Hacker é uma profissão? Tudo que você precisa saber sobre o mundo hacker

Quando falamos de hacker, principalmente quando afirmamos ou questionamos se hacker é uma profissão, deixamos muitas pessoas assustadas. Isso acontece por conta da ideia equivocada de que eles são criminosos, e usam a tecnologia para enganar e enriquecer. 

Mas essa ideia foi implantada em nossa cabeça. Quer um bom exemplo? Abra o seu navegador, e pesquise a palavra hacker. Você verá que as imagens relacionadas são de pessoas se escondendo e imagens mais escuras, com um ar sombrio.

Mas fique tranquilo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre eles, e quebrar alguns preconceitos criados em torno disso, fazendo com que nos afastemos do assunto sem mesmo conhecê-lo direito.

Nesse artigo iremos mostrar os diferentes tipos de hackers, e como você pode usar um hacker a seu favor, caso seja necessário. Também iremos mostrar a você que sim, hacker é uma profissão. 

Hacker é uma profissão? O que é hacker? 

O termo “Hacker” é frequentemente usado para se referir a criminosos de computador, mas a verdade é que hackear pode ser bom ou ruim. Hacker simplesmente se refere ao ato de usar um computador para fazer algo que não foi planejado pelo criador do sistema.

Existem diferentes tipos de hacking, mas alguns exemplos comuns incluem:

  • Acesso não autorizado: é quando alguém obtém acesso a um sistema ou dados sem permissão. Isso pode ser feito adivinhando senhas, explorando vulnerabilidades de segurança ou usando técnicas de engenharia social para induzir alguém a dar acesso;
  • Ataques de negação de serviço: esses ataques sobrecarregam um sistema com solicitações para que ele não funcione corretamente. Isso pode ser feito inundando um servidor com solicitações de vários computadores ou enviando excesso de dados que sobrecarregam os recursos do sistema;
  • Malware: é um software projetado para danificar ou interromper um sistema. Ele pode incluir vírus, cavalos de tróia que excluem arquivos, roubam informações ou dão aos invasores controle sobre o computador da vítima.

Os diferentes tipos de hackers

Existem dois tipos principais de hacking: chapéu branco e chapéu preto. Vamos te explicar agora quais são as diferenças entre eles: 

Os hackers de chapéu branco também são conhecidos como hackers éticos, e usam suas habilidades para “o bem”, como encontrar vulnerabilidades de segurança e ajudar as organizações a corrigi-las antes que possam ser exploradas por criminosos. Para estes, o mundo hacker é uma profissão. 

Os hackers de chapéu preto são os que você costuma ouvir nas notícias, pois usam suas habilidades para fins ilegais, como roubar informações ou causar danos aos sistemas.

hacker é uma profissão
Diferentes tipos de hackers – Imagem: Canva Pro.

Como se tornar um hacker profissional

Para se tornar um hacker, você precisará aprender uma variedade de habilidades. 

Essas habilidades podem ser aprendidas através de faculdades e cursos ou por conta própria. Algumas das habilidades que você precisará aprender incluem:

  • Programação de computador: esta é a habilidade mais essencial para qualquer hacker. Sem ele, você não conseguirá entender como os sistemas funcionam ou como explorá-los;
  • Rede: um bom entendimento de rede é necessário para poder invadir sistemas remotos;
  • Criptografia: este é usado para proteger as informações de serem acessadas por pessoas não autorizadas. Também pode ser usado para dificultar o rastreamento de um hacker até sua origem.

Hacker é uma profissão, mas o que vai determinar isso, é como os hackers vão trabalhar essas habilidades citadas acima, ou seja, se irão utilizá-las para o bem ou para o mal.

As ferramentas que você precisa usar para se tornar um hacker

Agora que você viu que hacker é uma profissão, e se interessou pela área, vamos mostrar algumas ferramentas que você precisa ter, pois para se tornar um bom hacker, você precisará ter acesso às ferramentas certas. Algumas das ferramentas mais essenciais que você vai precisar incluem:

  • Um computador: esta é obviamente a ferramenta mais essencial que você precisará para se tornar um hacker. Certifique-se de que seu computador seja poderoso o suficiente para executar o software que você usará. Porque normalmente são programas pesados;
  • Uma conexão com a Internet: você precisará de uma conexão de Internet rápida e confiável para realizar muitas das tarefas associadas aos hackers;
  • Software de hacking: existem muitos tipos de software que são destinados exatamente para os hackers. Alguns deles incluem crackers de senha, scanners de rede e scanners de vulnerabilidade de aplicativos da web.

Como usar esse mundo hacker a seu favor

Agora que você viu que hacker é uma profissão, vamos mostrar os seus benefícios. Os benefícios de ser um hacker são muitos e variados. Mas, ainda assim, talvez o benefício mais óbvio seja porque, ao se tornar um hacker, você pode obter acesso a informações ou sistemas que não conseguiria acessar de outra forma. Informações que podem ser, muitas vezes, valiosas.

Além disso, ser um hacker pode te dar uma vantagem competitiva nos negócios ou permitir que você proteja melhor seus próprios sistemas, entendendo como eles podem ser atacados.

Pois, quando você conhece como funciona o sistema, você consegue protegê-lo melhor, sabendo também quais os passos que um hacker pode tomar para invadir o seu sistema e se prevenindo de todos eles.

hacker é uma profissão
Como utilizar o mundo dos hackers a seu favor – Imagem: Canva Pro.

Os Riscos de ser um hacker

Quando você possui algum tipo de habilidade especial, dependendo da habilidade, há riscos envolvidos, e quando falamos em hackear, não é diferente. Se você usar suas habilidades para fins maliciosos, possivelmente terá que enfrentar a lei em algum momento. 

Além disso, mesmo que você use suas habilidades para o bem, sempre há a possibilidade das coisas darem errado, o que pode levar a consequências negativas, como perda de dados, por exemplo.

Mas, se você utilizar sua mais nova habilidade de hackear para fins benignos, com certeza colherá bons lucros desta prática.

Hackear pode ser uma ótima maneira de progredir na vida, mas vem com seus próprios riscos. Se você está pensando em se tornar um hacker, certifique-se de saber o que está fazendo e como usar suas habilidades para o bem. 

Com o conhecimento e a motivação certos, o hacking pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa. E sim, hacker é uma profissão!