Como desenhar rostos de fotos da forma correta: cuidados e dicas

by

in

Fazer um bom desenho é uma arte muito admirada pela maioria das pessoas, principalmente se levarmos em conta que desde crianças somos encorajados em instruídos a nos comunicar também através de desenhos. Levando em conta que todos o fazem, é surpreendente a baixa quantidade de pessoas que sabem como desenhar rostos de fotos.

A maioria das pessoas recorrem sempre a desenhos para se expressar, seja de paisagens, ambiente naturais ou até mesmo desenhos de outras pessoas, porém, é justamente aí que mora o desafio, a maioria das pessoas não sabem como desenhar  corretamente uma pessoa respeitando as suas proporções e detalhes.

Não há como negar, desenhar rostos humanos não aparece simples,  existem muito mais possibilidades de erro do que acertos e também existem muitas regras que devem ser respeitadas,  não somente por conta de cores proporções e formas,  mas até mesmo o sexo da pessoa vai interferir muito na forma como deve se dar cada um dos riscos.

Mas felizmente existem mais de uma técnica, métodos e formas de se desenhar um rosto, não necessariamente uma é melhor do que a outra, Isso vai depender muito mais do seu estilo de desenho e traço e até mesmo do formato do rosto da pessoa na qual pretende desenhar.

Saber como desenhar rostos de fotos não é uma tarefa simples, mas é sim, possível caso você saiba quais técnicas seguir e quais os erros que deve sempre evitar .

Para conseguir melhorar suas técnicas de como desenhar rostos de fotos, só depende de você e da sua prática, apenas seguindo o passo-a-passo e orientação presente neste artigo já conseguirá melhorar muito sua técnica ficando assim apenas a cargo da prática o seu ganho de qualidade dos desenhos.

Preparação de como desenhar rostos de fotos

Antes de partirmos para as dicas relacionadas à prática do desenho em si, é necessário começar salientando algumas coisas relacionadas aos desenhos de rosto.

Nós seres humanos como espécie reconheceremos uns aos outros com base na fisionomia facial,  não é exagero algum afirmar que passamos a maior parte de nosso momento de interação social olhando os rostos alheios.

O que faz com que estejamos completamente acostumados com as formas com que o rosto real pode ter, cada traço, detalhe Informa importa muito,  o mais bobo erro pode fazer com que um belo desenho se torne repulsivo.

Por isso esteja sempre preparado com os melhores materiais em mãos, lápis, canetas, grafites, apontadores e borrachas devem ser de muita qualidade para que só assim seja possível imitar de forma fidedigna os traços e delicadezas de um rosto.

como desenhar rostos de fotos
Aprendendo a desenhar rostos. Imagem: Canva Pro.

Cuidado com o vale da estranheza

Um dos maiores desafios que até mesmo os profissionais enfrentam de como desenhar rostos de fotos está relacionado com a forma como o vemos e principalmente as suas proporções.

O Vale da estranheza é um ponto da percepção humana relacionada a representações de rostos de pessoas reais,  ele causa  muitos problemas principalmente em filmes e desenhos animados que se assemelha ao rosto humano.

Um exemplo muito recente de compra judicial pode ser ignorar o vale da estranheza do filme Sonic,  que precisou ser completamente editado e voltar para pós produção por conta de erros relacionados às proporções faciais do personagem.

Vale da estranheza deve sempre estar em mente ao saber como desenhar rostos de fotos, uma vez que, ele mexe com os padrões mais profundos de reconhecimento do cérebro humano, sendo assim, erros muito bobos em um desenho pode fazer com que a pessoa que o vê, passe a sentir repulsa gerada pela estranheza.

Este fenômeno só ocorre em  representações realistas como desenhar rostos de fotos,  sendo assim, caso você opte por fazer um desenho mais cartunesco ou então no estilo Anime não há com o que se preocupar.

O cérebro humano está muito acostumado com as proporções reais e detalhes de um rosto, e tende a desenvolver certo tipo de afeiçoamento com aquilo que se encaixa nos padrões dos rostos humanos.

Porém, quando um desenho chega muito perto de representar o rosto humano e mesmo assim não faz com perfeição, o efeito é completamente o contrário, e as pessoas passam a desenvolver repulsa pelo desenho ou representação.

Com isso, você precisa ter sempre em mente, os conceitos e gatilhos que causam o vale da estranheza e repulsa na hora de como desenhar rostos de fotos, uma vez que, um estúdio profissional de filmes levou milhões de prejuízo e precisou adiar um longa por erros considerados bobos.

A saída para conseguir lidar com esse problema é que caso não saiba como desenhar rostos de fotos,  opte por traços  que se assemelham aos desenhos animados sem se apegar muito a realidade  até que desenvolva a maestria de desenhar um rosto humano com perfeição.

Proporções

Muito da capacidade que nós temos de identificar e nos afeiçoar com o rosto humano, vem de suas proporções,  sendo um dos mais importantes pilares de como desenhar rostos de fotos.

Esteja atento às regras,  como por exemplo, para se desenhar um rosto bem é necessário que o esboço do contorno esteja de acordo com as proporções humanas reais,  por isso, nada de optar por rostos mais quadrados, ou redondos que não correspondem à realidade.

O formato padrão no qual estamos acostumados é oval e com a parte superior ligeiramente maior em comparação com a de baixo.

Quando encaramos um rosto humano, imediatamente olhamos para os olhos, e o resto é observado com a visão periférica, por isso, esteja atento com a centralização, dispersão e proporções dos olhos dentro de seu desenho.

como desenhar rostos de fotos
Proporções do rosto. Imagem: Canva Pro.

Expressões faciais

Outra dica matadora na hora de realizar um bom desenho que se encaixe nos padrões esperados, é humanizar os seus traços investindo em expressões faciais, por mais que os detalhes não sejam os mais profissionais, desenhar um rosto pleno pode retirar um pouco do fator humano.

Saber como desenhar rostos de fotos, não importando o estilo do traço, com toda certeza vai exigir muita prática e dedicação, com isso, não se prenda apenas para os conhecimentos teóricos, um bom desenho só é feito com muito treino.