Como saber se meu Facebook está sendo hackeado: tudo o que você precisa saber para ficar mais seguro

como saber se meu facebook esta sendo hackeado

Se você está procurando como saber se meu Facebook está sendo hackeado, você não está sozinho. Milhões de pessoas têm suas contas invadidas a cada ano, e isso pode ser uma experiência frustrante e até assustadora. 

Mas há algumas coisas que você pode fazer para proteger a si mesmo e sua conta. Neste artigo, mostraremos como saber se meu Facebook está sendo hackeado, o que fazer se estiver e como evitar que isso aconteça em primeiro lugar.

Como saber se meu Facebook está sendo hackeado: 3 sinais de alerta

Se você começar a receber solicitações de amizade de pessoas que não conhece ou de pessoas que não vê há anos, é possível que sua conta tenha sido invadida.

Os hackers costumam enviar solicitações de amizade para um grande número de pessoas na esperança de encontrar alguém que aceite seu pedido.

No entanto, alguns outros fatores incomuns também podem mostrar que um Facebook está sendo hackeado. Confira alguns deles abaixo.

como saber se meu facebook esta sendo hackeado
Indícios que seu Facebook pode ter sido invadido – Imagem: Canva Pro.

Mensagens ou postagens estranhas que aparecem em sua linha do tempo

Se você vir mensagens ou publicações estranhas em sua linha do tempo que você não tenha escrito, é possível que sua conta tenha sido invadida. Os hackers podem usar sua conta para postar spam ou conteúdo ofensivo. Então, fique atento a esses pequenos sinais!

Alterações inexplicáveis em seu perfil ou configurações de privacidade

Se você perceber que sua foto de perfil foi alterada ou que suas configurações de privacidade foram alteradas sem o seu conhecimento, a resposta sobre: como saber se meu facebook esta sendo hackeado, está respondida. Os hackers geralmente alteram essas coisas na tentativa de tornar sua conta mais visível para eles e para outros hackers em potencial.

Sua conta é bloqueada repentinamente

Se você tentar fazer login na sua conta do Facebook e descobrir que ela foi bloqueada de repente, é possível que alguém tenha invadido e alterado a senha. Este é um problema sério, pois significa que o hacker agora tem o controle de sua conta e pode usá-la para fazer o que quiser.

O que fazer se você desconfia que seu Facebook está sendo hackeado

Quando pensamos sobre como saber se meu Facebook está sendo hackeado, sem perder tempo, existe uma ação que devemos fazer de imediato, que é mudar a senha. Para fazer isso, vá para a página de login do Facebook e clique no link “Esqueci minha senha”. 

Insira o endereço de e-mail ou o número de telefone associado à sua conta e siga as instruções para redefinir sua senha.

Existem outras ações que você pode tomar quando desconfiar que seu Facebook foi hackeado, confira quais são elas.

como saber se meu facebook esta sendo hackeado
Como se prevenir caso suspeite de uma invasão em seu Facebook – Imagem: Canva Pro.

Execute uma verificação de vírus em seu computador

Se você acredita que sua conta pode ter sido invadida, também é uma boa ideia executar uma verificação de vírus em seu computador, apenas por segurança. Isso ajudará a garantir que qualquer software malicioso que possa ter sido instalado em seu sistema seja removido.

Verifique sua atividade de login recente

Outra boa maneira de verificar se sua conta foi invadida é conferindo sua atividade de login recente. Para fazer isso, basta acessar a página de configurações de segurança do Facebook e clicar no link “Exibir tudo” na seção “Atividade recente”. 

Aqui você poderá ver todos os logins recentes em sua conta, tanto os bem-sucedidos quanto os mal sucedidos. Se você vir logins de locais ou dispositivos que não reconhece, é possível que alguém tenha invadido sua conta.

Quando o assunto é: como saber se meu Facebook está sendo hackeado, essa é uma ótima pista.

Relate o problema ao Facebook

Se você suspeitar que sua conta do Facebook foi invadida, é importante relatar o problema ao Facebook o mais rápido possível para que eles possam investigar e tomar as medidas adequadas. 

Para fazer isso, basta acessar a “Central de Ajuda” e clicar no link “Relatar um problema”. Em seguida, siga as instruções e relate o problema que aconteceu com sua conta.

Como evitar que seu Facebook seja hackeado

Antes de procurar como saber se meu Facebook está sendo hackeado, também é interessante procurar formas de evitar que isso aconteça. Por isso vamos ensinar isso a você.Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter sua conta do Facebook segura, é usar uma senha forte e exclusiva.

Uma senha forte deve ter pelo menos 8 caracteres e incluir uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Também é importante evitar o uso de palavras fáceis de adivinhar, como “senha”, ou informações pessoais facilmente acessíveis, como sua data de nascimento.

Habilitar autenticação de dois fatores

Outra ótima maneira de proteger sua conta do Facebook é habilitar a autenticação de dois fatores. A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança, exigindo que você insira um código do seu celular além da sua senha ao fazer login. 

Isso significa que, mesmo que alguém saiba sua senha, não poderá acessar sua conta a menos que eles também tenham seu telefone. Para habilitar a autenticação de dois fatores no Facebook, vá para Configurações > Segurança e login > Autenticação de dois fatores.

Cuidado onde você clica

Uma das maneiras mais comuns de hackers obterem acesso às contas do Facebook é por meio de golpes de phishing. Para se proteger de golpes de phishing, desconfie de quaisquer e-mails ou mensagens que venham de remetentes desconhecidos ou procure a pessoa que supostamente os enviou. 

Se você não tiver certeza se uma mensagem é real ou não, você sempre pode entrar em contato com a pessoa diretamente por meio de outro método (como um telefonema) para confirmar antes de clicar em qualquer link.

Na procura de como saber se meu Facebook esta sendo hackeado, é importantíssimo tomar cuidado com os links que vamos clicar.

Mantenha seu software atualizado

Quando pesquisamos como saber se meu Facebook está sendo hackeado, percebemos que, muitas vezes, o problema pode ser resolvido só atualizando o sistema.

Manter o sistema operacional do seu computador e todos os softwares que você usa atualizados é importante para se proteger contra malwares e outras ameaças de segurança. Quando houver atualizações disponíveis para o seu software, certifique-se de instalá-las o mais rápido possível para que você tenha os patches e recursos de segurança mais recentes. 

Normalmente, você pode configurar seu software para atualizar automaticamente, mas é sempre uma boa ideia verificar ocasionalmente as atualizações manualmente para garantir que tudo esteja atualizado.