Veja como usar a função procv e outras do Excel que todo mundo precisa

Atualmente, a maioria das empresas preza pelo conhecimento de Excel, seja para realizar tarefas fáceis ou até mesmo funções mais difíceis. Por isso, muitas pessoas se perguntam como usar a função PROCV do Excel, e hoje mostraremos neste artigo como utilizá-la, porém vamos entender também um pouco mais sobre o Excel e o restante do pacote office.

O Excel é o programa de organização de dados e visualização da Microsoft, onde juntamente com outros programas igualmente essenciais para o dia a dia, organização e gestão pessoal ou profissional, como Word, Powerpoint e Outlook fazem parte do gerenciamento de quase todas as empresas, o que faz de qualquer pessoa que possua o entendimento e maestria em qualquer um destes produtos seja um profissional extremamente visado e buscado para as melhores vagas de determinadas empresas, com isso, se você busca por melhores oportunidades de emprego é essencial saber o básico do Excel e até mesmo saber como usar a função procv.

No mercado de trabalho atual, em que o desemprego só cresce e há muito tempo não há um equilíbrio na balança, ninguém pode se dar ao luxo de perder um trabalho ou então não conseguir uma vaga por conta de uma habilidade simples que em pouco tempo pode ser aprendida e aplicada mudando de patamar a sua capacidade e preparo dentro da empresa.

Apenas possuindo experiência e conhecimento básico dos aplicativos e softwares da Microsoft Office, que são os itens da gigante da tecnologia que são voltados para auxiliar a gestão das empresas, você consegue ir muito mais longe na carreira, sendo que é possível aprender tudo sobre os apps sem investir um só real, apenas procurando e estudando com tutoriais e videoaulas que podem ser encontradas no YouTube que ensinam com perfeição como utilizar os comandos básicos e como usar a função procv.

O aplicativo é um dos mais populares para gestão, seja em empresas ou até mesmo no dia a dia, com as finanças pessoais, o que faz dele algo que pode sempre ser aplicado e seu aprendizado não vai ser inútil de forma alguma, sendo aplicado na empresa que trabalha, em seu negócio pessoal ou até mesmo na sua vida pessoal.

Como funciona o excel

A plataforma vai muito além de como usar a função procv pois, é um aplicativo de visualização de planilhas, com diversas funcionalidades que faz com que as pessoas e empresas consigam uma gestão muito precisa dos dados e informações transformando tudo em bons gráficos e relatórios muito dinâmicos que conseguem relacionar até mesmo assuntos que aparentemente não possuem correlação, além, de relatórios muito dinâmicos.

Além claro, de melhorar muito o processo de gestão automatizando diversas funções e aumentando muito a gestão, pois poupa tempo e deixa melhor a sua visualização.

Atingindo diversos departamentos, com controles voltados para o financeiro, logística, gestão de pessoas, controle de informações e até mesmo o dia a dia. Com como usar a função procv que se aplica a todas essas funcionalidades.

Mas pensando em te ajudar e melhorar muito o seu nível de uso do pacote office elaboramos todo este artigo que tem mais de que o ensinamento de como usar a função procv, mas também todas as outras fórmulas e funções mais populares do mercado.

como usar a função procv
Imagem: Canva Pro.

Como usar a função PROCV

Para começar este artigo da forma correta, não poderia ser de outra forma, a não ser com o uso da PROCV ou VLOOKUP que é o seu nome em inglês, para a maioria das pessoas esta é um grande divisor de águas, pois, ela muito facilmente está no meio da transição e aprendizado, não é uma função extremamente básica como SOMA ou SOMASE.

Da mesma forma que não chega a ser extremamente complexa com diversas outras e por outro lado essa é uma das mais utilizadas do mundo.

De uma forma muito simplificada, para saber como usar a função PROCV é preciso entender para que ela serve, por isso vamos a uma rápida introdução:

A PROCV tem o objetivo de buscar alguma informação dentro de um banco de dados, sendo necessário o uso de quatro elementos para determinar o que se procura, como por exemplo:

  • O valor da pesquisa – O dado de base que você já possui e vai te indicar o que está procurando;
  • O intervalo de procura – É o lugar em que a função vai buscar pelas informações, de preferência seja muito objetivo para melhorar o processo e deixar o processamento mais objetivo;
  • O número da coluna na qual você deseja retornar o valor da outra planilha;
  • O tipo de correspondência que está buscando, podendo ser falso ou verdadeiro. Caso você não define o valor da correspondência o padrão é que retorne como verdadeiro, sendo assim, caso esteja em busca de um tipo falso, não deixe de especificar isso.

O padrão da função é exatamente este: =PROCV(Valor_procurado;intervalo;númcoluna;correspondência)

Com utilizar a função de Soma

Se por um lado temos a explicação de como usar a função PROCV em que pode ser muito complexa com diversos problemas em seu entendimento, do outro há a mais simples função possível.

Por mais que a PROCV seja uma das mais úteis e utilizadas de todas, ela ainda assim perde para a SOMA, que dispensa apresentações, seu nome é completamente intuitivo, possuindo muitas aplicações, pois ela soma todos os valores de um determinado intervalo por você estabelecido.

Basta digitar = SOMA e selecionar a coluna, linha ou até mesmo valores aleatórios que será possível fazer o seu uso, com o software te entregando a soma muito rapidamente e sem o mesmo processo de entendimento demorado e trabalho que é preciso para saber como usar a função PROCV.

como usar a função procv
Imagem: Canva Pro.

Função SE

Introduzindo um pouco de cada tipo de função, o momento é de realizar uma função no forma de SE, que antes de mais nada ela realiza um teste lógico, e é programada para que a partir do valor seja tomada uma atitude ou não.

A sua aplicação é muito mais intuitiva e não requer grande trabalho assim como usar a função procv, o que faz com que em muito pouco tempo e com pouco esforço você já consiga realizar grandes melhorias em sua planilhas com automações, gestão de processos e crie até mesmos raciocínios lógicos que faz com que sua comunicação seja muito profissional e rápida.