Qual foi a primeira tecnologia do mundo? Entenda a “modernidade” pré histórica

Nunca antes em toda a história da humanidade, vivemos em tempos tão tecnológicos. Estamos tão no futuro, que é difícil pensar nas coisas do passado, em como tudo era, e em qual foi a primeira tecnologia do mundo. 

Hoje estamos conectados, todos podem falar com todos se tiverem um celular e acesso a internet. O nível de informação buscada em tempo real é infinito, e a tecnologia pode ser usada em praticamente todos os segmentos do mundo.

Temos aparatos militares, temos tecnologia na nossa cozinha, nos nossos carros, pagamos contas por celular e, muitas vezes, nossos bancos nem existem fisicamente.

E mesmo com a quantidade de tecnologia que já temos, não conseguimos pensar em parar, ou seja, é impossível imaginar um futuro onde a tecnologia não esteja ainda mais avançada.

Mas a melhor forma de criar um futuro é olhando para o passado. Você já se perguntou como tudo era antigamente? Se pararmos para pensar, coisas do presente, já foram o futuro de outra época passada.

Um carro que precisava de uma manivela para ligar já foi moderníssimo, um lampião já foi a melhor maneira de iluminar um lugar, e até ferraduras para cavalos já foram o futuro de algum momento. 

Dito tudo isso, estamos aqui para falar de um assunto interessante. Você já se perguntou qual foi a primeira tecnologia do mundo? Quando surgiu e exatamente como funcionava?  Tudo isso será respondido hoje e agora.

Afinal, qual foi a primeira tecnologia do mundo?

Primeiramente, para responder essa pergunta, temos que refletir um pouco sobre o que é tecnologia. Isso porque algumas pessoas podem tentar fugir da regra e dizer que, por exemplo, animais usam de tecnologia própria, como a camuflagem dos camaleões. 

No entanto, se procurarmos a definição de tecnologia, veremos que ela é descrita como um produto proveniente da ciência e também da engenharia, que deve envolver instrumentos, técnicas ou mesmo métodos para a resolução de uma questão. 

Dito isso, recursos naturais que alguns animais têm não devem ser levados em consideração como parte da tecnologia, então para falar sobre qual foi a primeira tecnologia do mundo, vamos nos limitar a tudo que é descoberto, criado, forjado ou mesmo modificado pelo homem.

A roda

Para alguns, a roda é a resposta para qual foi a primeira tecnologia do mundo. Isso vem de uma cultura no aprendizado de que a roda foi a primeira grande invenção. Vemos isso em ditos populares, como quando alguém afirma que outra pessoa fez algo tão grandioso que age como se tivesse inventado a roda. 

Existem historiadores que datam a invenção da roda em algo de 4 mil anos AC, o que faz com que essa seja realmente uma tecnologia antiga. No entanto, essa não é a mais antiga.

Ela pode ser até mais importante que as outras invenções, uma invenção que deu espaço para outras invenções importantes, e quanto a isso não existe discussão, mas na hora de responder qual foi a primeira tecnologia, ainda não foi ela.

qual foi a primeira tecnologia do mundo
Primeira tecnologia. – Imagem: Canva Pro.

A escrita

A escrita sem sombra de dúvidas soa como uma das favoritas na pergunta de qual foi a primeira tecnologia. Afinal, faz sentido, embora algumas pessoas queiram usar as escritas egípcias como as primeiras, podemos considerar algo mais antigo como a escrita.

Os homens das cavernas já usavam a escrita para registrar coisas nas cavernas, e embora eles usassem mais de desenhos do que de letras e símbolos, isso era uma forma de escrita.

Mas calma, apesar de ser uma ótima candidata ela ainda não é a favorita, e não é a primeira tecnologia.

A escrita foi muito importante, e evoluiu muito de uma era para a outra, mas ela ainda não é a grande vencedora deste tópico. 

Ferramentas de caça

As ferramentas de caça foram inventadas quando tudo ainda era mato, literalmente. Homens caçavam mamutes e alguns outros mamíferos, mas caçá-los sem armas era um pouco complicado. Muitos descendentes nossos morreram até eles passarem a jogar pedras, afiar pedras, afiar madeira e aí começar a unir tudo.

O uso de ferramentas foi uma das grandes viradas na nossa existência, e foi parte do que trouxe nossos ancestrais até o ponto em que se tornaram o que nós somos.

Inclusive, se serve de curiosidade ou mesmo de um certo medo, existem já registros de alguns macacos, sobretudo chimpanzés e orangotangos usando coisas que podemos considerar ferramentas.

Alguns deles usam pedras para abrir cocos, outros até já foram flagrados pescando com lanças improvisadas.

Isso não é muito diferente do que fazíamos, já que primeiro de tudo as tecnologias envolviam sempre conseguir comida, já que éramos caçadores e coletores, e a agricultura ainda demoraria a surgir. 

Você pode estar pensando que finalmente resolvemos o mistério de qual foi a primeira tecnologia do mundo, mas calma, ainda não. Existe apenas mais uma coisa que pode ser considerada tecnologia que acabou por vir antes das ferramentas.

Você certamente não está conseguindo imaginar o que é, qual foi a primeira tecnologia do mundo que veio antes da roda, da escrita e das ferramentas? 

Fogo

Você pode estar confuso agora, o fogo é algo da natureza, então como pode contar em uma lista sobre qual foi a primeira tecnologia do mundo? É simples, nós não inventamos o fogo, mas descobrimos o fogo, e passamos a saber como controlá-lo. 

Descobrimos também que unir ele a comida dá certo, descobrimos que ele pode machucar e afugentar inimigos e predadores.

O fogo não é a tecnologia que criamos, mas sim a que aprendemos a dominar, e isso também é ciência. Toda vez que um homem das cavernas acendia uma fogueira, ou mesmo usava o fogo proveniente de um raio, ele estava usando tecnologia.

O fogo permitiu que passássemos a comer comida mais saudável, assada e que tivéssemos luz à noite. Se chegamos aonde chegamos, o fogo teve um grande papel nisso.

Portanto, podemos afirmar que sabemos qual foi a primeira tecnologia do mundo, e se alguém por algum acaso fizer essa pergunta para você, pode responder: é o fogo.

qual foi a primeira tecnologia do mundo
O fogo é a primeira tecnologia. – Imagem: Canva Pro.