Superlua dos Cervos: veja como visualizar o maior fenômeno do ano!

A maior Superlua do ano acontece nesta quarta-feira (13) e você não pode ficar sem vê-la. Visível em todo o território nacional, o fenômeno chama atenção pela beleza natural exuberante causada por uma série de fatore que fazem com que a estética da Lua mude consideravelmente, tanto em relação ao tamanho em que ela aparece no céu, até a sua tonalidade que muda drasticamente e rende muitas fotos no Instagram.

Eventos como esses sempre são muito bem recebidos por toda a população brasileira. Na realidade, pelo mundo inteiro. Quem nunca pensou em ver um eclipse total de perto? Quem nunca pensou em vivenciar o dia se tornando noite por alguns segundos, de uma hora para outra? E quando passa uma chuva de meteoros ou algum cometa como o Harley? Quem nunca sonhou em ver tudo isso de perto, que atire a primeira pedra.

O fenômeno da Superlua chama atenção justamente por isso: é uma atração natural que foge de tudo aquilo que estamos acostumados a ver diariamente. Portanto, se você busca maiores informações sobre o assunto para conseguir visualizar o fenômeno aí do conforto da janela de sua casa, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo e deixe seu comentário caso ainda possuir alguma dúvida. Vamos lá, leia com a gente!

Quando vai acontecer a Superlua?

O fenômeno da Superlua vai acontecer nesta quarta-feira (13) a partir das 17h30min segundo o horário de Brasília. O que isso significa? Que se você estiver em algum outro fuso horário entre os tantos do Brasil, como o do Amazonas ou o do Acre, deve se adequar ao horário de Brasília para conseguir visualizar a Lua.

É claro, em alguns o fuso pode variar até 2 horas para menos em relação ao horário de Brasília, e isso significa que você terá duas horas a menos para apreciar o fenômeno, já que nesses locais a noite dura bem menos do que no restante do país, amanhecendo antes mesmo das 5 horas da manhã, como acontece nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Um fenômeno semelhante aconteceu no mês passado, sendo o primeiro do ano. Porém, o deste mês é considerado como o maior que vai ocorrer em todo o ano. É a chamada Superlua dos Cervos. Continue lendo conosco para saber mais sobre esse evento verdadeiramente incrível!

Quais são as características da Lua dos Cervos?

Superlua dos Cervos ou Lua dos Cervos é como é chamada o fenômeno que ocorrerá no céu esta noite, a partir das 17h30min segundo o horário de Brasília. As principais características desse fenômeno estão relacionadas a coloração da Lua e a cor que ela toma nos céus: extremamente grande, parecendo estar bem mais perto da Terra pelo tamanho que toma no céu da noite, além de uma coloração extremamente vermelha.

As Superluas acontecem rotineiramente, sempre recebendo codinomes de animais ou eventos históricos e astronômicos que já aconteceram no passado. Neste mês de julho, a Superlua recebeu o nome de Cervo pelo animal possuir características de regeneração dos chifre, muito presente no hemisfério Norte do planeta. O processo sempre acontece no inverno.

Como acompanhar a Superlua dos Cervos?

E como podemos fazer para acompanhar a Superlua os Cervos? Na realidade, não há muito segredo: basta olhar para o céu e torcer para ele estar limpo na sua cidade. Dizemos isso porque não se faz necessário nenhum tipo de adereço, já que o acontecimento ocorre com um satélite natural bem próximo da Terra. Portanto, torça para o céu estar limpo e aproveite a paisagem.

O que é uma Superlua?

O termo “Superlua” foi cunhado em 1979 pelo astrólogo americano Richard Nolle para indicar o momento em que a lua está cheia e ao mesmo tempo está no ponto mais próximo da Terra (perigeu). Nosso satélite geralmente está localizado a mais de 384.000 quilômetros, mas hoje está se aproximando até que essa distância caia abaixo de 360.000 quilômetros. Segundo a NASA, uma Super Lua é até 14% maior e 30% mais brilhante do que aparece durante o resto do ano.

Esperamos que você curta bastante esse evento. Chame a família e aproveite esse evento astronômico tão interessante que ocorrerá nos céus. E então, ficou alguma dúvida sobre o assunto? Basta comentar abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!