Agora você pode saber qual o melhor processador pentium ou celeron

Para saber qual o melhor processador pentium ou celeron, é interessante saber a história dos mesmos e de seu antecessor. Em 2016, a Intel anunciou o fim da linha de produtos Atom, tornando o Celeron o modelo mais básico da empresa. As gerações atuais usam 2 ou 4 núcleos, geralmente com clocks mais baixos e TDP mais baixo. 

Esses recursos tornam o Celeron ideal para máquinas mais simples e baratas, bem como para máquinas mais finas, como Chromebooks. O mesmo vale para a distribuição de cache, que é a menor disponível de todos os modelos de processadores Intel.

A característica que faz do Celeron um ótimo processador são suas limitações internas. Em algumas versões, ele suporta apenas 8 GB de RAM, além de fornecer os gráficos mais básicos da Intel. O chipset em si também é limitado, suportando menos portas USB, SATA e linhas PCI Express. Dito isto, é voltado para máquinas muito básicas com foco em tornar o custo mais acessível.

Essencialmente, o Pentium é um Celeron mais poderoso. Os clocks são muito mais altos, assim como os caches, o que significa um desempenho significativamente maior no final. O Pentium continua sendo uma boa relação custo-benefício, suporta mais RAM (até 64GB), possui excelentes gráficos integrados (telas de até 4K) e funciona com as APIs mais recentes, como DirectX 12.

Mais interessante, ele suporta até 16 linhas PCI Express 3.0, tornando-se uma opção mais interessante para jogadores casuais. Mas para sanar todas suas dúvidas sobre qual o melhor processador pentium ou celeron continue a leitura.

Saiba qual o melhor processador pentium ou celeron, conhecendo um pouco mais o Celeron

Antes que você saiba qual o melhor processador pentium ou celeron, primeiro precisa conhecer ambos, e para isso, começamos falando um pouco do Celeron.

A linha de processadores Celeron da Intel é voltada para computadores de nível básico e fornece a base para uma experiência de PC satisfatória. Há alguns anos no mercado, ainda é possível encontrar opções de placas com soquete 775, além de componentes compatíveis com plataformas mais modernas.

Por preços a partir de 55 reais, já é possível encontrar modelos de processadores Celeron que podem fazer tudo o que um usuário de entrada precisa para realizar tarefas mais simples ou até mesmo usar um navegador e um programa de edição de texto ou planilha.

qual o melhor processador pentium ou celeron
Conhecendo qual processador é mais potente. – Imagem: Canva Pro.

Celeron E3300

A primeira opção do mercado é o Intel Celeron E3300 de 2009, um chip para o soquete 775 que, apesar da idade, ainda oferece um bom custo-benefício para computadores básicos. O E3300 tem dois núcleos com clock de até 2,5 GHz além de 1 MB de cache, o que sugere que o chip custará 55 reais.

Como a maioria dos processadores Intel Celeron, este modelo não possui uma solução de vídeo integrada, algo a ser considerado para quem deseja comprar um chip neste segmento. Talvez os processadores acabam sendo procurados apenas por pessoas com computadores mais antigos, ou mesmo por quem tem placas-mãe com 775 soquetes.

Celeron 430

O Intel Celeron 430 é outro soquete 775 com apenas 1,8 GHz de núcleo. Vale ressaltar que este processador pode não ser compatível com versões mais modernas do Windows e oferece certas limitações de software compatível. Para comprá-lo, os usuários têm que gastar em torno de 118 reais.

Celeron G5925

Como seria de esperar de um processador mais moderno, o Celeron G5925 é uma solução que oferece mais recursos, mas continua focada em atender usuários iniciantes. O modelo 2020, com dois núcleos e clock de thread que pode chegar a 3,6 GHz, é um processador compatível com sistemas mais modernos.

Além disso, o Celeron G5925 trás vídeo integrado Intel UHD 610 e pode fornecer frequências de até 1,05 GHz, que é a frequência base usada pelos PCs. Outra vantagem deste modelo é a compatibilidade com memória RAM no padrão DDR4. Neste caso, o investimento aumentou e atingiu um valor próximo de 419 reais.

Celeron G5905

O processador Celeron G5905 é uma solução dual-core, com clock de até 3,5 GHz, também possui solução de vídeo integrada, utiliza uma plataforma mais moderna e é compatível com outros processadores Intel.

Com suporte a Intel UHD Graphics 610 e DDR4 RAM, este processador pode ser um substituto para aqueles que estão construindo novos sistemas, mas um processador intermediário não está disponível para compra no momento. Os valores para este modelo começam em 520 reais e também devem ser interessantes para quem busca uma opção mais simples para atividades que não exigem muito PC.

Conhecendo todos estes modelos, para saber qual o melhor processador pentium ou celeron, também é preciso conhecer o Pentium.

Agora, conheça o Pentium

A seguir será dito algumas especificações do Pentium para responder os melhores modelos do mercado, assim finalmente você chegará a uma conclusão sobre qual o melhor processador pentium ou celeron.

O Pentium é a linha de processadores da Intel que remonta à década de 1990, mas a linha multi-core (o Core 2 Duo, Core 2 Quad e os atuais Core i3 e Core i5) acabou sendo reposicionada como uma linha de entrada.

Atualmente, existem processadores Pentium para desktops e laptops. Normalmente, essas CPUs são caracterizadas por custo mais baixo (o que explica sua adoção em laptops mais baratos) e desempenho mais limitado.

Desempenho do Pentium

Em uma comparação direta com outros produtos da Intel, entender qual o melhor processador pentium ou celeron não é complicado, pois o Pentium é inferior ao Core i3 e superior ao Atom e Celeron. No entanto, a magnitude da diferença entre qualquer Pentium e os processadores Intel atuais pode variar: os Pentiums mais recentes são comparáveis ​​às gerações anteriores de Core i3s e até mesmo Core i5s.

Se você não quiser se aprofundar nos números e especificações, considere que o Pentium Gold 5405U da Intel de janeiro de 2019 marcou 2.305 pontos na pesquisa CPU Benchmark, superior aos 2.031 pontos do Core i3. Seu sucessor direto, o Pentium 6405U 2020, supera seus rivais internos com mais facilidade.

Esses resultados significam na prática que é importante prestar muita atenção na geração dos processadores que você obtém. O modelo mais recente tem desempenho suficiente para o uso diário de quem precisa de um notebook potente para navegar na web, redes sociais e streaming.

O Pentium N3700 é comum entre os laptops básicos no Brasil, mas pode ser uma decepção: o processador marcou 1.313, o mesmo que o Core i3 2370M de 2012 da Intel.

Com isso em mente, basta você decidir qual o melhor processador pentium ou celeron para o seu uso e suas necessidades, levando em consideração quanto você poderá investir no equipamento.

Mas para dar um norte às suas compras, com tudo o que foi dito, já sabemos qual o melhor processador pentium ou celeron, para atividades mais básicas escolha o Celeron, e para atividades um pouco mais complexas, opte pelo Pentium.

qual o melhor processador pentium ou celeron
Desempenho de ambos processadores. – Imagem: Canva Pro.