Como usar linkedin: as 4 melhores dicas matadoras para melhorar o seu perfil

Um dos pilares mais importantes para se construir uma boa carreira profissional é o networking e visibilidade, que são duas coisas que podem ser resolvidas facilmente gerando diversos benefícios e ganhos para a trilha profissional caso saiba como usar linkedin.

Atualmente, a grande maioria das pessoas estão e passam grande parte de seu dia no ambiente digital, seja nas plataformas de entretenimento ou redes sociais, onde é possível ter contato com pessoas em qualquer lugar do planeta, você pode com a sua conta pessoal acompanhar diariamente e seguir pessoas como Elon Musk, Jeff Bezos, Cristiano Ronaldo e muito mais.

Por mais que a maioria das redes e plataformas tenham o objetivo de promover o contato social sem finalidades, basta observar que há uma grande possibilidade de desenvolver um bom network.

É justamente neste contexto que surge a rede social chamada LinkedIn, pois visa juntar pessoas e profissionais que compartilham de um mesmo objetivo profissional, estabelecendo networking e gerando conexões.

Com isso, todo potencial de uma boa rede de contatos recebe ainda mais capacidades escala, sabendo como usar LinkedIn em muito pouco tempo você consegue engajar, se comunicar que gera um relacionamento com pessoas de todas as áreas e de qualquer lugar do país.

Mas para conseguir aproveitar todo o potencial do networking da rede social, é preciso saber como usar LinkedIn corretamente, aproveitando todas as ferramentas e funcionalidades, além de também fazer uso do algoritmo a seu favor.

Diferente das demais redes sociais, o LinkedIn é a maior plataforma com corporativa do mundo, sendo assim, ser reconhecido pelo seu trabalho e perfil dentro do site ou aplicativo não é simplesmente sinônimo de seguidores, mas sim de relevância dentro do ambiente de trabalho e a área de atuação além de gerar grandes oportunidades de negócios.

Mas para que tudo esteja realidade é preciso saber como usar Linkedin, e elaborar um perfil campeão fazendo uso das ferramentas da plataforma e gerando visibilidade para sua carreira profissional, por isso elaboramos este artigo, que conta com as melhores dicas para bombar a sua conta na rede social.

Crie a sua conta corretamente

É comum que no processo de criação do LinkedIn, você acaba deixando passar algumas informações que julgue como desnecessárias, afinal de contas é um verdadeiro questionário para criar o seu perfil, sendo assim, muitos usuários ignoram ou deixam em branco as partes opcionais.

Esse é um grande erro, pois, quem sabe como usar LinkedIn, compreende que o algoritmo da rede social funciona com o dos mecanismos de pesquisa, a exemplo do Google.

Sendo assim, se você não deixar nenhuma informação sobre a sua vida profissional e branco a quantidade de palavras chaves buscadas em seu perfil será maior, com isso a visibilidade também será maior. 

Por isso, você deve saber como utilizar as suas palavras chaves da maneira correta inserindo-as repetidas vezes por sua descrição de trabalho, pois assim o seu perfil terá uma maior visibilidade.

Sem contar que em um possível momento de contato com recrutador, caso o seu perfil esteja completo, mais informações e noção sobre a sua carreira profissional e qualidades a pessoa terá, com isso, vai melhorar em muito as suas chances de ser considerado uma boa opção para o cargo, apenas sabendo como usar linkedin.

como usar linkedin
Aprendendo a utilizar o LinkedIn. Imagem: Canva Pro.

Utilize as vagas como base

Sabendo como usar LinkedIn, fica claro que para ter um bom perfil na plataforma é preciso ter em sua rede social as informações buscadas pelos possíveis recrutadores, sendo assim, uma das estratégias matadoras e como criar um perfil relevante é fazendo uso de informações cobradas em seu perfil.

Sendo assim, no momento de criação do seu perfil no Linkedin, antes mesmo de preencher todas as informações, busque pelos processos de recrutamento que estão ocorrendo na plataforma em sua área profissional, com base nos requisitos pedidos por eles você vai criar as informações do seu perfil.

Óbvio que sem inventar formações ou capacidades, apenas modelando seu currículo com base nas suas capacidades dando ênfase para as habilidades que estão em alta no seu nicho de atuação. 

Como usar linkedin e identidade visual 

Apenas dando uma rápida olhada por um perfil do LinkedIn, é possível notar os principais fatores que logo entra em destaques dentro de uma conta sendo eles:

  • Capa;
  • Nome;
  • Foto;
  • Título;
  • Fala sobre;
  • Interesses;
  • Informações para contato.

Com isso, saber como usar LinkedIn é dar valor para os pilares que são os mais visualizados por conta de visitantes em seu perfil.

O título é uma das partes mais importantes de um bom perfil profissional, é ele que a visibilidade diante de outras pessoas, ou seja, sempre que alguém pesquisar por seu cargo ou área de atuação, será direcionado a você, caso tenha palavras chave em seu título.

O seu título assim como foto de perfil e capa são as partes que mais ficam em evidência em momentos de interação com colegas de trabalho ou possíveis recrutadores, por esta razão todo o cuidado na hora de elaborar essas informações é bem-vindo. 

como usar linkedin
Usando o LinkedIn. Imagem: Canva Pro.

Faça um resumo de sua trajetória

Saber como usar LinkedIn é compreender que a plataforma funciona como uma vitrine o tempo todo, na qual deve-se expor as suas capacidades, habilidades e de mais conquistas profissionais.

Mas, por ser uma rede social é preciso muito cuidado e saber como usar LinkedIn, pois, muito provavelmente, por mais que o seu perfil tenha uma alta visibilidade, ainda assim as pessoas vão passar muito pouco tempo navegando pela sua rede.

É para maximizar as oportunidades e o quantas pessoas te conhecem, você deve fazer um breve resumo de sua carreira profissional, passando por formação, pós-graduações, empresas nas quais trabalhou, trajetória, desafios e muito mais.

Para que todo o processo de criação de uma boa conta seja verdadeiramente efetivo é preciso saber como usar linkedin, aproveitar das ferramentas e facilidades para gerar um retorno e visibilidade em sua carreira profissional. Sendo assim, imagine sempre o seu perfil como uma vitrine profissional, na qual deve expor suas habilidades e feitos no mercado de trabalho.