Descubra se tem como bloquear ligação no WhatsApp

Quem nunca recebeu aquela ligação indesejada no WhatsApp e teve vontade de bloqueá-la? É bem chato receber esse tipo de ligação e não poder fazer nada, não é mesmo? Muitos usuários do aplicativo vivem com a constante dúvida se tem como bloquear ligação no WhatsApp.

Mas nós viemos te trazer a triste notícia que, infelizmente, o mensageiro ainda não deu a possibilidade aos usuários de bloquear somente as chamadas que não desejam atender, ao contrário do seu grande rival, o Telegram.

Carente desta função, os usuários do WhatsApp precisam recorrer a outras funcionalidades presentes na plataforma, para saber s tem como bloquear ligação no WhatsApp ou seja, a pessoa necessita bloquear o contato por completo para não receber mais ligações dela, porém ao fazer isso o usuário não poderá ter mais nenhum tipo de interação com a outra pessoa, nem por mensagens, nem por ligações.

Outra opção é silenciar as notificações de determinado contato, mas para os usuários de iPhone isso quer dizer que silenciar qualquer notificação da pessoa, para os usuários de Android já tem a possibilidade de silenciar somente as ligações, isso pode amenizar um pouco a inconveniência das ligações sem que o contato seja bloqueado por completo. 

Se você quer saber se tem como bloquear ligação no WhatsApp de outras formas ou silenciar notificações, continue essa leitura e veja mais algumas possibilidades existentes, tanto para Android, quanto para iOS (iPhone). Acompanhe atentamente!

Veja se tem como bloquear ligação no WhatsApp

Bom, como já dissemos logo acima, não tem como bloquear ligação no WhatsApp, ou seja, é preciso bloquear o contato por completo para não receber ligações indesejadas.

Mas, se isso é o que você realmente deseja para se ver livre de contatos impertinentes, com certeza essa é a opção mais viável para seu caso. 

Porém, é importante ressaltar que você não poderá mais receber nem enviar mensagens de qualquer origem para o determinado contato, ou seja, as ligações indesejadas que você recebia não poderão mais chegar até você, pois o contato está bloqueado. 

Se você se interessou por essa opção, veja a seguir de qual maneira é preciso prosseguir para realizar o bloqueio com sucesso:

  • Primeiramente é preciso estar com o WhatsApp aberto;
  • Em seguida vá até o chat da pessoa, toque na foto, role a tela para baixo e clique em “Bloquear”(Android) ou em “Bloquear Contato” (iOS), se for preciso faça a confirmação do bloqueio na seguinte janela ;
  • Pronto, agora você já está com o contato bloqueado e não poderá mais enviar ou receber mensagens desta pessoa.
tem como bloquear ligação no WhatsApp
como bloquear ligação no WhatsApp – Imagem: Canva Pro.

Como silenciar as notificações do WhatsApp?

Já vimos acima que não tem como bloquear ligação no WhatsApp, a não ser tomando medidas mais drásticas, dando um “block” no contato, porém se não quer ir por esse caminho é possível somente silenciar as notificações das ligações do contato em que você não deseja mais receber chamadas. 

Então, para medidas um pouco menos radicais, você pode adotar o silenciador de notificações de chamadas da plataforma do WhatsApp.

Mas, para os usuários de iPhone talvez essa não seja uma boa ideia, pois vai fazer com que usuário silencie todas as notificações desse contato, ou seja, não vai saber quando mandou mensagem ou fez uma chamada com você. Por outro lado, para os usuários de celulares com sistema Android, é possível silenciar somente as notificações de chamadas.

Como silenciar notificações no sistema Android 

Essa é uma etapa para que os usuários do sistema Android aprendam como silenciar as notificações de chamada na plataforma. Veja a seguir:

  • Abra o aplicativo WhatsApp no seu Android;
  • Depois abra o chat (conversa) na qual deseja silenciar as notificações;
  • Em seguida clique na foto, número ou nome da pessoa;
  • Escolha a opção “Notificações personalizadas”, na tela seguinte selecione a opção “Usar notificações personalizadas”;
  • Ainda dentro da opção notificações, role a tela para baixo e clique na opção “Toque”;
  • Neste mesmo menu, escolha a opção “Nenhum”, o mesmo processo deve ser feito para as vibrações.

Vale ressaltar que ainda é possível receber a notificação da ligação, porém seu celular não irá nem tocar e nem vibrar. Dessa forma você não verá mais quando receber ligações indesejadas.

Seguindo essa dica, tem como bloquear ligação no WhatsApp, no caso as notíficações da mesma.

Como silenciar notificações no sistema iOS (iPhone)

Agora chegou a vez dos usuários de iPhone aprenderem de que maneira é possível silenciar as notificações de terminado contado, lembrando que para esses usuários a plataforma só permite que os usuários silenciem todas as notificações da pessoa, não somente das pessoas:

  • Já com o aplicativo de mensagem aberto, entre no número da pessoa em que deseja silenciar as notificações;
  • Escolha a opção silenciar e na seguinte janela escolha qual vai ser o tempo em que a pessoa ficará silenciada.

Também é possível silenciar as notificações através das conversas, basta escolher a opção “Mais”, clique em “Silenciar” e depois é só escolher por quanto tempo essa pessoa irá ficar silenciada. 

tem como bloquear ligação no WhatsApp
bloquear ligação no WhatsApp – Imagem: Canva Pro

Outras opções de silenciar

Como você já sabe que não tem como bloquear ligação no WhatsApp, mas você viu que tem outras funcionalidades do aplicativo que permite se você “se livre” de algumas notificações, que é o caso do silenciador de notificações.

Essa função permite silenciar vários tipos de notificações no seu aplicativo de mensagens e ainda escolher por quanto tempo o contato ficará silenciado. Vale ressaltar que é possível silenciar as notificações de grupos, conversas privadas e chamadas, há também a opção de silenciar um status de algum contato que não queira ver.

Então, mesmo que o WhatsApp não seja permitido bloquear somente chamadas, a plataforma te oferece outras opções que podem ser bem úteis no dia a dia, como quando você tem vários grupos e não deseja ficar recebendo várias notificações o tempo todo.

Outra maneira de não receber a notificação por toque ou vibração é quando a conversa é arquivada, assim quando a pessoa enviar uma mensagem ela só aparecerá uma pequena sinalização discreta ao lado da caixa de arquivados que você tem uma mensagem.

E caso você não queira receber nenhum tipo de notificação do aplicativo, basta você entrar nas configurações do aplicativo e desativar as notificações tanto de conversas, quanto de grupos.