Como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira

Neste artigo vamos te ensinar a como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira, pois é comum as pessoas se arrependerem de apagar determinados arquivos, normal, isso pode acontecer.

E com isso ficamos desesperados para conseguir recuperar esses arquivos que foram apagados. Mas não se assuste, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para recuperar os arquivos que foram apagados de sua lixeira. 

Você verá que é uma coisa simples de resolver, embora você precise de um pouco de atenção para não comprometer ainda mais seus arquivos. 

Vamos te ensinar a como você faz isso tanto no sistema Android, quanto no iOS (iPhone). No iPhone, para você fazer a recuperação de um arquivo que foi deletado, você não precisa baixar nenhum aplicativo, porque essa opção está integrada em seu próprio sistema, diferentemente do sistema Android, que você precisa baixar um aplicativo para fazer a recuperação. 

Apesar de ter as suas diferenças, você verá que não muda muito de um sistema para o outro. Se você seguir todas as etapas que serão apresentadas a você ao decorrer do artigo, será quase impossível você não conseguir recuperar os seus arquivos, pode ter certeza disso.

Então, sem mais delongas, vamos aprender como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira.

Como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira do celular Android

Agora iremos te apresentar as maneiras que você consegue recuperar os arquivos do celular do sistema Android.

Há um aplicativo disponível para você conseguir fazer isso da melhor maneira. O dispositivo é o Disk Digger. Esse aplicativo você consegue encontrar facilmente na Play Store, tendo duas versões disponíveis: a gratuita e a versão Pro.

Siga o passo a passo a seguir para você fazer a recuperação:

  • Baixe e instale o aplicativo no seu dispositivo celular;
  • Após você abrir o aplicativo, você verá que há duas opções disponíveis para você: a “Basic Scan” que é a mais recomenda para você utilizar no seu aparelho, e a “Full Scan”, que você só irá utilizar se o seu celular passou pelo processo de “Root”;
  • Em seguida, você precisa escolher qual é o tipo de memória que você deseja verificar no seu aparelho. Se o arquivo estava na memória interna do seu celular, escolha a opção “/Data”, caso contrário, o arquivo estava em um cartão de memória, escolha a opção “/Mnt/sdcard”;
  • Agora você precisa definir o tipo de arquivo que você quer procurar, isso fará enorme diferença na hora da busca. Por isso é uma parte de suma importância. A opção gratuita do aplicativo, permite que você consiga recuperar arquivos “JPG e PNG” caso o arquivo for imagem, se o arquivo for em áudio, aí você consegue recuperar somente arquivos em MP4;
  • Selecione “Ok” para começar a varredura no seu celular. Ele listará todos os arquivos correspondentes que poderão ser recuperados, dando a opção de você escolher o que você quer recuperar;
  • Seleciona na caixa de seleção os arquivos que você quer fazer a recuperação para o seu celular, clicando em seguida na opção “Recover Files”;

Pronto, agora é só você aproveitar e guardar o arquivo que você acabou de fazer a recuperação com o aplicativo. 

Esse é um dos meios mais fáceis de como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira de um celular Android. Caso você não esteja satisfeito com essa opção gratuita do aplicativo, você pode adquirir a versão Pro para conseguir salvar arquivos mais específicos.

Como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira do celular iPhone

Vamos te ensinar a como você faz a recuperação dos arquivos que você deletou de sua lixeira. 

O celular iPhone é um dos modelos de celular mais restrito em questão de funções que você pode fazer em determinados aplicativos.

Mas em relação à recuperação de arquivos, o sistema iPhone possui um sistema integrado para te ajudar a fazer isso de maneira descomplicada.

Para você aprender a como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira do sistema iPhone, siga as nossas instruções:

  • Você precisará abrir a pasta “Fotos” do iPhone;
  • Após encontrar a pasta, selecione a opção “pasta de Álbum”;
  • Agora vai até o final de sua tela para você encontrar a opção “Apagados”;
  • Em seguida, selecione o arquivo que você quer novamente no seu celular;
  • Por fim, é só você apertar em “Recuperar” e aguardar para que o sistema faça todo o processo.

Agora é só aproveitar e cuidar do arquivo que você acabou de recuperar novamente para o seu celular. Como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira de um iPhone é muito mais fácil do que fazer isso no sistema Android.

Porque você não precisa baixar nenhum aplicativo, a opção já está integrada no próprio sistema. Isso acaba facilitando ainda mais o procedimento. 

como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira
Recuperando as fotos no dispositivo Apple. – Imagem: Canva Pro.

Recuperando arquivos de um computador através do backup

Vamos te ensinar a como você consegue recuperar arquivos que foram apagados no seu computador. 

Se você não quiser instalar nada na sua máquina para fazer a recuperação dos seus arquivos, saiba que você consegue fazer isso através do backup

Essa é uma das ótimas maneiras em como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira, e também outros arquivos, como jogos, anotações, etc.

Restaurando os arquivos através do backup

Para você conseguir fazer a recuperação dos seus arquivos através do backup, você precisa acessar essa opção no seu computador. Esse é um ótimo meio de como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira. 

como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira
Recuperando fotos através do Backup do computador. – Imagem: Canva Pro.

Siga o passo a passo a seguir para você conseguir fazer o procedimento de forma correta: 

  • Clique no botão “Iniciar”
  • Agora entre no “Painel de controle”;
  • Escolha a opção “Sistema e manutenção”;
  • E agora seleciona a opção “Backup e restauração”;
  • Clique em “Restaurar meus arquivos” e agora é só seguir as etapas do assistente.

Pronto, ao decorrer de todo o processo, o sistema irá te pedir para colocar a data que você quer fazer o backup. Essa opção vai te ajudar muito na hora de recuperar algum arquivo que você perdeu no seu sistema. Aí é só você tomar cuidado e aproveitar os seus arquivos recuperados. 

Esperamos ter te ensinado como recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira. Boa sorte, e até mais.