Maneiras de como reconhecer uma fake news

Na era da internet, é muito mais fácil as mentiras chegarem na gente, por isso precisamos ficar atentos em relação a isso. Então, neste artigo, você vai aprender a como reconhecer uma fake news . Porque se não conseguirmos analisar de forma lógica, podemos passar uma notícia falsa como se fosse verdadeira, fazendo com que ela ganhe força. 

O que antes era passado por boca a boca, hoje é passado para centenas de milhares de pessoas, e isso de uma só vez. Esse artigo tem o propósito de te ensinar como reconhecer uma fake news. Hoje em dia isso é uma coisa indispensável!

As fake news estão se tornando uma coisa muito séria, por conta do que já dissemos, da velocidade das notícias para correr o mundo. Então, precisamos ficar atentos com essas notícias, não só por absorver conteúdos mentirosos, mas de passá-los para frente. 

Como reconhecer uma fake news

Vamos te mostrar como você investiga as notícias que chegam em você, como você pode fazer uma análise mais correta dos fatos e como você organiza os seus pensamentos para não cair nessas mentiras espalhadas por todo o canto.

Fake news
Aprendendo a reconhecer uma Fake News. – Imagem: Canva Pro.

Procure pela fonte da notícia

A primeira coisa que você precisa fazer para saber como reconhecer uma fake news é procurar a fonte de onde ela saiu. Isso é extremamente importante atualmente. Não deixe, em hipótese alguma, de fazer isso. 

Leia ou ouça a notícia, e antes de você compartilhar ela como verdades absolutas, investigue-a. Não caia na tentação de compartilhar sem ter tomado o maior cuidado possível. Saia dos extremos. Normalmente as notícias que dão mais o que falar são as notícias mais absurdas, que trazem fatos quase impossíveis de acontecer. 

Se uma pessoa te mandou determinada coisa, comece a pensar onde ela tirou essa informação, quem mandou para ela, etc. Tente entender o que está por trás, o que está escondido atrás das cortinas. Vá além! Pegue a notícia e pesquise no Google, para você ver se os veículos confiáveis estão falando a respeito. 

Sempre procure a verdade

Independente do que seja, ou o grau da notícia que chegou até você, procure sempre a verdade. Esse é um dos meios mais comuns em como reconhecer uma fake news. Seja amiga da verdade, busque-a. Tenha um olhar mais crítico em relação às coisas que chegam em você. 

Não confie nas imagens

Com a tecnologia, ficou fácil criar uma imagem que nos espante, e nos engane. Há vários ótimos aplicativos e programas para fazer montagens na internet. E pode acreditar, dependendo quem faça, fica muito realista. Por esse motivo, não confie no que você vê. As nossas percepções nos enganam. 

Você precisa saber que precisa sempre investigar os fatos, essa é uma das maneiras em como reconhecer uma fake news. Tenha isso em mente.

Leia a notícia inteira

Não leia somente o título ou apenas o começo da notícia, tente ler ela inteira, assim você consegue identificar algumas falhas dentro da notícia. Títulos absurdos normalmente não conferem com a matéria toda, e essa é uma das formas das fake news serem criadas.Em todas as fake news, tem alguns pontos que se repetem por toda a notícia, e você precisa ter vontade para conseguir achar essas falhas no meio dos textos. Vamos citar algumas falhas que aparecem nas notícias falsas, sendo elas:

  • Erros de português: isso é uma comum entre as notícias falsas. Você verá muitas letras maiúsculas, falta ou excesso de pontuação;
  • Veja se as informações contêm fontes: as notícias falsas não tem fonte. Você consegue perceber isso com uma rápida análise do texto;
  • Procure sites confiáveis: veja se a notícia que você está vendo está sendo dita nos maiores veículos de informação do país. Veja se os lugares que são confiáveis estão falando a respeito.

Esses são os principais pontos para conseguir reconhecer uma fake news, agora é só praticar, para não cair mais nessas histórias.

Mas caso você esteja investigando determinada notícia, percebendo que ela é falsa, você sabe quais passos tomar? Se a resposta for “Não”, não se preocupe, vamos te ajudar no próximo ponto o que você precisa fazer quando identificar uma. 

O que fazer após identificar que uma notícia é falsa

Em tudo devemos saber os primeiros procedimentos, e quando o aprendemos a como reconhecer uma fake news, isso não muda. Devemos tomar certas atitudes. 

Fake news
O que pode ser feito após ter descoberto se é falsa ou verdadeira. – Imagem: Canva Pro.

Não passe adiante

Após você perceber que uma notícia é falsa, você não pode, em hipótese alguma, passar essa notícia para as outras pessoas. Você pode até alertar a pessoa que passou a  notícia para você, dizendo que ela não é verídica. 

Porque a maioria das fake news são passadas por pessoas que acham realmente que aquilo é verdade. Diferentemente de outras, que compartilham as notícias falsas para favorecer a sua opinião e o seu partido político.  

Denuncie

Praticamente todas as redes sociais têm canais que você consegue facilmente fazer uma denúncia. Então, denuncie!  

Temos disponíveis alguns sites que investigam as fake news. São sites que podemos confiar, e nós citaremos alguns deles aqui.

Os sites que investigam as notícias falsas

São sites preparados para fazer essas investigações. Por conta das fake news ter aumentando absurdamente, alguns veículos de comunicação começaram a ficar especialistas em como reconhecer uma fake news, ficando encarregados com esse tipo de serviço. O objetivo é trazer essas notícias à luz, para ajudar as pessoas no dia a dia.

Projeto comprova

É uma iniciativa sem fins lucrativos, que conseguiu reunir cerca de 40 grandes jornalistas. 

Fato ou Fake

Esse trabalho foi criado pelo grupo Globo, eles ficam monitorando algumas notícias para ver se são de fato verdadeiras. 

Agência Lupa

É uma agência importante que investiga falas de pessoas públicas que estão circulando na internet. Por isso é uma agência extremamente importante atualmente.

Esperamos ter te ajudado a saber como reconhecer uma Fake news. Você viu o quão importante é investigar a fonte das informações que nos são passadas, porque elas podem mudar o rumo até mesmo de um país, como aconteceu em alguns países; que tiveram a fake news influenciar nos votos nas eleições. Então, fique atento!