Agora você pode fazer backup na nuvem!

Há muito tempo, o termo backup na nuvem faz parte do nosso dia a dia. Vivemos em uma era onde tudo é registrado em computadores, smartphones e outros dispositivos. Portanto, manter todos esses dados seguros é garantir sua própria sobrevivência no mundo de hoje. A nuvem é a forma mais eficiente de armazenamento de dados e, neste artigo, discutiremos esse recurso.

O backup na nuvem é uma cópia de segurança dos seus dados. Antigamente eram usados ​​pen drives, fitas DAT, CDs, HD externo, etc. O backup em nuvem é o mesmo conceito antigo, mantendo os dados de maneira mais segura, escalável e barata.

É importante observar que o backup na nuvem não se trata de copiar os dados da empresa para uma plataforma de compartilhamento de arquivos (DropBox, OneDrive, Google Drive, etc.). Muitas pessoas confundem soluções de compartilhamento de arquivos com soluções de backup. Tenha muito cuidado com isso.

Vale ressaltar que as soluções acima são todas excelentes soluções de mercado, mas possuem um foco diferente das soluções de backup na nuvem.

Para ser considerado um backup, o procedimento realizado deve atender a quatro pontos básicos.

Retenção de dados, que trata da manipulação de controle de versão dos dados armazenados;

Compactação, que otimiza o uso do armazenamento em nuvem;

Criptografia, para garantir a confidencialidade e integridade dos dados armazenados;

Confiança do computador, pois os dados só podem ser recuperados em computadores autorizados;

Percebendo a importância do backup em nuvem, é necessário buscar soluções específicas para isso.

Qual o funcionamento de um backup na nuvem?

É um aplicativo (sistema) instalado em um ou mais computadores de uma empresa ou de uma casa. 

Todas as configurações dos arquivos a serem salvos, a data e hora para realizar o backup, o período de retenção de dados e todas as demais configurações serão feitas no software.

Além da parametrização, o software executará automaticamente o procedimento de backup, compactando, criptografando e enviando os dados para a estrutura da nuvem via Internet.

Uma estrutura de nuvem é o local físico dentro de um data center onde os dados serão armazenados.

Portanto, os data centers devem ter certificações que garantam a disponibilidade e segurança dos dados. Certificações como TIER III e ISO 27001 atendem a essas necessidades.

Uma vez que os dados são criptografados quando saem da estrutura corporativa, eles são armazenados na estrutura da nuvem de forma totalmente segura, ou seja, ninguém pode acessar as informações armazenadas na nuvem.

Para controlar efetivamente os backups, em uma estrutura de nuvem, existe um sistema, uma central que monitora automaticamente todas as rotinas de backup para verificar se as rotinas são executadas com sucesso.

Uma das funções do Backup Monitoring Center é enviar um relatório completo por e-mail, informando sobre o status de seus backups. Mesmo que o backup não seja realizado por algum motivo, a central envia um relatório informando que o backup está inconsistente.

A central também conterá o histórico completo das rotinas executadas e se integrará ao software de backup na nuvem para realizar restaurações e outras configurações, como redefinir arquivos pausados.

backup na nuvem
Como a nuvem funciona. – Imagem: Canva Pro.

Amazon Cloud Drive

Amazon Cloud Drive, ou simplesmente Cloud Drive, é o serviço de armazenamento online da Amazon para dispositivos Android, iOS e Windows. Oferece 5 GB de espaço gratuito para upload de documentos, fotos e vídeos, além de planos pagos de até 1 TB de espaço. O serviço sincroniza e compartilha arquivos entre computadores, smartphones e tablets.

Box Drive

Box é um serviço gratuito de armazenamento de arquivos em nuvem que sincroniza entre dispositivos em diferentes plataformas por meio de aplicativos dedicados para iOS, Android, Windows Phone, Windows 10 e macOS. Com gerenciamento de arquivos integrado e compatibilidade com diversos outros aplicativos de produtividade, o Box é uma das principais soluções para dispositivos móveis.

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento e sincronização de dados em nuvem para manter seus arquivos e fotos em um servidor online. O programa está disponível para download em computadores com Windows, Mac, Linux (Ubuntu e Fedora) e Chrome, e também pode ser acessado em aplicativos para Android, Windows Phone, iOS e Blackberry. Também gerencia todos os seus arquivos em um site seguro.

Google Drive

O Google Drive é um serviço online que permite armazenar arquivos na nuvem do Google. O app, disponível para PC Windows, Mac, mobile Android e iOS, e há também uma versão web que pode ser inserida. É a resposta a programas como Dropbox e SkyDrive. 

Com ele, você pode fazer upload e acessar seus arquivos, incluindo vídeos, livros, fotos e PDFs. O Google Drive reúne documentos de produtos de outros fabricantes, como Google Docs, Google Fotos, Planilhas Google, Formulários Google e Apresentações Google em um só lugar.

iCloud

O iCloud é o serviço de nuvem da Apple para usuários do iOS. Eles podem fazer backup de seus dados e armazená-los diretamente do próprio iDevice, para que possam ser acessados ​​via iCloud.com de qualquer lugar em qualquer outro dispositivo conectado à Internet, como um PC Windows ou Mac OS.

OneDrive

O OneDrive é o serviço gratuito de armazenamento de arquivos em nuvem da Microsoft para Android, iOS, Mac e Windows. Ele permite salvar conteúdo online em vários formatos e acessá-los de qualquer lugar. Substituindo o antigo SkyDrive, ele faz essencialmente a mesma coisa que seu antecessor com algumas melhorias.

SendSpace

SendSpace é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem online. Os documentos podem ser enviados para seus amigos por meio de URLs, e-mails ou até mesmo postando os links gerados diretamente nas redes sociais. O programa também inclui aplicativos que permitem realizar ações diretamente de sua área de trabalho (Windows, Linux e Mac).

Backup na nuvem é para todos?

Um paradigma existente muito forte é que o backup na nuvem foi feito para para grandes corporações, empresas multinacionais, dependendo do investimento muito alto e conexão de internet padrão europeu.

backup na nuvem
Backup através da nuvem. – Imagem: Canva Pro.

Esqueça, o backup na nuvem é para todos. Espaços menores estão atualmente disponíveis para locação, onde o preço do backup em nuvem é bastante viável para qualquer configuração de computador e conexão de internet tradicional disponível no mercado.

Portanto, você não pode ignorar a segurança de seus dados de negócios e esperar que o pior aconteça. Encontre uma solução de backup em nuvem eficaz o mais rápido possível.