Como fazer para gravar uma ligação pelo google sem usar apps

Gravar uma ligação é sempre algo muito controverso, se por um lado uma simples gravação pode servir apenas como um registro dos momentos, de um outro ponto de vista elas podem ser uma grande invasão de privacidade e gerar muitos problemas para a pessoa que grava sem o consentimento. E como se não bastasse, é muito comum que pessoas sequer saibam como fazer para gravar uma ligação.

Deixando de lado a parte ética de realizar uma gravação e indo apenas para o campo prático o simples ato de realizar o registro de o que está sendo dito, como é dito e todas as circunstâncias pode ser algo extremamente benéfico, seja para guardar recordação, registrar que algo foi dito, ou até mesmo para que não haja eco durante a comunicação e a compreensão seja perfeita e distante de atritos.

Com todos esses possíveis benefícios em mente, gravar uma chamada é algo que todas as pessoas já pensaram seja por uma razão ou outra, porém, essa possibilidade não está disponível para todos, longe disso, o padrão dos aparelhos nos dias de hoje é não oferecer essa função, cabendo ao usuário buscar por formas alternativas e não convencionais para realizar o registro.

É muito comum encontrarmos aplicativos e programas na Google Play Store que realizam justamente esta função, pois sempre houve uma alta demanda e busca pelo serviço e enquanto as operadoras, empresas e sistemas operacionais não desenvolviam as suas funções nativas para suprir a busca, os desenvolvedores autônomos o faziam.

O que muitas vezes poderia significar algo não tão bom, afinal ceder os seus dados e o monitoramento de suas chamadas, com quem você fala, como está falando e qual o assunto para uma empresa desconhecida com toda certeza pode ser algo muito preocupante.

Não saber como fazer para gravar uma ligação pode ser um grande problema, cada vez mais as empresas estão em busca de nos monitorar e coletar os dados sobre nós, rotina e dia a dia para posteriormente vendê-los ou até mesmo fazer o seu uso para fins próprios.

Tendo em mente este cenário, muitas pessoas abriam mão dos apps de gravação deixando de lado seus objetivos por medo de ter suas conversas monitoradas por terceiros, foi quando os serviços de empresas nativas que já utilizamos como o sistema operacional Android e Google entraram para o mercado, lançando sua funcionalidade de gravação.

Porém, antes de partirmos ao passo a passo, há alguns equipamentos que não possuem esta funcionalidade, mesmo os nativos da Google e Android, como por exemplo os que contam com uma versão anterior ao sistema operacional Android 10 e os celulares novas das empresas como Asus, Xiaomi, Motorola e Realme já vem com esta funcionalidade de fábrica.

Como fazer para gravar uma ligação

Por mais que o recurso para a gravação seja nativo do aparelho, ele ainda assim necessita de algumas coisas para poder funcionar da forma correta.

A primeira coisa que deve ser feita para se certificar de que a função vai funcionar e estar disponível é que será preciso possuir o sistema operacional android 9 ou superior, além de ter também no dispositivo o discador de chamadas oficial do Google e que ele esteja em sua versão mais recente.

Caso você não possua o discador, para conseguí-lo basta ir até a Google Play Store, e procurar por “discador Google” o seu processo de download é simples e rápido, além de que a instalação é automática tendo em mente que o sistema operacional é compatível com o app.

Ele já será baixado em sua última versão, com isso, o processo de como fazer para gravar uma ligação vai ser muito mais simples.

Além da funcionalidade principal em que ele vai te mostrar como fazer para gravar uma ligação, o app também conta com um identificador de chamadas, que possui a função de também identificar possíveis chamadas que fogem do padrão de pessoas, como ligações de centrais e Spam.

como fazer para gravar uma ligação
Imagem: Canva Pro.

Como fazer a gravação

Após instalar todos os itens necessários para começar a fazer o seu uso basta se direcionar até o painel de chamadas e realizar ou receber uma ligação.

O botão de como fazer para gravar uma ligação já estará aparecendo no seu painel, porém ele só vai ficar clicável nos momentos em que a chamada já estiver em curso.

Em alguns aparelhos durante o começo da chamada o botão será deslocado para uma aba ao lado da principal em que aparecem opções como “mudo” “teclado” e “auto-falante”.

Isso acontece para que não ocorra gravações sem querer, uma vez que cliques na tela ocorrem a todo tempo, mas basta passar o dedo na tela deslizando da direita para a esquerda para trocar de aba e aparecer a opção de “gravar”.

Em alguns aparelhos, o botão que indica como fazer para gravar uma ligação pode estar configurado em outra língua como “record”, mas o seu design é sempre o mesmo, um círculo vazado com uma bola ao meio para que não tenha erro.

como fazer para gravar uma ligação
Imagem: Canva Pro.

Onde encontrar as gravações

Saber como fazer para gravar uma ligação é somente o primeiro passo, e durante o processo muitos dos usuários sequer sabem como acessar ou para onde os arquivos estão indo.

Isso ocorre, por que as ligações não ficam armazenadas em um local tradicional como a biblioteca de arquivos, elas são enviadas para um local de armazenamento interno do aplicativo de gravação.

Para encontrar as suas ligações vá até o aplicativo de chamadas do Google novamente, acesse o “histórico”, todas as chamadas que você gravou ficam guardadas neste local.

Com o acesso aos arquivos você pode fazer o que quiser, seja apagar, ouvir novamente ou enviar para algum lugar que deseje, seja um drive ou nuvem, mas tenha cuidado com o que faz com a gravação.

Algumas empresas fabricantes de aparelhos já possuem suas próprias versões dos gravadores de chamadas, como a chinesa Xiaomi.

Saber como fazer para gravar uma ligação é muito simples e pode ser algo de muita ajuda, mas é sempre necessário cuidado, gravar uma ligação sem permissão, principalmente se for algo delicado pode ocasionar muitos problemas.