemplo muito interessante é caso você faça um seguro para o seu aparelho celular, geralmente, as empresas seguradoras verificam e pedem o número do IMEI para fazer a contratação do serviço prestado.
Agora, suponha que você vá comprar um dispositivo, seja ele novo ou usado. Antes de efetivar a compra, é muito importante pedir o IMEI e verificar se o celular está com restrições, ou seja, ver se ele está pronto ou não para o uso.
Para isso, é só entrar no site destinado à Anatel, clicar na opção chamada “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”, ou, ainda, acessar o seguinte site: https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga.
Feito isso, basta digitar o código do IMEI, realizar a pesquisa e aguardar os resultados obtidos.
Bom, com todas essas informações, não se esqueça de ter sempre, em mãos, esse código tão importante. Ele, se assim podemos dizer, assemelha-se ao nosso RG, à nossa Certidão de Nascimento e ao nosso CPF.
Eles são documentos únicos que nos dão a oportunidade de ter acesso aos direitos de todos os seres humanos!
Dessa forma, agora que você já sabe como descobrir o IMEI do meu celular, com o IMEI, teremos acesso aos direitos e benefícios do nosso aparelho celular!