Apple vs windows: veja as suas diferenças

Esse artigo irá mostrar todas as diferenças desses dois sistemas, vamos ver quem ganha essa briga de apple vs windows. Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber, explicando cada detalhe, mostrando as diferenças dos computadores e dos celulares. 

Lembrando que é sempre bom você ver quais são os seus reais propósitos, isso pode influenciar na hora de escolher um ou outro. Por isso vamos te mostrar as suas grandes diferenças, para você conseguir resolver essa batalha de apple vs windows.

Apple vs windows: um pouco sobre o sistema Mac

Vamos te mostrar alguns pontos que são bem diferentes entre apple vs windows, mostrando as suas principais funcionalidades.

apple vs windows
Conhecendo um pouco mais sobre o sistema Mac da Apple- Imagem: Canva Pro.

Visualização no sistema Mac OS

Ele dá a possibilidade de o usuário ter uma grande liberdade para personalizar o sistema e todo o ambiente operacional. Você consegue mudar o estilo de visualização em relação aos ícones e listas, podendo mudar cada uma ou todas as janelas. Podendo deixar como você realmente quer.

Você consegue mudar praticamente todo o visual do sistema, podendo criar o seu próprio estilo para navegar no sistema. E quando falamos em apple vs windows, essa liberdade na hora de mudar o estilo faz toda a diferença entre esses dois sistemas.

Mudar as coisas do seu lugar

Por exemplo, se o HD do seu dispositivo estiver cheio, você consegue arrastar a pasta ou programa para outro disco, e mesmo assim, o programa continuará funcionando normalmente no seu dispositivo.

Instalando e desinstalando 

Se você arrastar os arquivos, as extensões sobre o System Folder, o Mac coloca todos em seu devido lugar. Sozinho ele organiza tudo para você. Ele é bem prático e eficiente. 

Lixeira do Mac

A lixeira do Mac tem o comportamento comum, normal como os outros sistemas operacionais.

Integração com internet

O Mac vem com uma enorme capacidade de fazer buscas na internet. É só abrir o Sherlock, especificando o que você quer procurar, e ele irá te trazer dezenas de opções de site contendo o resumo de cada um. É um sistema fenomenal para você fazer as suas buscas na internet.

Formatos e nomes do arquivo

Não importa se você alterou o nome de um aplicativo ou pasta, o Mac sempre saberá a real fonte, o verdadeiro nome do arquivo ou pasta alterado. Caso você tenha se arrependido de ter alterado algo, fique tranquilo, o Mac sempre sabe a natureza de cada um deles.

Apple vs windows: um pouco sobre o sistema windows

Vamos te mostrar agora algumas caraterísticas do sistema windows, sendo realmente diferente de outros sistemas, sobretudo do sistema Mac, o qual estávamos vendo.

apple vs windows
Obtendo um pouco mais de conhecimento sobre o Windows da Microsoft – Imagem: Canva Pro.

Visualização de arquivos

O Windows, em relação à visualização de arquivos, ele meio que desestimula o usuário a fazer mudanças. Ele tem poucas opções para você mudar algo em relação a isso. Por isso a maioria dos sistemas Windows são muito parecidos. O sistema tem poucas coisas que valha mesmo ser mudado. 

Mudando as coisas do seu lugar

Você não tem a liberdade de mudar as coisas que você quer, simplesmente arrastando como no sistema Mac. Para você mudar, você precisa desinstalar determinada coisa para instalar em um lugar diferente, o lugar que você deseja. 

Instalando e desinstalando

O sistema do windows é tão complexo, que é difícil fazer uma desinstalação, a maioria dos programas atualmente já vem com um sistema para você fazer a desinstalação, devido a essa falha do sistema. 

No painel do próprio sistema windows tem um painel para você instalar e remover e adicionar programas, mas muitos programas não aparecem lá, porque o sistema não o reconhece, por isso você precisa fazer a desinstalação manualmente pelo próprio programa. 

Lixeira do windows

É uma lixeira que não funciona muito bem, podemos se dizer assim. Você não consegue desinstalar, por exemplo, programas arrastando-o para a lixeira. Também você não consegue ver a pasta que está dentro dela. 

Integração com a internet

Eles tentaram domar a internet possibilitando a navegação pelo seu disco, com uma visão semelhante ao da página Web. 

Formato e nome dos arquivos

O Windows tem um sistema interno de dados, que se chama registro. Se você renomear um arquivo sem a extensão, ele fica sem sentido para o sistema.

Diferença de preços

Confira agora um pouco sobre a diferença de preços que existe entre apple vs windows.

Apple vs windows: veja qual tem o melhor preço

Vamos te mostrar as diferenças de preço e o que você precisa saber na hora de fazer uma compra, ou seja, na hora de escolher entre esses dois sistemas.

Se você está pensando em economia, no seu dinheiro, o sistema windows tem uma enorme vantagem sobre o Mac. Caso você precise de um computador para estudar, ou para fazer outra coisa que não exija muito do sistema, o windows é a melhor escolha, sem dúvida alguma. 

Porém, caso você tenha que trabalhar pelo computador, nada melhor do que um Mac. Por isso você precisa primeiramente entender as suas reais necessidades na hora de efetuar uma compra. 

Qual é o mais seguro?

O Mac, sem dúvida alguma, é o sistema mais seguro. Quando estamos procurando qual o melhor sistema apple vs windows, sem dúvida o Mac é de longe mais seguro que o sistema windows. A Apple inclui várias medidas de segurança, medidas que farão com que os seus usuários fiquem tranquilos.

Então atacar um sistema da Apple é muito mais desafiador do que tentar invadir o sistema Windows. Veja a seguir algumas medidas de segurança:

  • GateKeeper: é um recurso que barra qual tentativa de um programa funcionar no seu sistema. Ele verifica o programa antes que ele seja instalado no sistema. E isso faz com que o seu usuário não abra sem querer um vírus no seu sistema;
  • X Project: é um antivírus integrado pelo sistema, Apple. O objetivo dele é se concentrar nas atividades do seu navegador, procurando ameaças futuras. Quando você for baixar algum arquivo da internet, você verá que aparecerá um aviso na tela. Te avisando da onde esse arquivo foi baixado, e se você realmente quer abrir ou não esse arquivo. Ele ajuda muito a barrar arquivos maliciosos da internet.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, te levando a solucionar esse problema entre apple vs windows. Agora é só você ver as suas reais necessidades e escolher.