7 programa para desenho em 3d gratis que você precisa conhecer

Programa para desenho em 3d gratis está em alta atualmente. A modelagem 3D, hoje, atinge os mais diversos públicos, desde aplicativos voltados ao entretenimento até profissionais que precisam planejar peças detalhadas para protótipos e produtos.

Devido à alta demanda, há um grande catálogo de software disponível. Aqui, reunimos uma coleção de programa para desenho em 3d gratis para todas as necessidades. Confira!

Programa para desenho em 3d gratis: 3DTin

Ideal para uma experiência de modelagem 3D pela primeira vez, o 3DTin é baseado em navegador e criado para iniciantes em modelagem pela primeira vez neste tipo de software.

Compartilha funcionalidades com TinkerCAD e 3D Slash, embora não tenha muita profundidade e não ofereça uma experiência muito rica.

Usá-lo é uma tarefa simples e prática. Basta entrar no link 3DTin e certificar-se de ter a API JavaScript WebGL para renderizar o conteúdo.

Lá, algumas geometrias e objetos básicos são mostrados, e todo o modelo pode ser salvo na biblioteca 3DTin sob uma licença Creative Commons.

Ele pode ser usado como uma extensão do Google Chrome baixando 3DTin da loja oficial de extensões.

Programa para desenho em 3d gratis: TinkerCAD

Outra ferramenta para iniciantes é o TinkerCAD, um programa gratuito criado pela Autodesk responsável pelo caríssimo AutoCAD, que introduziu os primeiros conceitos de modelagem 3D.

Sua interface é amigável, com poucos elementos na tela, e está repleta de ferramentas educacionais com sugestões de ensino.

Todo o trabalho é gerado com gráficos brutos e pode ser feito, diretamente, do navegador, com a possibilidade de girar gráficos, mover, dimensionar cada item e montar modelos.

Os componentes eletrônicos também podem ser projetados e programados usando um recurso chamado Codeblocks, que cria objetos 3D a partir de linhas de código. Basta ir à página do TinkerCAD e experimentá-lo.

programa para desenho em 3d gratis
Programa para desenho em 3d. Imagem: Canva Pro.

Programa para desenho em 3d gratis: Vectary

Autoproclamado “a ferramenta de design 3D online mais fácil”, o Vectary é um software online baseado em navegador muito fácil de aprender, mas voltado para profissionais que já possuem algum conhecimento de modelagem 3D.

Com recursos de modelagem 3D, renderização de imagens em tempo real e realidade aumentada, criados por designers e fabricantes que trabalham em design gráfico e desenvolvimento de produtos, ele pode atender a algumas das necessidades específicas desses cenários.

No entanto, qualquer pessoa com noção de modelagem 2D e 3D e que estiver interessado, pode tentar usá-lo para criar.

É simples de usar e funciona com uma interface baseada em “arrastar e soltar”, com uma biblioteca de primitivos e figuras/gráficos mais complexos. Além disso, os usuários podem explorar elementos pré-renderizados, como tipografia 3D, pacotes de design e outras variedades da web.

O ponto negativo na versão gratuita é que os itens para criar são limitados e todos os itens têm marca d’água, o que é desagradável para projetos mais sérios. Para se livrar das bandeiras e limitações, basta assinar a versão premium pagando um determinado valor mensal. Para conferir, basta acessar o site oficial da Vectary.

Programa para desenho em 3d gratis: Meshmixer

Outra criação gratuita interessante da Autodesk é o Meshmixer, um programa simples de modelagem 3D que dá um passo em direção à aplicações mais complexas.

Ele permite manipular, adicionar, combinar e misturar modelos de forma muito simples e pode atender a uma variedade de necessidades específicas, sendo considerada uma ferramenta versátil.

É divertido para iniciantes, embora não seja tão fácil de usar quanto os programas anteriores. No entanto, seu uso é prático e fácil de entender, e é ideal para limpar modelos recém-digitalizados com scanners 3D, otimizar e reparar modelos feitos por máquina com alinhamento automático de superfícies e vários métodos de análise de cada objeto.

Embora seja um pouco mais difícil que os outros, ainda é divertido para aplicativos mais especializados. Para conferir, basta visitar a página oficial do Meshmixer.

Programa para desenho em 3d gratis: Blender

Um dos programas de modelagem 3D mais famosos do mundo e também considerado o software 3D gratuito mais completo do mercado.

Para você ter uma ideia, é tão completo que se choca com gigantes conhecidos desse universo, como o Cinema4D ou o 3Dsmax que são pagos.

O Blender é uma opção de código aberto para modelagem, renderização, criação de jogos, edição de vídeo, composição, animação e muito mais. Seu maior patrimônio não é o programa, mas a comunidade que busca, constantemente, ampliar as capacidades do programa e criar novas ferramentas.

Artistas de efeitos visuais, animadores e muitos outros profissionais usam a ferramenta como aliada em seus trabalhos, mas ela tem uma interface mais sóbria e intimida iniciantes em modelagem 3D, isso porque significa que a curva de aprendizado exigirá mais leitura e estudo para desenvolver as primeiras criações.

É totalmente gratuito e pode ser encontrado para download no site oficial Blender.org.

Programa para desenho em 3d gratis: SketchUp

O SketchUp foi projetado para construir estruturas, prédios e projetos construídos pelo Google. É normalmente usado por estudantes e profissionais da indústria da construção, mas pode ser estendido para outras aplicações.

Ele tenta ser um software de modelagem 3D “tamanho único”, com tutoriais em vídeo e vários artigos para iniciantes no programa.

Ainda assim, não é tão amigável quanto os programas básicos apresentados. A versão básica é gratuita, mas existem planos pagos. Para conferir, basta visitar o site oficial do SketchUp.

programa para desenho em 3d gratis
Conhecendo programa para desenho. Imagem: Cavna Pro.

Programa para desenho em 3d gratis: Sculptris

Com recursos semelhantes ao software pago Zbrush (da Pixologic) – uma das ferramentas de escultura 3D mais usadas e completas – Sculptris é uma ferramenta para criação de esculturas digitais que fornece um enorme catálogo de ferramentas para polimento de modelos 3D para animação, jogos e renderização.

Ele é considerado o “irmão mais novo” do Zbrush, perfeito para quem quer começar a entender o mundo antes de migrar para softwares pagos e mais complexos.

Modelar formas com precisão e criar texturas orgânicas em 3D é divertido, porém, devido à variedade, leva algum tempo de aprendizado para extrair bons resultados.

Para aqueles que usam e estão limitados aos softwares mais simples que fornecem, apenas, primitivas e ferramentas básicas de renderização, usar o Sculptris pode ser um bom avanço. Após um período de estudo, leitura e tutoriais, é possível fazer ótimos modelos.

É gratuito, mas também existem complementos pagos. Ele pode ser baixado, diretamente, do site oficial do Sculpteo.

A modelagem 3D melhora, significativamente, o desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos e traz maior confiabilidade aos projetos, eliminando erros de processo e uso do produto.

Ela reflete, diretamente, na melhoria da qualidade, portanto, tenha sempre em mente essa lista de programa para desenho em 3d gratis e usufrua das suas funcionalidades e da sua criatividade.