Dia do Rock: 50 maiores artistas do Rock pela Billboard!

sO Dia do Rock Mundial chegou, e como você vai comemorar? No dia 13 de julho, há 37 anos, acontecia um dos eventos mais emblemáticos do rock mundial. O Live Aid, em Londres e Filadélfia, enviou uma mensagem inédita. O mérito? Por Bob Geldof e Midge Ure que o criaram. Mas também dos muitos artistas que tornaram esta data inesquecível: tanto que se tornou uma festa de rock.

Hoje, 13 de julho, é o Dia Internacional do Rock. Para celebrar esta importante celebração, decidimos lhe mostrar um famoso ranking da revista norte-americana Billboard. Aquele que traz de volta os cinquenta maiores artistas do rock mainstream de todos os tempos. Leia conosco e confira quais são os principais artistas da cena para aproveitar o seu Dia do Rock. Vamos lá!

Por que 13 de julho é o Dia do Rock?

Mas afinal, por que o Dia do Rock é exatamente hoje, em todo o mundo? Por que se tornou uma data internacional? 13 de julho não é de forma alguma uma data casual para os amantes do rock. De fato. Em 13 de julho de 1985, foi realizado simultaneamente no Estádio de Wembley, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia, o Live Aid.

Este evento de caridade organizado por Bob Geldof e Midge Ure é considerado o maior da história do rock. Não somente. É também a maior transmissão de televisão de todos os tempos. As estimativas falam por si. Quase dois bilhões de espectadores ao vivo grudados na televisão em 150 países ao redor do mundo. E a esses números, somam-se os 72 mil espectadores em Londres e os 90 mil no estádio Filadélfia.

A razão para este grande show foi benéfica. O objetivo, de fato, era arrecadar fundos para aliviar a fome na Etiópia. Naquela ocasião, o rock se fez forte, entre performances icônicas que realmente fizeram história e uma arrecadação inédita. O Dia do Rock a nível internacional nasceu nesse dia.

Todos os convidados do Live Aid

Em Londres tocaram, entre outros, Elvis Costello (cantou All You Need Is Love), Elton John, David Bowie (com dedicatória de Heroes a seu filho). U2 (com Bono saindo do palco para ajudar uma garota esmagada contra as barreiras).

E, claro, o Queen, considerado por muitos como o autor da performance mais icônica do Live Aid. Freddie Mercury se apresentou nas notas de Bohemian Rhapsody, Radio Ga Ga, Hammer to Fall, Crazy Little Thing Called Love. We Will Rock You e We Are the Champions.

Os protagonistas do Live Aid na Filadélfia, por outro lado, foram Phil Collins (que, para falar a verdade, também cantou em Londres e pegou um voo para os EUA, chegando no mesmo dia). Cher, Madonna, Bob Dylan e Black Sabbath.

Os maiores artistas de rock mainstream de todos os tempos

Em 2021 a famosa revista norte-americana Billboard elaborou um novo ranking dos 50 maiores artistas de rock mainstream de todos os tempos. A lista foi feita para comemorar os 40 anos do ranking. Leia:

Dia internacional do rock: os 50 artistas mais influentes

Mas, e quais são os artistas mais influentes da cena do Dia do Rock em toda a sua história? A seguinte lista mostra quais são, segundo a Billboard, os 50 artistas considerados como os mais influentes desde a criação do rock. Leia com a gente e descubra se algum dos presentes na lista é um de seus favoritos:

50. Genesis;
49. Soundgarden;
48. Steve Winwood;
47. Bryan Adams;
46. Puddle Of Mudd;
45. AC/DC;
44. Don Henley;
43. Stone Sour;
42. Collective Soul;
41. Theory Of A Deadman;
40. 3 Doors Down;
39. Def Leppard;
38. Eric Clapton;
37. Staind;
36. REM;
35. Red Hot Chili Peppers;
34. Creed;
33. Green Day;
32. Bruce Springsteen;
31. The Black Crowes;
30. Korn;
29. Volbeat;
28. ZZ Top;
27. Ozzy Osbourne;
26. Avenged Sevenfold;
25. Robert Plant;
24. Pop Evil;
23. Alice In Chains;
22. Chevelle;
21. Linkin Park;
20. Stone Temple Pilots;
19. Rush;
18. Rolling Stones;
17. Breaking Benjamin;
16. Pearl Jam;
15. Nickelback;
14. John Mellencamp;
13. Papa Roach;
12. U2;
11. Aerosmith;

Dia do Rock: O top 10 dos maiores artistas do rock de todos os tempos segundo a Billboard

E então, algum dos 40 primeiros colocados está entre os seus favoritos? Se sim, imagine então o top 10 da lista da Billboard. Curioso? Leia com a gente:

10. Metallica;
9. Foo Fighters;
8. Seether;
7. Five Finger Death Punch;
6. Tom Petty And The Heartbreakers;
5. Disturbed;
4. Van Halen;
3. Three Days Grace;
2. Godsmack;
1. Shinedown.

E então, o que achou da lista? Como você vai comemorar o Dia do Rock? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!