YouTube não abre na Smart TV: entenda os motivos

Não se desespere porque o YouTube não abre na smart tv. Vamos te mostrar como você pode solucionar esse problema, te mostrando diversas maneiras para você conseguir e arrumar esse bug. 

Sem contar que o YouTube é um dos aplicativos mais populares, por isso é terrível ficar sem ele. O aplicativo está presente em praticamente todas as fabricantes.

Um dos motivos mais comuns para esse erro, é a interrupção do suporte do Google. Ou também o aplicativo pode parar de funcionar por conta dos cachês, que podem ser solucionados com um reset. Então, vamos mostrar algumas maneiras de você solucionar essas falhas do seu sistema. 

Você irá ver que YouTube não abre na smart tv por causa de vários motivos. Dos motivos mais complexos dos mais bobos possíveis.

É só você seguir essas dicas que daremos a seguir.

YouTube não abre na smart tv: alguns meios para você solucionar esse problema na sua televisão

Vamos te mostrar alguns modos que você pode fazer na sua televisão para solucionar esse problema.

Cheque a conexão e reinicia a sua televisão

A primeira coisa que você pode fazer quando o seu aplicativo falhar, é checar primeiramente a sua conexão. Certifique-se se os outros aplicativos conectados na sua rede Wi-Fi estão funcionando normalmente. 

Caso você tenha um problema de conectividade ou algum erro de cachês, desligue o roteador e a sua televisão da tomada. Quando for ligar, é recomendado que você segure o botão de “Ligar” do seu controle, mesmo com a sua televisão fora da tomada. 

Espere um pouco, aproximadamente 3 minutos, aí você liga os seus aparelhos novamente na tomada. Aguarde fazer todas as conexões e tente abrir o seu aplicativo novamente. 

Caso o problema persista, e o YouTube não abre na smart tv, não se preocupe! Mostraremos alguns outros meios para você fazer para solucionar esse problema.

youtube não abre na smart tv
Verificando a internet da TV Smart – Imagem: Canva Pro.

Altere o DNS

Se por um acaso a sua televisão foi fabricada antes de 2012, então, é bem provável que a sua televisão não seja compatível. Então, você pode solucionar esse problema trocando o DNS. Deixando claro que esse procedimento vai variar de aparelho para aparelho.

Abra a “Configuração” de sua televisão, e vá em “Ajustes de IP”. E quando você entrar no de DNS, coloque os valores “8.8.8.8” no primeiro campo que irá aparecer, e no segundo campo você coloca “8.8.4.4” (quando você for colocar esses valores, coloque-os sem aspas).

Atualize o Firmware

Apesar de algumas televisões terem sido fabricadas antes de 2012, alguns usuários relataram uma melhora significativa após atualizarem o software.

É só você ir à “Configuração geral” de sua televisão, e verificar se há atualizações. Se caso tiver, clique em “Atualizar”. Esse procedimento pode levar algum tempo. 

Limpando o cache do YouTube

O aplicativo do YouTube na TV, como todos os outros aplicativos, fica sobrecarregado. Vamos te ensinar o que você precisa fazer para limpar o cache, dando mais espaço para o aplicativo.

  • Acesse as configurações de sua smart Tv;
  • Selecione a opção “Aplicativo”;
  • Procure o aplicativo do YouTube, abra ele, e selecione “Limpar Dados”. Agora é dar ok e ver se o aplicativo irá funcionar.

Coloque a data e a hora da TV no automático

Muitas vezes o YouTube não abre na smart tv, por incrível que pareça, por conta da taxa e hora errada. Às vezes o problema no seu YouTube persiste, por conta da data e a hora estar no modo manual. A melhor coisa é você deixar no modo automático, para a televisão arrumar o horário sozinho quando precisar.

Se você não sabe como fazer para deixar data e hora no modo automático, siga os passos a seguir:

  • Pegue o controle da televisão, e aperte o “Menu”.
  • Agora, procura a opção “Ajustes” ou “Configurações”;
  • Selecione a opção “Data Hora”;
  • E escolha a opção “Data e Hora Automáticas”. Simples assim!

Agora você retorne no aplicativo do YouTube na sua televisão para ver se o erro persiste. 

Acesse via navegador

Alguns dos fabricantes sugerem que os donos de televisão mais antiga, acessem o YouTube através do navegador da televisão. Se a sua televisão é mais antiga e o YouTube não abre na smart tv, você recorre a essa saída. 

Embora essa opção seja um pouco mais restrita, porque não são todas que vem com um sistema de navegação na internet.

Para saber se você consegue utilizar essa função, abra o navegador de sua televisão e digite “YouTube” na barra de navegação do endereço.

Caso o YouTube não abre na smart tv, mesmo você passando por todos esses procedimentos acima, vamos te ensinar outras maneiras. Você terá que baixar aplicativos, aplicativos que o ajudarão a espalhar a imagem para a sua televisão.

youtube não abre na smart tv
Acessando o YouTube pelo navegador – Imagem: Canva Pro.

Melhores aplicativos para espelhar no computador

Esse é dos meios mais usados atualmente. Porque praticamente todos os celulares conseguem fazer isso, de maneira muito rápida e simples.

Porque caso você faça tudo e mesmo assim o YouTube não abre na smart tv, você pode usar essa saída. 

Chrome Remote Desktop

Caso você utilize o Chrome como navegador, você pode facilmente usar esse recurso. Você consegue usar ele tanto no seu celular quanto no seu computador.

Ele é considerado um dos melhores programas grátis para isso, sem contar que ele é muito fácil.

Google Home

Quando falamos de aplicativos para espelhar a imagem do celular para a televisão, esse aqui é o melhor aplicativo. Lembrando que ele é totalmente gratuito. 

Apower Mirror

Esse aqui é um dos melhores aplicativos para espelhar. Além de você conseguir espelhar vídeos do YouTube, você também consegue espelhar imagens, jogos, e até mesmo textos.

Se você não procura um vídeo que espelha somente vídeo e imagem, então, esse aplicativo é perfeito para você. 

Microsoft Remote Desktop

O grande diferencial desse aplicativo, é que ele permite que o usuário compartilhe vídeos e áudios em altas qualidades. 

Ele não só ajudará o YouTube não abre na smart tv, como também vai abrir, além dos vídeos, os seus áudios em altíssima qualidade. 

Esperamos ter ajudado você a resolver esse problema, para você conseguir usar novamente o aplicativo do YouTube, e se divertir!

Agora que você entendeu porque o YouTube não abre na smart tv, ficará mais fácil de você solucionar o problema quando ele aparecer na sua frente.