Como deletar meu Instagram? Descubra o passo a passo

Se em algum momento você já se irritou com suas redes sociais a ponto de não sentir mais que vale a pena ter uma, você com certeza já se perguntou: como deletar meu Instagram? Hoje estamos aqui para responder essa pergunta.

Não existe dúvida de que o brasileiro adotou a cultura das redes sociais para si. Somos exímios “instagramers”, seja para postar fotos bonitas, vídeos de danças ou mesmo compartilhar memes e vídeos engraçados.

Esses são basicamente os motivos que mantêm as pessoas nas redes sociais, e provavelmente você já ouviu alguém falando que apenas usa as redes sociais para poder se divertir.

O grande problema, na verdade, é quando a pessoa passa a não conseguir fazer isso também. Sabemos que as redes sociais, principalmente os comentários, são quase um mundo distópico que se disfarça de utópico. Tudo parece perfeito, até alguém ser tóxico. 

Como o algoritmo desse tipo de rede social prende os usuários sempre no mesmo conteúdo, se você ver alguns conteúdos tóxicos, eles vão ficar sendo indicados para você, e quando você perceber as suas redes sociais não fazem mais nada, a não ser, te irritar.

Algumas pessoas se expostas demais a redes sociais de forma tóxica e não saudável, podem contrair alguns problemas de saúde, que podem envolver inclusive ansiedade, Burnout e muitas outras coisas.

Então você pode estar se perguntando: como deletar meu Instagram? Bom, se você chegou a esse ponto, então talvez seja hora de realmente levar isso a frente, e hoje vamos te ajudar com um belo passo a passo.

Como deletar meu Instagram?

A primeira coisa que você precisa pensar quando decidir como deletar meu Instagram, é que você deve acessar uma parte específica do insta. O endereço dessa área especifica é: instagram.com/accounts/remove/request/permanent/

Não é necessário estranhar a interface diferente deste link, uma vez que o visual ainda remete um pouco ao Instagram antigo. Se já não tiver feito o seu login, vai ser necessário.

Feito isso, você terá que responder à pergunta “Porque você deseja excluir?”. Vão ser dadas 8 opções, e você terá que escolher uma. Já avisamos que dependendo de qual você escolher, o Instagram ainda vai pedir para você ficar.

Ele vai te dar algumas outras opções para resolver seu problema antes de deletar seu Instagram, basta você ignorar essas outras soluções e seguir nosso passo a passo de como deletar meu Instagram.

Depois de escolher o seu motivo e driblar as tentativas do Instagram de manter você ali, você vai precisar colocar sua senha novamente. Feito isso, vai aparecer a opção “Excluir”. E pronto, em breve seu Instagram será excluído.

Lembrando que isso deve ser feito por um navegador, seja celular ou computador. Diretamente do app só é permitido usar um celular IOS. Se você tem um em mãos, vamos fazer também um passo a passo de como deletar meu Instagram 

Primeiramente você deve acessar a página de configurações do seu Instagram no aplicativo do IPhone. Uma vez que estiver lá, você vai conseguir enxergar a opção “excluir conta”.

Depois disso, você vai ter como escolher entre desativar e excluir, mas como a nossa lista é de como deletar meu Instagram, clique em excluir, e mais uma vez você terá que informar sua senha. Mas nesse caso, você não vai precisar ficar lutando contra a rede.

Vale lembrar que quando você exclui definitivamente o Instagram, você vai perder absolutamente tudo. Todos os seguidores que você tem, seja quem você segue, ou que te segue.

Mais do que isso, se você seguir esse passo a passo à risca de como deletar meu Instagram, você vai deletar também, permanentemente, todas as suas fotos. Tudo será perdido e não tem como ser recuperado.

Por isso todos aconselham que as pessoas façam um backup preventivo, para poder ter acesso a tudo antes da exclusão. 

Outra coisa que você deve ter em mente, é que assim que você seguir todos os passos aqui de como deletar meu Instagram, a conta não vai desaparecer automaticamente. Existe uma espécie de “tolerância”, para que a conta seja deletada.

Você vai ter 30 dias para poder mudar de ideia e pedir a solicitação para que ele seja reativado. Mas não se preocupe, durante esses 30 dias, a sua conta não fica aparente para ninguém.

Basicamente, o seu Instagram fica 30 dias desativado antes de ser excluído, mas vale lembrar que isso não isenta de responder por questões legais cometidas enquanto usuário, isso porque está nos termos de serviço que o Instagram pode manter seus dados.

A ideia é impedir que alguém cometa um crime digital e depois tente excluir as provas. A empresa fica com os dados para o caso da polícia querer investigar. 

como deletar meu instagram
Aprendendo a deletar a conta no Instagram. – Imagem: Canva Pro.

É possível criar uma nova conta com o mesmo nome?

Se por algum acaso você deletar a sua conta, e depois querer criar uma nova com o mesmo nome, saiba que até é possível. Assim que você deleta sua conta, o nome de usuário que você usava passa a se tornar disponível.

O problema é que ele se torna disponível para todo mundo que cria uma nova conta também, o que significa que existe a possibilidade de alguém escolher esse nome na sua frente. Então é possível, só não é garantido.

Além disso, se ao invés de saber como deletar meu Instagram, você quiser saber como apenas suspender o uso dele, é só seguir os mesmos passos, até você ser perguntado se prefere desativar ou excluir, e escolher excluir. 

Lembramos mais uma vez que não existe motivo para permanecer nas redes sociais caso elas estejam fazendo mal para você de qualquer forma que seja, seja com algum tipo de bullying virtual ou simplesmente pelas ansiedades que ele pode causar.

O mais recomendável é procurar ajuda psicológica, e tentar se afastar das redes sociais, de preferência excluindo sua conta para que você não ceda à tentação de abrir o app, e se esse for o caso, o nosso passo a passo de como deletar meu Instagram pode ajudar.

como deletar meu instagram
Conta Instagram. – Imagem: Canva Pro.