Meu celular caiu no vaso o que fazer? Veja como salvá-lo

Os aparelhos smartphones se tornaram grandes aliados das pessoas, sendo muito utilizados em qualquer circunstância, seja durante o dia a dia como um simples aparelho de ligação, ou então um faz tudo, com relógio, informações, lista de afazeres, alarme, agenda, calculadora e muito mais. Por isso, é sempre desesperador passar por situações em que o meu celular caiu no vaso o que fazer.

Os aparelhos são um dos itens mais indispensáveis do mundo, não é atoa que existem mais celulares no Brasil do que pessoas, isso só serve para provar que a relação entre os homens e seus aparelhos é extremamente benéfica, servindo para socializar, conversar com a família, participar de discussões e debates, estudar, trabalhar, e até mesmo assistir e consumir conteúdo.

Por conta justamente deste amplo leque de possibilidades, em que o smartphone assume qualquer função, seja entretenimento, estudo, comunicação e até mesmo consumo de notícias e conversas que situações inusitadas podem ocorrer, como, por exemplo “o meu celular caiu no vaso o que fazer”.

Bom, falando sinceramente, a palavra “inusitada” não se encaixa perfeitamente neste contexto, pois ela significa fato ou circunstância fora do comum e nos dias de hoje, todo mundo conhece ou já ouviu de alguém que passa pela situação, ou então é a pessoa que está desesperada e foi ao google pesquisar o que fazer pois, o meu celular caiu no vaso o que fazer.

Se está passando por esta situação, em primeiro lugar não se sinta para baixo, isso é muito mais comum do que parece, todos já passaram por esta exata situação ou algo muito parecido.

Com isso, a primeira coisa que deve-se fazer é manter a calma, e sim, o seu aparelho possui salvação, a maioria dos casos em que o aparelho tem contato com água, ele pode ser salvo, inclusive caso esteja em contato com água salgada. Basta que você siga os passos corretos e busque amenizar os danos no smartphone.

A primeira coisa que deve ser compreendida, é que o item que mais corre risco não é a tela, por mais que ela funcione com energia, e seja sim, delicada, a sua maior preocupação deve ser os circuitos internos do aparelho.
Estar em contato com água pode gerar manchas no display, porém, esse problema é estético, não afeta o funcionamento do aparelho e suas partes.

Já sabendo quais devem ser suas maiores preocupações em relação à situação do aparelho, podemos partir para as atitudes que realmente vão melhorar as suas chances de ter o seu celular de volta sem maiores danos, por isso vamos para as ações que vão salvar da situação em que meu celular caiu no vaso o que fazer.

Meu celular caiu no vaso o que fazer: Primeiro passo

A primeira coisa que deve ser feita para diminuir os danos após o acontecimento é retirar o aparelho da água o mais rápido o possível, cada segundo a menos que ele passe em contato com líquidos a chance de recuperar o aparelho cresce mais e mais.

Após retirá-lo da água se certifique de secá-lo por completo, tirando até mesmo as gotas que estão acima dele ou vapor de água.

Desligue o aparelho

A reação padrão de qualquer pessoa que possui o seu aparelho molhado é de ligá-lo para ter certeza que está funcionando corretamente, porém, essa é uma das piores atitudes que podem ser tomadas e muito facilmente consegue piorar muito a situação.

Resista a tentação de ligar a tela e desbloquear para saber como ele está funcionando.
O simples ato de ligar o aparelho vai fazer com que os circuitos internos dele voltem a funcionar, passando a energia de um lugar para outro, fazendo assim, o risco de curto circuitos ocorrerem crescerem muito.

Passando pela situação em que meu celular caiu no vaso o que fazer, o correto a se fazer é não ligar o aparelho, pelo contrário, desligá-lo completamente e assim mantê-lo por um bom tempo, por volta de 24 horas.

meu celular caiu no vaso o que fazer
Imagem: Canva Pro.

Retire água sem espalhar

Após desligar o aparelho, e separá-lo em partes se for possível é hora de secar as suas peças, mas isso deve ser feito com muito cuidado.

O grande erro das pessoas que molharam o aparelho é que no desespero em que o meu celular caiu no vaso o que fazer, elas começam a secá-lo de qualquer forma, seja esfregando na roupa ou então balançando para sair a água.

O que surte o efeito contrário em que o líquido vai se movimentar, atingindo assim, locais que antes estavam secos e deixando o dano ainda pior.

Por isso, o correto a se fazer é separar as peças, colocar cada uma delas em uma superfície fixa e com um papel toalha ir encostando nas áreas que estão molhadas, sem esfregar ou balançar o aparelho.

Coloque no arroz

Durante o processo de recuperação do aparelho é comum haver pressa, pois na situação “meu celular caiu no vaso o que fazer” o desespero é muito grande, mas um dos passos mais importantes e decisivos é esse, por isso é necessário muita atenção para fazê-lo da forma correta.

Após desmontar por completo o aparelho, retirando os chips, cartões de memória, bateria, capas e tudo mais, se certifique que não há mais nenhum fiapo de guardanapo da secagem anterior.

Um dos truques mais comuns das pessoas que têm os seus smartphones inundados é colocá-lo no arroz, essa estratégia realmente funciona, uma vez que os grãos de arroz são vegetais que absorvem água no longo prazo, o que vai fazer com que ele retire aos poucos a água que está dentro dos componentes de seu aparelho, deixando-o seco.

Para isso, com as peças em mão, coloque o aparelho sobre uma boa camada de arroz, espalhe as suas peças e cubra com mais grãos e logo em seguida tampe o pote para que não haja interferência por conta da umidade do ar.

Para que o problema de água e que o meu celular caiu no vaso o que fazer seja resolvido, ele deve permanecer no arroz por no mínimo 24 horas para ter certeza que o processo de absorção seja completo.

Mesmo com o desespero da situação em que meu celular caiu no vaso o que fazer, o principal é manter a calma para não piorar a situação e deixar tudo pior, por isso, calma e faça tudo da forma como foi dita para não causar mais danos ou piorar a situação que já é delicada.

meu celular caiu no vaso o que fazer
Imagem: Canva Pro.