O que fazer quando meu celular não está reconhecendo o chip?

Em algum momento da sua vida você já deve ter tido seu chip não reconhecido pelo seu celular, pois isso não é uma coisa tão difícil de acontecer e pode ocorrer por diferentes motivos. Mas, você deve estar se perguntando, “meu celular não está reconhecendo o chip?”, se está passando por essa situação, você está no lugar certo, hoje vamos dar algumas dicas do que fazer quando isso acontecer com você.

O chip é fundamental para fazer com que o telefone celular funcione corretamente, pois as funcionalidades mais básicas, como fazer e receber ligações, enviar mensagens SMS e até mesmo ter o aplicativo mais famoso do mundo, o WhatsApp, é preciso ter um chip, para conseguir cadastrar um número no aplicativo. 

Já imaginou ter um celular e não conseguir fazer as funções simples? Pode ser muito chato, e não conseguir realizar essas funções do smartphone pode significar que o aparelho não está reconhecendo o chip, ou seja, significa que você conseguirá realizar as funções do celular em locais que fornecem Wi-Fi, já que é impossível ter internet móvel sem a identificação do chip.

A partir do momento em que você compra um número, ele passa a ter um SIM ou chip, caso seja um chip convencional, é necessário colocá-lo na entrada própria para receber o SIM no celular para conseguir usufruir de todos os serviços disponibilizados pela operadora. 

Por mais que você seja um cliente velho ou novo, muitas vezes na hora de colocar o chip no interior do celular ele pode não o reconhecer e mesmo que não tenha tirado o chip do aparelho, o mesmo pode vir a para de funcionar, causando uma grande dor de cabeça, especialmente se você precisa do celular para trabalhar ou estudar, afinal de contas atualmente é possível resolver muitas coisas por esse pequeno aparelho e quando dá problema, gera muitos transtornos.

Ou seja, caso o SIM não esteja sendo reconhecido, você não vai conseguir efetuar e nem receber ligações e nem mandar ou receber mensagens de texto SMS, em outras palavras, não conseguirá usar nenhum serviço disponibilizado pela sua operadora.

Mas o que devo fazer quando meu celular não está reconhecendo o chip? São muitos os motivos que levam isso a acontecer, então é necessário verificar cada uma das opções na tentativa de solucionar o problema, na maioria desses casos o próprio usuário consegue resolver o defeito mexendo em algumas configurações fazendo o celular voltar normalmente.

Pensando em ajudar e descobrir o porquê do meu celular não está reconhecendo o chip, separamos algumas dicas do que você pode fazer para tentar fazer o celular reconhecer o chip novamente, acompanhe.

Meu celular não está reconhecendo o chip: O que fazer?

Como dito anteriormente existem muitas razões pelas quais meu celular não está reconhecendo o chip, por isso fique atento nas dicas abaixo que até o final desta leitura você estará com o problema solucionado. Caso nenhuma das dicas te ajude normalizar o problema, recomenda-se que procure por uma ajuda técnica para resolver seu contratempo. 

meu celular não está reconhecendo o chip
O que fazer quando o celular não reconhece o chip. Imagem: Canva Pro.

Verifique a bandeja do chip

Por puro instinto a primeira coisa que deve ser feita é a verificação da bandeja onde é colocado o chip no seu celular. Atualmente nos modelos mais recentes de celulares, ele costuma ter uma bandeja slot, que normalmente fica nas laterais dos aparelhos. 

Com a ajuda da chavinha que vem junto com o celular na hora da compra, abra essa bandeja e descubra se o chip está bem posicionado ou se está fora do lugar, essa pode ser uma das razões por que meu celular não está reconhecendo o chip.

Veja se o chip não está danificado

Ao abrir o compartimento onde é colocado o chip, na tentativa de descobrir o porquê meu celular não está reconhecendo o chip, verifique se a bandeja ou chip não estão com defeitos (danificados), esse é um dos fatores pelo qual o celular não está fazendo o reconhecimento. 

Veja se o local não está sujo, caso esteja, tente limpá-lo com a ajuda de um paninho seco e se estiver quebrado, verifique se há possibilidade de fazer a troca com a operadora. 

Faça uma pesquisa e descubra se o chip está bloqueado

Ao usar um plano pré-pago, é necessário que o dono do número faça recargas regularmente para evitar que o número seja bloqueado por falta de recargas, quando isso acontece também impede que o celular faça o reconhecimento do chip. 

Essa regra também vale para o plano pós-pagos, caso o usuário não realize o pagamento da fatura, ele não vai conseguir usar os serviços básicos da operadora, sendo liberado apenas quando efetuar o pagamento da conta em débito.

Reinicie o smartphone

Essa pode ser uma das dicas mais óbvias para descobrir o porquê meu celular não está reconhecendo o chip, mas nem todos pensam nessa opção, mas reiniciar o celular muitas vezes pode fazer o chip ser reconhecido e voltar a funcionar normalmente.

Quando é possível resolver o problema com essa facilidade, significa que pode ter sido apenas uma pequena falha rápida que aconteceu na operadora, mas que se restabeleceu rapidamente. 

Realize uma redefinição no seu aparelho

Na maioria das vezes é possível solucionar o problema também fazendo uma redefinição no aparelho celular, em outras palavras é preciso fazer voltar as configurações de fábrica do celular. 

Mas atenção, antes de fazer esse procedimento verifique se o seu backup está em dia para não perder nenhum documento, foto, contatos, etc importantes. 

Veja abaixo maneiras de tentar solucionar o problema do meu celular não está reconhecendo o chip, vamos ensinar a fazer redefinição de fábrica em sistemas Android e iOS.

Redefinição – Android

  1. Primeiramente vá em “Configurações”;
  2. Em seguida escolha a opção “Gerenciamento Geral”;
  3. Por último clique na opção “Restaurar”.

Pronto, o seu celular já vai estar sendo restaurado para as configurações de fábrica.

meu celular não está reconhecendo o chip
Redefinindo o aparelho. Imagem: Canva Pro.

Redefinição – iOS

  1. Primeiro vá à opção “Ajustes”;
  2. Depois clique em “Geral”;
  3. E para finalizar escolha a opção “Redefinir”.

Agora seu iPhone está voltando com as configurações de fábrica.

Com todas essas dicas fica mais fácil saber o porquê meu celular não está reconhecendo o chip e resolver o problema.