Veja como restaurar os padroes de fabrica do windows 8

Muitas pessoas ainda não sabem como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8. Muitas vezes o sistema fica apresentando algumas falhas, e isso acontece por algum erro do sistema. Esses erros podem ser resolvidos com limpezas, ou até mesmo a restauração do mesmo.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, vamos te apresentar várias formas de você fazer isso no seu computador. Tentaremos fazer uma simples didática, para você conseguir fazer tudo da melhor maneira possível.

O Windows 8 ele tem um ótimo sistema, um sistema que nos permite fazer esse tipo de restauração, em vez de formatar todo o sistema, levando horas para se fazer todo esse procedimento. 

A restauração do sistema é uma ótima opção para as pessoas que não querem perder arquivos importantes, e-mail, até mesmo programas. Você consegue melhorar muito a performance do seu computador, tudo isso sem perder nenhum arquivo e muito mais rápido do que formatando o computador..

A partir do momento que instalamos determinado programa no nosso computador, ele cria automaticamente  alguns pontos de restauração, e isso faz com que você consiga um dia voltar a esses pontos. Você consegue voltar no tempo através desses pontos de restauração.

Na nossa explicação a seguir, vamos mostrar como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8 de maneira muito simples e rápida. 

Essa é uma ótima maneira de você conseguir deixar o sistema sem gastar dinheiro com isso. Então vamos lá!

  • Entre na opção “Star Screen”, caso não saiba fazer isso, é só você clicar no botão do Windows;
  • Clique agora na opção “Setting” e em seguida clique em “More PC Setting”. O painel de controle do Windows será exibido na sua tela;
  • Agora você irá notar que aparecerá uma opção na sua tela de “Menu geral”, escolha essa opção. O sistema Windows te dará duas opções para você, “resetar o sistema” ou “Refresh”. Se o seu caso você quer apagar todos os arquivos do seu computador, então, a melhor opção para você é “Reset”. 

Mas se você quer o sistema completamente zerado, então, a melhor opção é “Refresh”. Assim você consegue fazer com que o seu computador fique como se tivesse saído da fábrica;

  • Depois que você escolher a melhor opção, é só escolher “Next”. Agora é só esperar o sistema fazer todos os procedimentos necessários e pronto, você pode usar o seu computador novamente. 

Você viu como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8 é fácil? Se caso após você tentar desse primeiro modo, e deu algum erro, fazendo com que você não conseguisse fazer o procedimento no seu computador, vamos te ensinar o procedimento de outro modo.

Então, siga os passos a seguir:

  • Abra o painel de controle do seu computador. Procure a opção “Recuperação”, e para você conseguir abrir a restauração do sistema, clique em “Abrir restauração do sistema”. 
  • Abra a caixa de comando do Windows, apertando as teclas Win + R simultaneamente, digitando em seguida na caixa de pesquisa “rstrui.exe” dando enter;
  • Agora você precisa digitar na caixa de pesquisa “Recuperação”, escolhendo a opção “Configurações”. Assim você consegue abrir a opção de recuperação do sistema;
  • Clique em avançar;
  • Agora é só você escolher um ponto que você quer restaurar o seu computador, para você conseguir prosseguir no procedimento;
  • Clique em concluir para você confirmar a restauração. Pronto, agora é só esperar um pouco, para que o sistema comece a fazer todas as etapas para a restauração. 

Viu como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8 não é um bicho de 7 cabeças? 

É só você fazer tudo que está aqui apresentado.

Porque restaurar o computador para os padrões de fábrica?

Muitas pessoas não só têm dúvida de como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8, como também, o porquê elas devem escolher essa opção para o seu computador. Agora vamos explicar um pouco o que é essa opção, é porque ela é uma ótima coisa a se fazer no seu computador.

como restaurar os padroes de fabrica do windows 8
Entendendo os motivos que levam a restaurar o sistema. – Imagem: Canva Pro.

Com a restauração, você simplesmente consegue voltar ao tempo, assim você consegue se livrar de vírus que você pegou, ou até mesmo alguns erros do seu sistema. 

Assim você consegue deixar o seu computador novamente mais rápido, sem gastar dinheiro com isso, e o melhor de tudo, sem perder os seus programas ou arquivos que são importantes para você.

Lembrando que, se você quer restaurar o seu sistema para conseguir recuperar arquivos que você já apagou, infelizmente você não vai conseguir fazer isso. 

Muitas pessoas acham que os pontos de restauração são algum tipo de backup para os seus arquivos, aí quando elas querem recuperá-los, elas optam por fazer a restauração do sistema. 

Então, entenda que quando você aprender a como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8, você não vai conseguir recuperar as coisas que você deletou.

O que pode ser recuperado pela restauração do sistema?

Como dissemos acima, a Microsoft é bem clara com os seus usuários que a restauração do sistema não serve para recuperar arquivos que foram deletados. 

A grosso modo falando, a restauração do sistema, modifique ações e programas do seu computador. 

Vamos dar um exemplo, se caso você estabeleceu um ponto de restauração do sistema na segunda-feira, e mais tarde você baixou um arquivo no mesmo dia no seu computador e, no meio da semana, você resolver fazer a restauração do sistema, você não irá perder o seu arquivo.

Porque o arquivo não faz parte do seu sistema, você criou o ponto antes de baixar o arquivo. 

Se o arquivo que você baixou não interfere no sistema do seu computador, ele não será apagado, caso contrário, você perderá ele. 

Por isso, antes de você aprender a como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8, você precisa entender como funciona a restauração do sistema, e o que ela pode e não fazer no seu sistema.

Limitações da restauração do sistema

Como dissemos, muitas pessoas aprendem a como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8, mas não sabem quais são as reais limitações desse tipo de procedimento feito no computador. Por isso vamos te apresentar algumas coisas a respeito. 

O ponto de restauração exibe muita memória de sua máquina, por isso você precisa ter muita memória para conseguir fazer esse tipo de procedimento.

Agora que você aprendeu a como restaurar os padrões de fábrica do Windows 8, é só você fazer e compartilhar essas informações para os seus amigos.

como restaurar os padroes de fabrica do windows 8
Limitações na restauração de sistema. – Imagem: Canva Pro.