Como proteger meu computador dos ataques na internet

Na era digital de hoje, é importante saber como proteger meu computador contra vírus e malwares. Embora existam muitas maneiras de fazer isso, algumas das mais eficazes incluem manter seu software atualizado, instalar software antivírus e antimalware, usar um firewall e ter cuidado com o que você clica.

Como proteger meu computador? Mantenha o seu software atualizado

Porque as atualizações de software são importantes? As atualizações de software são importantes porque corrigem vulnerabilidades de segurança em seu software.

Os hackers podem explorar essas vulnerabilidades para obter acesso ao seu computador ou dados. Ao manter seu software atualizado, você consegue ajudar o seu computador a se manter protegido desses ataques.

Como configurar seu software para atualização automática

A maioria dos softwares tem a opção de atualizar automaticamente. Para encontrar essa configuração, faça o seguinte:

  • Abra o software e procure uma opção “Configurações” ou “Preferências”;
  • Após abrir as configurações, procure a opção “Atualizar” ou “Verificar atualizações”;
  • Selecione esta opção e escolha com que frequência você deseja que o software verifique as futuras atualizações, ou seja, diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Instale software antivírus e antimalware

Você precisa de um software antivírus para proteger seu computador contra vírus e malwares. Isso porque os vírus e malwares podem causar estragos em seu computador, como excluir arquivos importantes, roubar informações pessoais e até mesmo tornar seu computador inutilizável.

como proteger meu computador
Como proteger meu computador dos ataques – Imagem: Canva Pro.

Existem muitos tipos de softwares antivírus e antimalwares disponíveis, por isso é importante escolher o certo para suas necessidades. Porém, alguns fatores precisam ser considerados na hora de escolher o melhor software.

Por exemplo, alguns pontos a serem considerados incluem se você deseja uma opção gratuita ou paga, com que frequência deseja que o software verifique seu computador e qual nível de proteção você precisa. Antes de você procurar: “Como proteger meu computador?”, veja qual é a maneira que você usa o seu computador, e também a frequência com que faz isso.

Também é importante manter seu software antivírus e antimalware atualizado. As atualizações geralmente incluem novos recursos e aprimoramentos de segurança que podem ajudar a proteger seu computador contra as ameaças mais recentes. 

Como escolher o software antivírus e antimalware certo para suas necessidades

Existem versões pagas e gratuitas, prós e contras em ambos, pois as opções gratuitas podem ter menos recursos do que as pagas, mas normalmente são boas o suficiente para a maioria dos usuários. Tudo depende de como você usa o seu computador. Se você não tiver certeza de qual caminho seguir, experimente algumas opções diferentes antes de decidir.

Agora, se você realiza atividades mais delicadas, como transações bancárias ou compras on-line, precisará de uma proteção mais forte, ou seja, talvez versões pagas sejam a sua melhor opção. Existem muitos níveis diferentes de proteção disponíveis, então se certifique de escolher um que atenda às suas necessidades.

Como instalar e configurar seu software antivírus e antimalware

Instalar e configurar seu software antivírus e antimalware é um processo simples e essencial para saber como proteger meu computador:

  • Primeiro, baixe o software da internet, a maioria das empresas tem versões gratuitas de seus softwares disponíveis para download em seu site; 
  • Após o download do software, clique duas vezes no arquivo para iniciar a instalação. O processo de instalação varia conforme o software que você está usando, mas deve ser simples;
  • Depois que o software estiver instalado, você precisará configurá-lo. Isso inclui configurar verificações em tempo real ou agendadas, escolher quais tipos de arquivos verificar e decidir com que frequência executar verificações.

Use um firewall

Um firewall é um sistema de segurança de rede que monitora e controla o tráfego de rede de entrada e saída com base em algumas regras de segurança predeterminadas. Essa ferramenta pode ser hardware, software ou ambos.

Os firewalls de hardware são geralmente instalados em roteadores, enquanto os firewalls de software podem ser instalados em computadores individuais.

Essa ferramenta funciona inspecionando cada pacote de dados que passa pela rede e comparando-o com um conjunto de regras, assim, é uma das opções de como proteger meu computador.

Se o pacote atender aos critérios especificados nas regras, ele poderá passar, se não, está bloqueado. Isso ajuda a evitar que usuários não autorizados tenham acesso à sua rede e impede que malwares se espalhem pela rede. E quando falamos em como proteger meu computador, essa é uma ótima saída.

Como escolher e configurar um firewall para suas necessidades

Existem muitos tipos de firewalls disponíveis, por isso é importante escolher um que seja adequado às suas necessidades.

Após escolher o ideal para você, será preciso configurá-lo. Isso envolve especificar quais tipos de tráfego devem ser permitidos ou bloqueados pelo firewall. Por exemplo, você pode permitir todo o tráfego de saída, mas permitir apenas determinados tipos de tráfego de entrada, como o HTTP. 

Como alternativa, você pode bloquear todo o tráfego de entrada, exceto endereços IP específicos.

A configuração de um firewall pode ser complexa, portanto, geralmente é melhor consultar seu ISP ou departamento de TI para obter ajuda, se possível.

Cuidado com o que você clica

O phishing por e-mail é um tipo de ataque online em que os criminosos enviam e-mails falsos que parecem ser de organizações nas quais você confia. 

Quando falamos em como proteger meu computador, devemos ter cuidado sobre onde clicar, principalmente por conta do ataque online que acabamos de explicar.

Eles geralmente tentam induzi-lo a clicar em um link que o levará a um site malicioso ou a baixar automaticamente um malware. E-mails de phishing podem parecer muito convincentes, mas existem algumas maneiras de saber se um e-mail é real ou não:

como proteger meu computador
maneiras de proteger o computador na internet – Imagem: Canva Pro.
  • O endereço de e-mail pode não corresponder à organização da qual afirma ser. Por exemplo, um e-mail de “Apple” pode ser de “[email protected]”;
  • A mensagem pode conter erros de digitação ou gramaticais;
  • A mensagem pode solicitar informações pessoais ou credenciais de login. Organizações reais nunca pedirão essas informações por e-mail;
  • A mensagem pode conter linguagem ameaçadora ou urgente destinada a fazer você agir rapidamente sem pensar.

Agora que você já sabe como proteger meu computador e como se proteger na internet, está na hora de colocar tudo que aprendeu aqui em prática e deixar o seu computador muito mais seguro para uso.