6 Tendências de RH para os Próximos Anos

O atípico ano de 2020 modificou a forma de trabalho de todos, principalmente as tendências de RH para os próximos anos.

Eles serão repletos de superação, adaptação e inovação. 

Neste sentido, pensando na melhor forma de lhe auxiliar para acompanhar as novas mudanças, separamos neste artigo 8 tendências do recursos humanos para os próximos anos.

As mudanças são muito significativas, tais como; nova forma de liderança, home office, flexibilização e muito mais.

As alterações no modo de trabalhar devido ao COVID – 19, os profissionais de rh precisam estar constantemente se adaptando a essas modificações.

Sendo assim, vem com a gente até o final deste artigo para conhecer as 8 tendências para os próximos anos.

1-) Processo de contratação online

Essa tendência já era esperada antes mesmo da chegada do COVID-19, no entanto, com o distanciamento social, essa tendência entrou em vigor rapidamente. 

Dessa maneira, para os próximos anos espera-se que os processos de seleção das empresas sejam mais versáteis, tocados de forma remota.

Nesse sentido, muitas empresas têm buscado as melhores plataformas para fazer o recrutamento, treinamentos e seleção de novos profissionais.

As plataformas de recrutamento rh online rapidamente se tornaram tendência em 2020.

2-) Home Office

O home office há muito tempo já vinha sendo utilizado por muitas empresas que já faziam uso dessa flexibilidade.

No entanto, agora ele deixa de ser tímido e passa a ser não apenas realidade, mas também, a compor as tendências de RH para os próximos anos.

O Home office esse é o novo normal. Nesse sentido, os profissionais passam a ter mais flexibilidade.

3-) Employee Experience

O employer apresenta uma forte presença nas tendências de RH para os próximos anos. 

Tendo em vista a melhora na experiência de trabalho dos colaboradores com a empresa, a prioridade é o bem-estar da equipe. 

O foco é proporcionar e ter iniciativas que favorecem o bom desempenho, um ambiente de crescimento, valorização, e boa saúde mental para os funcionários. 

4-) Foco na diversidade

Uma das grandes tendências de RH, é promover a diversidade e a inclusão. Esse será, e é, um dos desafios dos recursos humanos nos próximos anos.

Pessoas com as mais diversas culturas, estilo de vida, visão e ideias, oferecem para qualquer empresa uma cultura organizacional rica, inovadora e de muita criatividade.

Nesse sentido, o foco para ser estabelecido no recursos humanos, será a busca por novos profissionais que possam contribuir dessa maneira com a empresa, ajudando na busca de melhores resultados.

5-) Desenvolvimento de habilidades e treinamento constantes

O desenvolvimento de habilidades, o aperfeiçoamento de liderança a distância, o investimento nos colaboradores para que se tornem bons profissionais e contribuam para o crescimento da empresa, compõem as tendências de RH.

Sendo assim, desenvolver novas habilidades, ser mais dinâmico, lapidar talentos que conversem com as mudanças atuais é essencial.

6-) BPO, mais uma das novas tendências de rh

Uma tendência que tem conquistado mais espaço e de forma estratégica para muitas empresas, é a terceirização.

Ela é uma das tendências de RH forte e que tem se destacado muito entre as instituições. 

Mesmo que essa prática esteja se normalizando aqui no Brasil, ela tem conquistado seu espaço e fazendo parte do novo modelo de trabalho para 2021 e os anos vindouros.

6 Tendências de RH para os Próximos Anos - Linkedin Logo Whiteboard Teacher - nikuga / Pixabay
nikuga / Pixabay

Conclusão sobre Tendências de RH

As tendências de RH são interessantes, não é mesmo? Além disso, cada uma delas exige não apenas da empresa, mas das próprias pessoas.

Nesse sentido, isso significa que aqueles que desejarem continuar no mercado de trabalho, precisarão se esforçar o máximo possível para estar acompanhando as novas tendências.

Os desafios são muitos, mas boa parte dos itens citados no decorrer do texto, já vem conquistando o seu espaço dentro de empresas do mundo inteiro.

Portanto, se você quer manter a sua empresa sempre em alto nível, ter funcionários qualificados para as mais diversas tarefas, a tendência é saber investir com assertividade.

Sobre Lilian Costa

Avatar