Esse é o motivo pelo qual seu celular demora demais para carregar

Mesmo com a evolução da tecnologia, o tempo que leva para carregar a bateria de um smartphone costuma ser irritante. Normalmente, esse atraso ocorre algum tempo após a compra do dispositivo. Se o seu celular demora demais para carregar, o problema pode ser o adaptador de energia, o cabo USB ou a própria fonte de alimentação.

Algumas horas, usamos o mesmo cabo USB para carregar vários aparelhos. Além disso, nem sempre o guardamos como deveria. Ou seja, se não formos “gentis” com eles, isso causará danos. Portanto, se o seu celular demora demais para carregar, a primeira coisa a verificar é o cabo de carregamento. Coloque-os em outro dispositivo e teste se funciona. Se não, então este é um problema causador do carregamento lento.

No entanto, se o cabo parece estar funcionando bem, a próxima coisa a verificar é o adaptador de energia. Você pode colocar um novo adaptador e tentar carregar o dispositivo. Se tudo estiver bem, o principal problema deve ser com o adaptador.

Como alternativa, se você estiver usando um dispositivo expansível ou outro dispositivo para carregar seu telefone e o adaptador e o cabo estiverem funcionando bem, tente alterar a fonte de alimentação.

Escolha também um carregador original. Carregadores turbo vendidos em quaisquer lugares podem ser prejudiciais à bateria. Isso porque sua tensão é diferente do padrão estabelecido pela Anatel.

De vez em quando há histórias de carregadores e telefones explodindo durante o uso, e esse pode ser um dos motivos. O uso desses métodos de carregamento também causará um curto-circuito no smartphone, fazendo com que você perca todos os seus dados.

Seu celular demora demais para carregar por causa da porta de seu aparelho!

Nossas “portas” de telefone são propensas a danos. Danos podem causar problemas ao carregar seu smartphone. Se você carregar seu dispositivo com vários cabos diferentes, poderá danificar a porta e causar problemas maiores.

Se a porta estiver solta ou danificada, o fluxo de carga pode ser interrompido. Inicialmente, quando conectamos o aparelho ao cabo, ele permitia que a carga elétrica fluísse. No entanto, se depois de um tempo ele solta e para de carregar, verifique as portas do seu dispositivo e agende reparos.

celular demora demais para carregar
Motivos que levam o celular a demorar para carregar. Imagem: Canva Pro.

Aplicativos funcionando em segundo plano é um dos motivos para a demora no carregamento

Aplicativos executados em segundo plano também podem ser um possível motivo pelo qual seu celular demora demais para carregar. Às vezes, esses aplicativos podem consumir muita energia.

Procure aplicativos ativos em execução em segundo plano e, se algum aplicativo for identificado esgotando a bateria, desinstale-o ou force a interrupção e remova-o do segundo plano para ver se isso ajuda.

Meu celular demora demais para carregar por minha causa?

Usar o telefone enquanto carrega, além de ser um hábito desagradável, pode ser um dos motivos pelo qual seu celular demora demais para carregar. O uso excessivo de nossos telefones, mesmo durante o carregamento, pode retardar o carregamento do dispositivo em maior medida.

Como a maioria das baterias de hoje são feitas de células de íons de lítio, que têm um número limitado de recargas, esse hábito pode diminuir a vida útil da bateria. Portanto, se o telefone demorar mais para carregar ou permanecer carregado, é um sinal de que a bateria está envelhecendo.

Deixar carregando a noite toda também pode retardar o carregamento do seu celular, pois embora existam métodos de carregamento inteligentes, as novas baterias não foram projetadas para carregamento em tempo integral.

Um mau hábito entre os brasileiros é deixar seus celulares carregados à noite enquanto vão para a cama. Tente carregar seu smartphone antes de dormir ou de manhã e retire-o do carregador quando a carga se completar para prolongar a vida útil da bateria.

Algumas pessoas também carregam seus telefones sempre que podem. Novos modelos de marcas como Samsung, Xiaomi e Asus têm uma abordagem inteligente ao seu desempenho, então,  aguarde o telefone atingir 15% de carga antes de carregar outra vez.

Seu celular é antigo? Este pode ser o problema!

Se você está se perguntando por que seu celular demora demais para carregar, e ele é um Galaxy S4, provavelmente é porque seu veterano se desgastou após anos de uso. Os processadores mais recentes não apenas suportam carregamento rápido, mas também aguentam a carga por mais tempo.

Muitos telefones mais novos oferecem até quatro horas de duração da bateria após apenas dez minutos de carregamento. Outros dispositivos que suportam carregamento rápido terão um ícone de raio no próprio carregador, possivelmente com um número de saída, geralmente em watts. 

O que fazer para que a bateria dure mais?

Ligue o Modo Avião quando não estiver usando o telefone. Parte do consumo de energia vem de conexões Wi-Fi e 3G, que continuam funcionando em seu smartphone mesmo quando você não está navegando na internet.

Portanto, vale a pena colocar o dispositivo em “modo avião” durante o carregamento, pois isso ajudará a carga se manter por mais tempo. Dessa forma, a conexão com a internet é desativada e, além disso, o smartphone não gasta nenhuma carga recebendo mensagens, atualizações de aplicativos ou outras funções.

Desligue seu telefone. Uma das grandes diferenças no tempo de carregamento do smartphone pode ser observada quando os usuários simplesmente desligam o aparelho. Esse processo é mais eficiente porque quase toda a energia transferida é dedicada ao carregamento do seu Android sem incorrer em cobranças desnecessárias pelo uso dos vários recursos do dispositivo. Portanto, se seu celular demora demais para carregar quando está ligado, desligue o aparelho.

Não fique ligando a tela o tempo todo ao decorrer do dia ou até mesmo enquanto carrega o celular. Se você está à espera de uma chamada ou mensagem que o impeça de desligar o telemóvel durante o carregamento, não coloque-o na tomada.

Por isso, a principal dica é fechar todos os programas em segundo plano e deixar o celular carregando sem tocar no celular no processo. Pode não parecer, mas faz uma grande diferença porque a tela é um dos recursos que mais consomem energia em um smartphone.

Além disso, ligar e desligar a tela repetidas vezes ao decorrer do dia fará com que a energia do smartphone decaia. Ditas todas essas informações, você agora sabe o motivo e o que fazer quando seu celular demora demais para carregar.

celular demora demais para carregar
Como fazer a bateria do celular durar mais. Imagem: Canva Pro.