Saiba agora como medir velocidade da internet

Medir velocidade da internet é uma ferramenta útil para determinar se sua rede está à altura do valor que você contratou com seu provedor de serviços. Atualmente, existem várias opções de teste de desempenho online que podem ser executadas no navegador e avaliar a qualidade da conexão a qualquer momento.

Como medir velocidade da internet funciona?

Medir velocidade da internet no seu navegador funciona checando a velocidade do tráfego de dados da sua rede. O método é baseado em três medidas: ping, velocidade de download e velocidade de upload.

O ping mede quanto lag ou atraso (o termo mais tecnicamente correto é latência) está presente na rede. É o intervalo de tempo que um pacote leva para sair de uma máquina, chegar a outra e receber uma resposta no ponto de saída.

A velocidade de download mede a velocidade de sua conexão para baixar dados da Internet. Esta medida é muitas vezes referida como “mega” pelo operador que presta o serviço. Por exemplo, uma conexão de “10 megabits” deve atingir uma velocidade de download de 10 megabits.

Por fim, a velocidade de upload mede a rapidez com que uma rede pode enviar dados para a Internet. Embora raramente considerada pelos consumidores, essa medida é parte essencial do desempenho da conexão. Por exemplo, quanto mais rápida a velocidade de upload, melhor a estabilidade da rede do jogo online.

medir velocidade da internet
Descobrindo como funciona o medidor de internet. – Imagem: Canva Pro.

Dicas para medir velocidade da internet 

As redes de computadores estão sujeitas a interferências eletromagnéticas de intensidades variadas. Portanto, é importante que você tente realizar o teste para medir velocidade da internet várias vezes em horários e datas diferentes para formar um gráfico de desempenho mais preciso.

Outro ponto importante a ser observado é o desbloqueio da rede. Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo afetarão o teste de velocidade e os resultados serão ruins. Uma boa forma de verificar quais dispositivos estão conectados à rede é através da interface de controle do roteador.

Medir velocidade da internet pode depender do alcance entre seu dispositivo e o roteador. Você deve ter notado que quanto mais longe você estiver do seu roteador, maior a probabilidade de sua rede sem fio oscilar e sofrer interferência e instabilidade. Ao testar a velocidade, tente chegar o mais próximo possível do roteador.

Ao testar a velocidade, não deixe que o computador ou outro dispositivo conectado que você está testando continue o download. O download de arquivos, especialmente via torrent, pode afetar seriamente os testes de velocidade. Outra precaução importante é desligar a VPN antes de iniciar o teste.

Outra ideia interessante é reiniciar o computador antes de realizar a medição de velocidade. Isso ocorre porque seu PC pode estar executando um serviço em segundo plano, o que aumenta a banda larga da conexão, como o Windows Update, etc. Reiniciar o PC antes de fazer o teste é uma forma de garantir que nada em segundo plano possa distorcer a medição.

Escolha uma boa ferramenta, sites que realizam testes de velocidade possuem várias opções interessantes. É importante escolher um serviço de qualidade para medir, pois testes questionáveis ​​podem lhe dar uma ideia errada da sua velocidade.

Como aumentar a velocidade da internet?

Muitas vezes é necessário verificar se o problema está no seu computador, que pode ficar lento e interferir na qualidade da sua navegação.

Compre uma máquina nova, mas nem sempre é uma solução financeiramente viável.

Use um programa ou aplicativo que limpe seu computador, o que pode ajudar a torná-lo mais rápido. Esses programas removem software inútil que geralmente inicia automaticamente quando você liga o PC, causando lentidão.

Eles também podem optar por atrasar o carregamento de outros programas para acelerar a inicialização do sistema.

Vírus e arquivos maliciosos podem deixar seu computador lento. Alguns até conseguem “absorver” parte da banda larga e roubar a velocidade da conexão.

Escolher um software antivírus de qualidade é crucial para manter seu PC protegido contra essas ameaças.

Todos sabemos que a tecnologia está em constante evolução, e isso acontece muito rapidamente. Com essas informações em mente, é importante manter seus dispositivos atualizados, principalmente modems e roteadores. Isso garante que o dispositivo possa transferir a melhor velocidade de dados.

Aceleradores de navegação são programas projetados para fazer pequenas alterações nos navegadores da Internet. Isso é feito principalmente para o tamanho do arquivo que precisa ser baixado. Eles também salvam trechos do site para que a página carregue mais rápido em visitas futuras.

Desfragmente seu HD, pois quanto mais fragmentado ele estiver, mais tempo levará para rodar os programas. Portanto, eles demoram mais para serem executados.

Desfragmentar o disco rígido em uma determinada frequência afetará o acesso à Internet e o desempenho do próprio PC. Assim, você pode tirar mais proveito da sua internet doméstica.

Mesmo que sua internet wifi tenha uma senha cadastrada, ela pode ser decifrada por algum ladrão de sinal que está roubando sua rede, tornando-a mais lenta.

Uma boa maneira de combater esse tipo de coisa é optar por um padrão de segurança mais avançado como o WPA.

Criar senhas complexas envolvendo letras maiúsculas e números também é uma forma de evitar alguns problemas.

Tente alterar sua senha com frequência, assim, sempre que for medir velocidade da internet, não terá que se preocupar com alguém “roubando” seu wi-fi.

Cuidado com aplicativos que consomem toda a banda larga. Baixar programas como torrents, jogos online, streaming de vídeo e até Netflix pode danificar seriamente a sua rede Wi-Fi.

Em uma rede doméstica de Internet compartilhada por várias pessoas, esses programas podem consumir a maior parte dos dados e limitar o uso de outras funções, inclusive se você tentar medir velocidade da internet quando tiver muitas pessoas utilizando a mesma rede, não irá dar certo, pois os números que serão revelados podem não condizer totalmente com o valor que está sendo entregue pelo seu provedor.

Ferramentas para medir velocidade da internet

Speedtest Ookla é uma das ferramentas mais famosas utilizado para medir velocidade da internet, com mais de 35 bilhões de testes realizados em sua plataforma.

Speedtest nPerf, permite selecionar a taxa de transferência para ver a velocidade de conexão em kb/s, kiB/s, Mb/s e MiB/s.

Fast, uma plataforma rápida de teste de velocidade de conexão distribuída pela Netflix. Essa ferramenta é bem simples, basta acessar o site da ferramenta e medir a velocidade da sua internet.

Speedtest Copel, um servidor de internet do estado do Paraná, em seu site está acessível a ferramenta Speedtest.

Minha Conexão, uma plataforma simples para medir a velocidade da internet.

Speedtest Vivo, como último da lista, a Vivo também tem o Speedtest em seu site. A Vivo usa o Speedtest da Ookla e permite analisar as taxas de download, upload e ping em segundos.

medir velocidade da internet
Medindo a velocidade da internet. – Imagem: Canva Pro.