Veja agora para que serve a câmera tripla

para que serve a câmera tripla

Entender para que serve a câmera tripla não é difícil, antes, deve-se tomar nota de que não importa quantas câmeras existam, duas, três ou até quatro, a ideia é sempre a mesma: contornar as limitações que lentes muito pequenas impõem aos smartphones.

Ao contrário das câmeras maiores, que podem ser trocadas por lentes maiores, os telefones basicamente precisam usar a mesma ótica. Isso significa que uma câmera simples nunca pode ser onipotente: se usar uma lente feita sob medida para capturar objetos em close-up, será ruim para imagens em movimento. Se você tem uma boa lente que capta as coisas de longe, o problema se torna um desempenho ruim com pouca luz. Em conclusão, cada lente tem um conjunto de vantagens, mas também um conjunto de desvantagens.

Em princípio, saber para que serve a câmera tripla exige um único entendimento: a ideia central por trás de duas, três ou mais câmeras é mais lentes para mais situações e a capacidade de combinar várias fotos em uma para criar imagens de alta qualidade. Mas há outras abordagens a serem citadas.

Huawei P20 Pro, um bom exemplo para você entender para que serve a câmera tripla

O P20 Pro é o primeiro smartphone a apresentar essa solução de câmera tripla e é um ótimo exemplo para você entender para que serve a câmera tripla e quais são as vantagens de várias câmeras em um telefone.

O sensor principal fica no meio da unidade e tem uma resolução de 40 megapixels. O sensor é acoplado a uma lente com distância focal de f/1.8 e distância focal de 28mm, que é a distância padrão para lentes mais largas.

Para saber para que serve a câmera tripla, deve-se notar que há também uma câmera em preto e branco de 20 megapixels em f/1.6, o que significa maior absorção de luz em detrimento da distância focal. Por fim, um sensor de 8 megapixels é combinado com uma lente telefoto mais fechada de f/2.4, o que é crucial para zoom e composição de longo alcance, como capturar animais ou detalhes que estão longe de você.

Com três câmeras, o Galaxy A7 rivalizava com o P20 Pro, mas o A7 não ameaçava a posição do P20 Pro. Na gama intermediária da Samsung, as câmeras são mais simples: uma de 24 MP com abertura f/1.7, outra de 8 MP com lente grande angular (f/2.4) e uma unidade de 5 MP com lente telefoto f/2.2 para profundidade de percepção.

A câmera monocromática captura principalmente imagens em preto e branco e, em combinação com a câmera de 40 megapixels, sintetiza imagens com maior contraste e informações de profundidade de cor mais precisas. O processador do telefone finalmente processa a imagem e combina os resultados para garantir fotos HDR de alta qualidade.

O que a lente telefoto faz, de acordo com a Huawei, é fornecer uma função de zoom que pode ampliar objetos até cinco vezes sem distorção, um número alto para uma pequena câmera em um telefone e é usada para criar imagens com o chamado efeito Bokeh.

O P20 Pro é apenas um exemplo, não uma medida da câmera tripla de um telefone. Suas matrizes de sensores, de 40, 20 e 8 megapixels, até agora não foram duplicadas, nem as medidas precisas de suas lentes e a combinação de câmeras coloridas e preto e branco comuns entre os fabricantes.

Isso porque foi dito que qualquer combinação de câmera e lente em si seleciona alguns pontos fortes para suportar outros pontos fracos. Não há espaço, especialmente porque os telefones ficam cada vez menores, para uma solução para todas as situações.

Com isso que foi dito, agora você tem uma noção de para que serve a câmera tripla.

para que serve a câmera tripla
Descobrindo para que serve a camera tripla. Imagem: Canva Pro.

Melhores modelos de celulares com câmera tripla

Sabendo para que serve a câmera tripla, é necessário também conhecer os melhores modelos com essa condição.

Deve-se notar que um telefone com 3 câmeras não é necessariamente um bom modelo para tirar fotos. Há muitas coisas em jogo. Até o processador do dispositivo melhora a aparência do registro. Quanto mais poderoso, maior a probabilidade de fornecer cliques ou vídeos de alta qualidade. A abertura da lente, que permite a entrada de mais luz, também é um fator.

Por fim, há a questão dos recursos. Alguns modelos de telefone vêm com 3 câmeras, por exemplo, otimizadas usando inteligência artificial para tirar ótimas fotos. Isso também não significa que telefones com menos câmeras tirem fotos de qualidade inferior.

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

Depois de saber para que serve a câmera tripla, uma escolha certeira é o iPhone 13 Pro, se destacando por sua câmera tripla com resolução de 12 MP, autofoco, flash, flash frontal, HDR, modo noturno, modo retrato e câmera lenta.

Considerado o telefone mais resistente da linha Apple 13, o iPhone 13 Pro Max esbanja alta qualidade com três conjuntos de câmeras com resolução de 12 MP para performances fotográficas durante o dia e onde não há luzes. Sem contar que o aparelho é perfeito para criadores de conteúdo, pois utiliza todas as câmeras para gravar em resolução 4K.

Samsung S22 e S22 Plus

Sabendo para que serve a câmera tripla, quando se trata de câmeras, os dois modelos da Samsung não deixam nada a desejar. As 3 câmeras do Samsung S22 com foco automático, tomada dupla, modo noturno, modo retrato e função de câmera lenta são excelentes. A câmera traseira tem resolução de 10MP e grava vídeos em 8K, enquanto a câmera frontal grava em 4K.

O Samsung S22 Plus, por sua vez, é um telefone de 3 câmeras com câmeras frontais de 50 MP e 10 MP no sensor principal. Ele ainda possui uma tela grande de 6,6 polegadas com tecnologia 2x Dynamic AMOLED e resolução Full HD+. Ou seja, as fotos ficarão deslumbrantes e em alta definição.

para que serve a câmera tripla
Samsung. Imagem: Canva Pro.

Xiaomi Pocophone Poco F3 5G

Por fim, depois de entender para que serve a câmera tripla, o Xiaomi Pocophone Poco F3 5G é uma ótima opção para quem quer ter um celular com 3 câmeras sem pagar muito caro. A câmera principal é de 48 MP e grava em 4K. A bateria também impressiona, pois oferece um dia inteiro de autonomia e possui carregamento super rápido capaz de atingir 100% em menos de uma hora. Perfeito para quem gosta de tirar fotos, mas não quer esperar o celular carregar.