Mpabbé pediu e PSG acatou: Neymar fora do time parisiense

A novela Neymar e PSG acabou nesta terça-feira, segundo o jornal espanhol conhecido em todo o mundo, El País. Segundo o jornal, o craque teria sido informado que não faz mais parte dos planos do clube pariesiense para a temporada quem vem em seguida, 2022-2023.

Ao que tudo indica, o cabeça da decisão foi o outro craque do clube, com quem Neymar divide o estrelato da camisa parisiente: Mpabbé. A saída de Neymar foi anteriormente anunciada ao Neymar Pai, principal agenciador da carreira do filho e que fica responsável por toda a parte empresarial, enquanto o filho só se preocupa em jogar futebol.

O que disse Mpabbé?

E o que disse Mbappé sobre Neymar para que o clube deixasse claro que não busca mais por sua participação neste próximo ano de 2023? Ao que tudo indica, o craque francês fez duras críticas sobre a maturidade e posicionamento do craque brasileiro em relação aos treinos, horários, entre outras situações que mostram sua falta de comprometimento.

Unido a isso, surge então uma mudança de mentalidade da direção do clube, que busca deixar tudo mais centralizado e cobrado para que a então sonhada Champions League chegue, já que ficou no passado com uma final perdida para o Bayern de Munique e uma frustração terrível perdendo nas oitavas de final da última Champions de virada, mesmo com um trio de ataque colossal e antológico: Neymar, Mpabbé e Messi.

Desde então, o clube passou por reformulações, seguindo muito do que opina o jovem craque francês, já pensando até mesmo na saída de outros jogadores que deixam a desejar no quesito comprometimento, abrindo vaga para outros atletas com menor qualidade técnica, mas melhor espírito de equipe.

Influência indireta de Zinédine Zidane

Recentemente o Paris Saint-Germain esteve no mercado da bola em busca de um novo treinador para ser responsável pela parte técnica e tática de craques como Neymar e cia. Dessa forma, um dos técnicos mais abordados foi o também francês Zinédine Zidane.

Apesar de não ter construído uma carreira longa como técnico de futebol, apresentou um trabalho incrível sob o comando do Real Madrid, onde venceu três Champions League consecutivas (2015/16, 2016/17 e 2017/18). Além de dois mundiais de Clubes, duas Supercopas da UEFA, dois Campeonato Espanhóis e duas Supercopas da Espanha.

Mesmo tendo sido apenas sondado, Zidane acabou interferindo de forma direta na saída de Neymar do PSG. Segundo jornais e rádios espanhóis e franceses, Zidane havia pedido a chegada de dois grandes nomes, além da saída de pelo menos 7 jogadores do time, incluindo Neymar e Mauro Icardi,

O treinador, apesar de não ter fechado contrato com o PSG e dado maior atenção para os projetos da seleção francesa deixou claro que só aceitaria atuar no clube se uma mudança de mentalidade e maior comprometimento fossem obtidos em sua estadia como treinador, começando com a saída de jogadores não comprometidos, dando a entender que Neymar está nessa lista.

Multas contratuais de Neymar

No mundo do futebol, muitas vezes um time pode ficar devendo para um jogador ou ganhar muito com uma transferência antes da hora, por causa das cláusulas e multas contratuais. Quando clube e jogador fecham um contrato, neste caso Neymar e PSG, multas são definidas para pagamento da parte que descumprir o período de cumprimento.

Dessa forma, se um jogador fecha contrato de 4 anos com um time, mas outro resolve contratá-lo no meio do período, terá que arcar com o valor de mercado do jogador + o valor da multa contratual. O inverso também é verdadeiro: se um clube dispensar um jogador antes do final do contrato, deve pagar uma multa pelo problema causado. Na realidade, essa é uma prática presente em todo o mundo, em qualquer setor.

Assim, o PSG terá que encontrar a maneira mais amigável possível de fazer isso com Neymar, para não acabar saindo no prejuízo. Ao que tudo indica, a diretoria não está muito preocupada em ser amiga e dar atenção ao dinheiro que será perdido: caso realmente quisesse, ofereceria o jogador para outros times, estes dispostos a pagar multas contratuais, e não simplesmente o dispensaria pela porta de trás.

El País e sua criticidade com Neymar

Todas as informações que estamos mencionando sobre a saída do Neymar do PSG são obtidas por meio da matéria do jornal espanhol El País. Vale dizer que, desde que o brasileiro saiu do Barcelona em direção ao clube parisiense no ano de 2017, sendo contratado por incríveis 222 milhões de euros (R$ 812 milhões na cotação da época), virando assim o jogador mais caro do futebol em toda a história, o jornal massacra o ídolo brasileiro.

Tudo isso porque na época se especulava que Neymar só saía do Barcelona em seu auge para tentar ser melhor do mundo, saindo da sombra de Messi.

Onde Neymar vai jogar?

Só Deus sabe. O jornal El País disse que há rumores de que Neymar jogue em algum clube da Premier League, considerada a liga mais difícil do planeta, com rumores fortes no Chelsea, mas nada confirmado. Até lá, a única confirmação que temos é que Neymar não faz mais parte dos planos do PSG. Até a próxima!