O que é a nuvem na internet: entenda tudo sobre essa ferramenta

Muitas pessoas ainda não sabem para que serve o armazenamento em nuvem, e ficam se perguntam o que é a nuvem na internet. Mas fique tranquilo, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a nuvem, e como você pode utilizar essa ferramenta da melhor maneira.

Há várias maneiras de armazenar os seus arquivos na internet, é claro, mas um dos meios mais procurados para salvar os arquivos, sem dúvida alguma, é a nuvem.

Esse artigo irá mostrar como funciona a nuvem, e como você poderá usar da melhor maneira possível. 

Apesar de você estar se perguntando o que é a nuvem na internet, saiba, como vamos dizer no decorrer do artigo, que essa ferramenta é muito antiga no mundo da computação, apesar de algumas pessoas desconhecerem.

Caso você não utilize esse tipo de ferramenta no seu dia a dia, comece a usar imediatamente. Porque são ferramentas que você pode utilizar para não perder nenhum dado importante do seu computador, caso ele dê algum problema e apague tudo de sua memória. Acredite, isso pode acontecer. 

Então, para você não ter esse tipo de problema, utilize esse tipo de ferramenta. Você só tem a ganhar, pode ter certeza disso. Quanto mais você souber, melhor será. 

O que é a nuvem na internet

Sem dúvida, o armazenamento em nuvem já é o meio mais utilizado pelas pessoas no dia a dia. Dificilmente você encontrará pessoas que não usam esse tipo de recurso, como o Google Drive, OneDrive, entre outros recursos e funcionalidades.

o que é a nuvem na internet
Entendendo o que é a nuvem na internet. – Imagem: Canva Pro.

A grosso modo, para entender o que é a nuvem na internet, basta entender que o armazenamento em nuvem consiste em armazenar os seus arquivos fora de sua máquina. É uma das melhores formas de você proteger os seus arquivos, caso dê algum problema em sua máquina.

Você acessa um serviço em que é prestado por uma empresa, tendo acesso através de uma senha e e-mail. Você consegue compartilhar os arquivos, editar, fazer o download na hora que você deseja. Você tem muita liberdade com os seus arquivos, e isso é uma das coisas que agrada usuários por todo o mundo.

Então, você não pode deixar de utilizar essa ferramenta a sua disposição. Ela pode te ajudar muito, não só salvar os seus arquivos, mas compartilhar e proteger os seus dados, e tudo isso, usando somente a sua internet.

A partir do momento que você começa a entender o que é a nuvem na internet, você consegue usar melhor essa ferramenta.

Mas por que é chamado de nuvem?

Embora a nuvem seja uma ferramenta que é mais usada e conhecida atualmente, quando vamos precisar salvar arquivos, ela é muito antiga na internet.

A nuvem, como você está conhecendo, é uma ferramenta utilizada no mundo da computação desde 1970. O termo “nuvem” foi criado como metáfora para internet.

O desenho de uma nuvem era para representar a internet. É basicamente assim, não importa o caminho que a informação seguirá até o final. Podemos perceber isso, as informações cruzam o mundo, como as nuvens. Por isso a criação dessa metáfora.

Agora você consegue entender o que é a nuvem na internet.  

Quais são as vantagens e desvantagens do armazenamento de nuvem?

Uma das maiores vantagens em utilizar esse tipo de armazenamento, é que você não vai precisar pagar meios para que você consiga armazenar os seus arquivos, você conseguirá salvar os seus dados de forma gratuita. Há um espaço considerável para você armazenar. 

o que é a nuvem na internet
Vantagens e desvantagens de utilizar o armazenamento de nuvem. – Imagem: Canva Pro.

A única coisa que você vai precisar ter para acessar as suas informações salvas na nuvem é a internet, sem ela você não consegue acessar os seus dados. 

Esse é um ponto que pode ser positivo, porque não é todo lugar ainda que tem uma boa conexão com a internet. Mostrando as vantagens e desvantagens da nuvem, você consegue mais facilmente entender o que é a nuvem na internet, e isso da melhor maneira possível. 

Cinco exemplos de armazenamento de nuvem

Vamos te mostrar os tipos de armazenamento de nuvem mais usado atualmente, para você conhecer mais sobre. Com certeza você conhece algum que será citado a seguir, mas não sabia ser armazenamento de nuvem. A seguir iremos te mostrar o que é a nuvem na internet, na prática, para ajudar na sua compreensão sobre. 

Então veja a seguir os principais tipos de armazenamento de nuvem:

  • Google Drive – esse é um dos mais conhecidos, sem dúvida alguma. Ele oferece para os usuários 15 GB de armazenamento para você salvar os seus arquivos, e-mails, etc. Caso queira ampliar o armazenamento, a plataforma disponibiliza alguns pacotes para você ampliar.
  • iCloud – esse é mais comum entre os usuários da Apple. Entrega serviço para a marca, oferecendo até 5 GB de memória para os seus usuários. A plataforma também oferece assinaturas mensais. 
  • OneDrive – esse é um serviço, oferecido pela empresa Microsoft, disponibilizando 5 GB de memória para os seus usuários. Além de dar a possibilidade que as pessoas façam assinaturas mensais para utilizar outras funcionalidades, como, por exemplo, o pacote Office 365.
  • Mega –  esse é um sucessor de outra plataforma que foi muito conhecida antigamente, o Mega Upload. Essa ferramenta oferece até 50 GB para os seus usuários na internet, e tudo isso totalmente de graça. 

Além de disponibilizar para os seus usuários a possibilidade de fazer assinaturas mensais, podendo expandir ainda mais essa memória.

  • DropBox –  é também um serviço de nuvem muito famoso atualmente. Ele oferece 2 GB de espaço para os seus usuários. Caso você tenha achado pouco, vamos te falar a parte legal disso tudo. Você consegue expandir esse espaço, simplesmente compartilhando essa plataforma para os seus amigos. Isso não é demais? 

Você viu haver várias formas de nuvem na internet, mostramos para você as mais famosas entre os usuários por todo o mundo. Agora é só você escolher o que será mais útil para o seu caso, e aproveitar!

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre o que é a nuvem na internet, e como você pode utilizá-la da melhor maneira possível. Então, utilize essas ferramentas da melhor forma, porque elas podem te ajudar muito.