Como Aprender a Ler mais Rápido

Se você chegou até esse artigo, provavelmente quer saber como aprender a ler mais rápido. Afinal, o hábito da leitura é muito importante não apenas como hobby. Na verdade, a leitura nos traz benefícios desde o incentivo da criatividade até melhorias na memória e redução do estresse.

Além disso, nem sempre a leitura é opcional. Ou seja, quando estamos estudando para provas e concursos, ela é uma parte essencial do processo de estudar. Então, ler mais rápido pode ser uma ótima forma de otimizar o seu tempo e garantir que todas as informações importantes serão guardadas no seu cérebro.

Sendo assim, a melhor forma de ler mais rápido é por meio da leitura dinâmica. Portanto, que tal aprender mais sobre esse conceito e as principais técnicas para começar a treinar. 

Leia também: Como ensinar meu filho a ler.

Como Aprender a Ler mais Rápido

O que é leitura dinâmica? 

Para que você entenda melhor sobre o que é leitura dinâmica e como você pode aprender a ler mais rápido, vamos trazer alguns exemplos. 

Se você entregar um texto na mão de um leitor comum, um leitor rápido e alguém treinado em leitura dinâmica, os resultados obtidos serão muito diferentes. Em primeiro lugar, o leitor comum provavelmente conseguirá ler entre 150 e 400 palavras do texto em um minuto. Porém, sua taxa de compreensão gira em torno de 60%.

Enquanto isso, o leitor rápido conseguirá ler, em média, de 400 a 800 palavras por minuto, com uma taxa de compreensão de 70%. 

Por fim, o leitor dinâmico ultrapassará a marca de 1000 palavras por minuto e atingirá uma taxa de compreensão de 85%. Ou seja, os resultados são muito maiores.

Dessa forma, é importante ter em mente que a leitura dinâmica não configura apenas o hábito de ler rápido. Na verdade, ela utiliza também técnicas para ajudar o seu cérebro a reter melhor as informações. Com isso, você consegue otimizar o seu tempo de leitura, mas não prejudica a compreensão do texto. 

Portanto, estudar leitura dinâmica pode ser a forma mais eficiente de conquistar os seus objetivos. Agora que você já tem uma noção melhor do tema, vamos começar a falar sobre como você pode treinar essas habilidades. 

Como aprender a ler mais rápido

Aprender a ler e compreender bem um texto rapidamente parece um sonho não tão fácil de ser conquistado. Felizmente, você vai descobrir que existem algumas técnicas simples que podem ajudar você a desenvolver essas habilidades.

Porém, antes de mais nada, você deverá entender como funciona a sua leitura atualmente. Para isso, você pode cronometrar um minuto no relógio enquanto lê algum texto. Com isso, você conseguirá descobrir quantas palavras consegue ler dentro desse período de tempo. Porém, é importante seguir o seu próprio ritmo nesta etapa. Afinal, essa é a única forma de mensurar o seu progresso.

Em seguida, será preciso começar a treinar! Isso porque o velho ditado de “a prática leva à perfeição” é um clichê justamente por ser verdade. Então, a melhor forma de se tornar um leitor dinâmico é treinando o máximo possível. 

Principais técnicas para ler mais rápido

Uma boa dica para aprender a ler mais rápido é acompanhar a leitura com os dedos. Afinal, quando você começar a acelerar o seu ritmo de leitura, seu cérebro pode acabar se sentindo confuso e voltar para o mesmo pedaço de texto várias vezes. Essa é uma reação comum, já que ele será forçado a reter as informações.

Dessa forma, acompanhar com os dedos evitar essa repetição de leitura. Por mais que isso pareça simples, com o tempo você verá que é uma técnica bastante útil. 

Da mesma forma, é importante variar as leituras com as quais você está treinando. Isso porque o seu cérebro provavelmente vai memorizar o conteúdo ao qual ele é exposto repetidas vezes. Logo, o treino pode deixar de ser eficiente. Então, é importante variar as leituras para que você possa, de fato, treinar o ritmo. 

Por último, uma ótima dica para saber se você conseguiu aprender a ler mais rápido é ler um texto de acordo com as técnicas da leitura dinâmica e, em seguida, escrever as principais informações do texto em um papel. Sendo assim, você conseguirá mensurar o seu progresso de compreensão do tempo ao longo dos treinos.

A leitura dinâmica pode não ser algo que se aprende de forma rápida. Porém, não há como negar que os benefícios entregues pela técnica valem todos os esforços. Então, que tal começar a treinar suas habilidades agora mesmo? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo.

Sobre Lilian Costa

Avatar