Os melhores sites para aprender programação

Quando o assunto é programação, vemos haver vários lugares para se fazer e aprender a respeito. Mas isso tem um lado ruim. Quando temos muitas opções, não conseguimos fazer a melhor escolha. Por isso vamos te mostrar os melhores sites para aprender programação disponíveis atualmente.

Assim você não vai gastar energia à toa, e também não vai começar a aprender em um lugar que não tem nenhuma credibilidade. E acredite, isso fará uma enorme diferença na hora de você colocar no seu currículo. 

Você encontrará desde cursos mais básicos, até os mais profissionais. E o mais bacana de tudo isso, é que você vai conhecer sites que não cobram nada, sendo assim, você pode adquirir experiências, se aperfeiçoando cada vez mais.

Quanto mais o tempo passa, mais precisa desse profissional. E a sua valorização só cresce a cada ano. É uma das áreas que a sociedade não consegue mais viver sem, de forma alguma. Por isso vamos mostrar os melhores sites para aprender programação. 

Sites para aprender programação

Vamos te mostrar os melhores sites para aprender programação na internet. Você terá opções pagas e também gratuitas. 

sites para aprender programação
Sites para você aprender programação. – Imagem: Canva Pro.

Khan Academy

Khan Academy é uma universidade online gratuita, que oferece centenas de milhares de cursos para as pessoas, inclusive você consegue, após concluir os cursos, diplomas. São ótimos cursos que estão à disposição, é só entrar e começar a fazer. 

O curso de programação oferece vários níveis de linguagem. Sendo assim, você consegue fazer as linguagens mais básicas até as mais avançadas, aprimorando o seu conhecimento na área. Khan Academy sem dúvida é um dos melhores sites para aprender programação. 

CodeCademy

Esse é um site que é totalmente voltado para o curso de programação. Ele tem divisões de linguagens, divididas por módulos. E isso ajuda muito no processo de ensino aprendizagem, porque quando fazemos isso, aprendemos as coisas gradativamente, por etapas. 

O lado negativo, é que boa parte do site do curso é em inglês, embora ele tenha algumas sessões em português. Você pode escolher tanto os cursos pagos quanto os gratuitos. Isso vai da sua real necessidade. 

Lembrando que a versão paga é muito completa, ele oferece até acesso à comunidade, fazendo com que você tenha uma interação maior com as pessoas que fazem ou fizeram o mesmo curso que você. O site tem um ótimo suporte para membros.

De acordo com uma pesquisa feita recentemente, já passaram pelo site cerca de 45 milhões de alunos. E isso é uma coisa absurda de se pensar! Dificilmente você não vai entrar para pelo menos conhecer essa instituição. Embora não possamos duvidar de sua capacidade, os números falam por si. Por isso está no topo dos melhores sites para aprender programação. 

Coursera

Esse é um site bem semelhante ao primeiro citado, ele tem várias opções de curso, e não somente de programação. Diferentemente do primeiro, ele tem cursos de várias universidades renomadas do Brasil, como a USP e a Unicamp. Tem cursos até de aplicativos de celulares, isso tudo gratuito.

Se o seu objetivo é ter reconhecimento no mercado, essa é uma ótima escolha. Por causa dessas universidades renomadas, você consegue ter mais credibilidade na sua área, e isso faz com que as portas se abrem mais facilmente.

Code.org

Esse é um site de programação que é voltado para o ensino escolar, principalmente para os menores. E esse projeto é apoiado por praticamente todas as empresas de TI do mundo. Os cursos dispensam comentários, são cursos ótimos, didáticos, que ajudam as crianças a conhecer um pouco sobre a área. Contém módulos que dividem as linguagens, com aulas muito bem desenvolvidas e didáticas. 

MIT Opencourseware

Esse é um ótimo site de cursos de graduação online, com o site totalmente em inglês. 

São cursos que você aprender a programar com qualquer linguagem, você aprenderá tudo, das coisas mais fáceis e simples, das mais difíceis e complexas. 

O site também disponibiliza de você fazer os cursos bem introdutórios, como, por exemplo: Python, Java, C e C + +, e até mesmo as ciências de dados.

Programaê

Aqui é uma ótima trilha para você caminhar rumo ao mundo dos códigos. É uma ótima iniciativa da ONG, para fazer com que as crianças tenham um contato com o mundo da programação mais cedo. Mas não é só para as crianças e jovens, embora esse seja o foco principal dessa iniciativa. 

Lembrando que todo o acesso a essa plataforma é gratuito, é só você escolher qual curso quer fazer, o que você quer aprender, e dar início. 

Code School

É um site que traz centenas de cursos sobre programação. Como ele também te dá a possibilidade de estudar vários códigos diferentes, você só precisa decidir para onde você quer caminhar. Quais são as suas reais necessidades. Após ter feito isso, é hora de colocar a mão na massa!

Lembrando que essa plataforma é uma plataforma mista; ele contém cursos gratuitos e pagos.

Edx

Essa é uma iniciativa conjunta das universidades de Harvard e MIT, embora tenha apoio de outras instituições, que não vem ao caso. Ela não só traz o curso de TI, como praticamente todo o catálogo de programação.

sites para aprender programação
Onde aprender programação. – Imagem: Canva Pro.

Code Avengers

É um ótimo lugar para você aprender programação. Essa instituição divide o curso em três: crianças, jovens e professores experientes da área.

É um site fenomenal. O conteúdo do site está em inglês e também em português de Portugal. Também é uma plataforma mista, contendo cursos pagos e também gratuitos.

Free Code Camp

Free Code Camp é uma instituição dos Estados Unidos sem fins lucrativos, com objetivo real e claro: ensinar as pessoas a aprenderem a programar de forma gratuita.

Ele contém materiais interativos, que facilitam na hora de estudar. Eles contêm vários outros cursos para você fazer gratuíto, e você consegue o seu certificado após concluir eles.

Udemy

Essa plataforma dispensa comentários. Ela é conhecida no mundo por ter ótimos cursos com preços que cabem no bolso. Não difere na área da programação. A plataforma contém ótimos cursos para você aprender a programar. 

Está entre os melhores sites para aprender programação.

Esperamos que você tenha aprendido os melhores sites para aprender programação. São sites que irão te ajudar no processo, seja ele iniciante ou avançado. Boa sorte, e mão na massa!